TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é hierarquismo? Qual a relação apontada pelos autores com a sociologia das ausências?

R: Segundo o texto hierarquismo constitui no  controle centralizado, pregando a teoria  da hegemonia ou seja autoridade soberana,com ações baseadas em comando,sistematização das tarefas definidas pela elite institucionalizada nos papéis de especialistas e lideres. O que se aproxima da sociologia  da ausência visto que essa tem como objetivo explicar o invisível,o incompreensível e o irreversivelmente descartável.  Onde se naturaliza as diferenças sociais , usando de uma lógica que consiste entre outras, na hierarquia social como forma de existência.

2) Defina as características principais da autogestão. No que ela difere da heterogestão (burocracia) e da participação em decisões (desdobramento de metas, planejamento, etc) - que atualmente muitas organizações estão implementando com seus empregados?

R:  Autogestão uma nova alternativa organizacional ,onde caminhos sinalizam praticas construídas de forma horizontal,onde quem lidera obedece os liderados, diz o texto, segue o principio da igualdade,da participação coletiva exercida  através de assembleia geral ,fundamentada em consenso,sem privilegio de informações, com alocação de  tarefas onde o individuo assume compromisso frente o coletivo entre outras características. Diferentemente da heterogestão (gestão hierarquizada de diferentes ou desiguais) onde os lideres (gestores) controlam todas as informações de estratégias, enquanto os subordinados (colaboradores), apenas cumprem as ordens superiores,assim como da participação em decisões que segundo o texto  não passa de uma forma de “participação manipuladora que preserva, na sua essência, as condições de trabalho alienado e estranhado“.

3) Defina socialismo libertário e cooperativismo. Qual a relação deles com a autogestão?

R : Para os autores do texto as vertentes tradicionais do tema da auto-organização e da autogestão são o anarquismo libertário e os princípios do cooperativismo. Visto que para os socialistas libertários, o ato de organizar, deve estar desvinculado de estruturas ou autoridades hierárquicas. Os indivíduos são livres para se associar como julgarem mais conveniente, sendo os coletivos regidos por assembleias de todos os membros, como percebemos nas características da autogestão.

O Socialismo libertário tem em suas definições de processo organizativo a proposta anarquista de se constituir a partir de baixo, pois é do coletivo que partem as decisões. implica na constituição de práticas organizacionais estipuladas a partir do trabalho em grupo e sob a coordenação do próprio grupo,diferentemente do que  se dissemina sobre o anarquismo enquanto desordem, confusão e caos.

Da mesma forma o cooperativismo que se assemelha com a autogestão ao se definir como uma sociedade voluntária de pessoas que tem como finalidade atender as necessidades dos seus associados, sem visar lucros diz o texto.Porem respondem, ao capital sob determinados contextos,visto que tem a tendência de se tornar uma empresa convencional, explorando a mão de obra assalariada, se não houver uma base ideológica forte ,ainda segundo o texto algumas características podem ser destacadas como semelhantes a autogestão como: Assembleia Geral, como órgão deliberativo máximo; gestão realizada somente por pessoas da própria organização que recebem a atribuição revogável a qualquer tempo da Assembleia Geral entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com