TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE DO QUERER SABER

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO[pic 1]

1 INTRODUÇÃO................................................................................................04

2 A ARTE DO QUERER SABER.......................................................................05

2.1 APRENDIZAGEM COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO..............05

2.2 A ÉTICA NA PESQUISA...............................................................................06

2.3 PESQUISA ACADÊMICA.............................................................................06

2.4 MANIPULAÇÃO/INFLUÊNCIA DAS MENTES.............................................07

3 CONCLUSÃO.................................................................................................08

REFERÊNCIAS.................................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Um mundo, várias mentes, um universo a ser explorado, cientistas em busca de respostas, uma era tecnológica possibilitando a conexão dos saberes impedindo a estagnação do conhecimento, milhões de seres humanos capacitados para desenvolver e aprimorar o planeta proporcionando a globalização.

Para isso faz-se necessário o desenvolvimento de conhecimentos, esse é dado através da prática da pesquisa, segundo o temo científico significa indagar, investigar, procurar com diligência. Sendo assim, a pesquisa pode ser, definida como uma grande fonte de conhecimento.

Uma pesquisa para realmente ser útil e válida, para a construção dos saberes deve seguir algumas normas e métodos de procedimentos buscando sempre a veracidade dos fatos e a utilização cotidiana para um bem comum.

Além do método de pesquisa também deve-se levar em consideração que várias outras formas de conhecimento são válidas para a formação de conhecimento profissional, intelectual e social do ser entre eles podemos destacar a teológica, a empírica e a filosófica.

2 A ARTE DO QUERER SABER

A pesquisa se faz necessária para proporcionar novos conhecimentos, vivemos em uma ‘era’, onde nunca chegamos a uma resposta exata, mas novas pesquisas nos levam a evolução de resultados fazem com que o ‘mundo’ não se dê por satisfeito apenas a esta conclusão. Sendo assim, exige a busca de novos saberes, onde a era tecnológica chegou para elevar ainda mais esta busca.

Segundo GOERGEN (2015, p. 307) “O mercado visa ao produto, ao comércio e ao lucro; a academia, à formação de cidadãos competentes, autônomos e críticos. ” A instituição não visa suprir as exigências do mercado, mas sim formar para um mundo ainda maior, onde necessita a busca constante do conhecimento, para se manter atualizada e capacitada, para continuar desenvolvendo a globalização, sendo esta que nunca será dada por completa, mas sempre haverá novos métodos para aprimorar os saberes.

2.1 APRENDIZAGEM COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Para SEVERINO (2014, p. 207), quando se referiu a respeito da educação, o ser humano não é dado como pronto e acabado, para a sua construção, passa por um processo permanente a se tornar humano. O que quis dizer com esta citação, estamos em uma busca constante de conhecimento, jamais saberemos tudo ou estaremos preparados para todas as situações, utilizando meios práticos ou teóricos em suas atividades sociais.

O ser humano desde o seu nascer desenvolve conhecimento sejam eles empírico, cientifico, filosófico ou teológico, onde cada método de conhecimento tem sua devida importância e utilização para sobreviver, desenvolver e se relacionar com o meio que está inserido.  Sendo assim, os indivíduos utilizam-se de vários fatores externos, os quais o influenciam direta ou indiretamente, podendo ser ambientais, socias, pessoais ou estruturais, agindo sobre o ser e moldando sua personalidade perante o saber e o agir.

2.2 A ÉTICA NA PESQUISA

A pesquisa cientifica é um grande aliado na formação do conhecimento humano, sendo ela de extrema importância para garantir o desenvolvimento da humanidade. Sendo assim, a ética no âmbito da pesquisa está voltada para a garantia da qualidade, para esta pesquisa se tornar em conhecimento ela precisa seguir normas, que visam a excelência nos processos e seus resultados sempre buscando o melhor para todos os envolvidos.

Assim como diz GIL (2002, p. 18-19) para que seja executado uma boa pesquisa é necessário ter conhecimento de seu tempo a ser utilizado, materiais e equipamentos adequados para a realização do projeto, também estar a atento a remuneração dos seus envolvidos. Desse modo, pode se observar que toda pesquisa necessita ou requer investimento para sua devida efetivação e conclusão.

Para garantir a ocorrência de ética no âmbito de pesquisas existem algumas leis, por exemplo, segundo a lei n°8.142, de 28 de dezembro de 1890, pelo decreto n°5.839, de 11 de julho de 2016, tem por objetivo garantir a preservação humana no quesito pesquisas, garantindo que as mesmas não causem efeitos negativos para a saúde e o bem-estar do desenvolvidos, bem como seus efeitos não venham a prejudicar os usuários diretos e indiretos.

2.3 PESQUISA ACADÊMICA

A finalidade da pesquisa acadêmica tem por objetivo, a busca de conhecimento para a formação de profissionais capacitados para atuar na área.

A educação não é apenas um processo institucional e instrucional, seu lado visível, mas fundamentalmente um investimento formativo do humano, seja na particularidade da relação pedagógica pessoal, seja no âmbito da relação social coletiva. Por isso, a interação docente é considerada mediação universal e insubstituível dessa formação, tendo-se em vista a condição da educabilidade do homem (SEVERINO, 2006, p. 621 apud SOARES; SEVERINO, 2018, p. 378). (Grifos nossos).

Atualmente inúmeras instituições de ensino, trabalham para a formação de pessoas, tendo em frente da organização profissionais capacitados para isso. Possibilitando que se desenvolvam numeras áreas de aprendizagem em diferentes ramos de atuação. Essa formação acadêmica não se dá somente entre as instituições de ensino, frequentada pelo estudante, mas pelas barreiras do seu dia-a-dia através de sua participação, produção e desempenho, em sua busca incessante pelo saber, proporcionando o seu crescimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com