TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE DEMONSTRAÇÃO CONTABIO

Por:   •  1/12/2020  •  Projeto de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNINASSAU

Administração

Análise de Demonstrações Contábeis

Prof.: Paulo Correia Junior

Alécia Borges – 01273409

Daniela Camêlo – 01212760

NATURA COSMÉTICOS S.A.

[pic 2]

Análises Horizontal e Vertical

[pic 3]

As análises horizontal e vertical são de grande valia na interpretação da estrutura de uma empresa. Através da análise vertical é possível observar a representatividade de cada conta em relação ao total do ativo e passivo, bem como a participação de cada conta do DRE na formação do lucro ou prejuízo do período analisado. Por outro lado, a análise horizontal apresenta a evolução de cada conta relativa às demonstrações financeiras, os investidores, contadores e analistas podem avaliar a forma e como a empresa cresceu.

Sendo assim, é importante ressaltar que, na conta do ATIVO, as Disponibilidades apresentaram uma maior importância percentual por três anos consecutivos (2014 a 2016). A partir do ano de 2017, a conta dos Ativos Intangíveis da empresa demonstraram maior representatividade. Esta mudança significativa de contas pode ter acontecido devido à Natura possivelmente ter adquirido uma considerável posição de destaque no mercado alavancando, assim, o sucesso da empresa.

O mesmo não ocorre com a conta do PASSIVO e DRE, pois em todos os anos analisados a conta Passível Exigível a Longo Prazo e Despesas com Vendas mantiveram-se constantes com os maiores índices de representatividade.


Índices de Liquidez

[pic 4]

De acordo com os dados obtidos, a empresa apresenta insuficiência de recursos para saldar todas as suas dívidas em todo o período analisado, no entanto, o ano de 2015 obteve o melhor índice de liquidez GERAL. Isso significa que neste ano, a Natura apresentou um déficit de R$ 0,18 para cada R$ 1,00 de dívida.

        Para saldar apenas as dívidas do Passivo Circulante, os dados indicam que em todos os anos a empresa apresenta folga financeira, sendo o ano de 2018 o melhor índice de liquidez CORRENTE.

        O grau de excelência da situação financeira da empresa é expresso através da liquidez SECA. Isto quer dizer que os anos de 2015 e 2018 demonstraram os melhores índices no que diz respeito a saldar as dívidas de curto prazo. Em contrapartida, levando em consideração apenas o capital de alto grau de liquidez (Disponibilidades), a liquidez IMEDIATA indica que em todos os anos a empresa não possui capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações, pois os índices foram menores que 1.

Índices de Endividamento

[pic 5]

        Visando auxiliar nas decisões financeiras em termos de origem e aplicação de recursos, os índices acima demonstram como os ativos estão sendo financiados pelos passivos da empresa. Dessa forma, o ano de 2018 representa os melhores índices no que diz respeito à participação de terceiros – menor dependência de recursos de terceiros, possuindo assim mais liberdade nas decisões da empresa – e composição do endividamento – menor representatividade de obrigações de curto prazo.

        Quanto à imobilização do PL, o ano de 2014 obteve o melhor índice, evidenciando, assim, uma menor dependência de recursos de terceiros para a manutenção dos recursos.

Índices de Rentabilidade

[pic 6]

        Os rendimentos quanto aos investimentos efetuados pela empresa são evidenciados pelos índices acima. Sendo assim, os melhores percentuais foram obtidos no ano de 2014, o que representa que em relação às vendas a empresa obtém de MARGEM LÍQUIDA um lucro de 10,01%, em relação à RENTABILIDADE DO ATIVO um lucro de 10,29%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (468.8 Kb)   docx (361 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com