TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO SUPLEMENTAR

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 11

AVALIAÇÃO SUPLEMENTAR

Matriz de resposta

Disciplina: Logística do Varejo

Turma: ONL022CL-POLSCSP11T4

Aluno: Josefa Maria Martins da Silva

Introdução

 A Inka é considerada uma empresa nacional renomada no setor de ferragens. A empresa reconhecida por entregar aos clientes produtos de altíssima resistência, está localizada em Campo Grande no Mato Grosso do Sul e atende todo o país. Há mais de vinte e oito anos no mercado, a empresa conseguiu registrar sua marca no mercado através desse alto nível de qualidade e com certeza está atenta às tendências de mercado. Além da qualidade de seu produto entregue, a empresa tem como objetivo aprimorar seus processos, se adaptando as mudanças externas, para se manter e ser competitiva na linha de ferragens. O objetivo desse trabalho é colocar inovação, otimização no processo de produção e adequação às novas exigências de mercado que estão acontecendo com a Transformação Digital. Afinal, a Transformação Digital é o futuro que já é o presente onde as empresas utilizam tecnologias digitais para melhora dos processos como, desempenho, produção, eficácia, redução de falhas, agilidade logística e de produção e otimização de resultados. Para este trabalho foi escolhida uma empresa nacional ainda de médio porte para implantação da Transformação Digital com base nas oportunidades e necessidades estratégicas para sua inclusão na indústria 4.0.

Dados da empresa

A empresa tem como missão entregar o melhor produto do segmento no país. Isso já é feito e a ideia é trazer inovação e a indústria 4.0 para sua realidade pois a Inka tem como visão, expandir sua marca. No portifólio da Inka temos dobradiças, chaves, fechaduras, catracas de arame e ferramentas em geral. Com a rapidez das coisas e as mudanças constantes na economia, as empresas começaram a julgar como necessário um planejamento estratégico de logística, marketing e distribuição que reúna ferramentas que orientem de forma eficaz o processo operacional. Tornou-se relevante para Inka, a implantação de estratégias que direcionem os objetivos e metas da empresa ao sucesso. Com experiência de mais de vinte e oito anos em ferragens, a Inka conta com mais de dez mil representantes e revendas em todo território brasileiro. Até os anos dois mil, a Inka liderava o mercado apenas com suas dobradiças de linha pesada, para caminhões e carrocerias, representando 80% da categoria. Por ser reconhecida como referência em dobradiças, a Inka começou a almejar a expansão de produtos, decidindo fabricar esticadores de arame, catracas de arame, fechaduras e dobradiças para casas, isoladores, chaves e uma infinidade de ferramentas. Com o passar dos anos ela foi ganhando mais e mais espaço no mercado sendo sucesso em vendas. Lembrando que esse sucesso deu-se pela busca incansável de qualidade utilizando as melhores opções de matéria-prima disponíveis no mercado. Para atingir seus objetivos a Inka depende de produtos importados de alta qualidade e aí começa nosso desafio de alinhar, expansão, redução de custos para compensar a custo produtivo, mantendo preços acessíveis e entrega da melhor marca em ferragem do país.

Logística, distribuição e marketing

A maioria das vendas da Inka são FOB, o que deixa a empresa em uma bolha. Atualmente a empresa trabalha com pedido mínimo de mil reais e as entregas só são CIF em caráter de exceção pois muitas vezes o frete compõe o equivalente a 20% da mercadoria. Ou seja, não há uma transportadora contratada o que é um ponto de extrema atenção quando se fala em competitividade, metodologia ágil com foco de atender um público vindo do Big Data por exemplo. Os clientes fiéis fazem questão de retirar encaixando as retiradas com pedidos de outras lojas, de outros segmentos (principalmente no Mato Grosso do Sul) onde se utiliza muito a marca em fazendas com areião e áreas rústicas que precisam de materiais resistentes. Sobre a distribuição, a maior parte acontece no varejo convencional de ferragens, como as lojas de materiais de construção. A Inka faz atendimento direto à todos varejistas, independente do porte. Os varejistas de pequeno porte, geralmente são revendedores e distribuidores regionais. As vendas diretas à distribuidores e atacadistas equivale à vinte por cento do total dessa categoria. Outra parte significativa é vendida para homecenters como Leroy Merlin, Telha Norte, e em menor escala por lojas agropecuárias quando o cliente escolhe o produto direto na gôndola. Essa modalidade tem apresentado grande crescimento sendo responsável por trinta e cinco por cento das vendas. A Inka atende também com exclusividade por e-mail à indústria com o objetivo de trancar portas de grandes caminhões, estoques de alto valor, armários entre outros, sendo esses clientes responsáveis pelo equivalente à dez por cento das vendas. O Marketing desenvolve estratégias de promoção para divulgação da marca Inka no mercado.

Análise SWOT

Strengths (forças)

Weaknesses (fraquezas)

Abrangência nacional

Alto custo de produção

Conhecimento de mercado

Prazo de entrega

Colaboradores com conhecimento técnico

Valor alto para pedido mínimo

Marca consolidada

Mix de produtos desatualizados

Treinamento de equipe

Dificuldade de PCP (planejamento e controle de produção)

Reputação

Grandes distâncias entre fábrica e PDVs

Oportunities (oportunidades)

Threats (ameaças)

Qualidade

Importação com altíssimo custo

Nova linha de fechaduras

Deslealdade da concorrência

Utilização de Marketplaces

Variação do dólar impactando no custo da matéria-prima

Modernização do Processo Produtivo

Importação de produtos da China

  • Strengths (Forças)

Abrangência nacional: A Inka têm representantes Regionais em todo Brasil, fornecendo aos clientes seus produtos às lojas de materiais de construção civil, revendas especializadas e lojas de ferramentas.

Conhecimento de mercado: A empresa possui um departamento de logística que está sempre atento ao mercado, analisando tendências, como comportamento de compra dos consumidores, através de dados estatísticos obtidos por pesquisas de satisfação e interesses realizadas junto aos seus revendedores.

Colaboradores com conhecimento técnico: As equipes têm contato direto com o cliente e na prática desenvolvem conhecimento afundo de cada produto, desde sua fabricação, como componentes e material utilizado, como funcionamento, durabilidade, instalação e estão preparados para esclarecer possíveis dúvidas.

Marca consolidada: a Inka é reconhecida como referência em ferragens de alta durabilidade, o que ao longo dos anos, transmitiu confiança e prestígio inquestionável.

Treinamento de equipe: Toda equipe tem acesso aos portifólios e catálogos dos itens com intuito de adquirir conhecimento técnico do produto para instruir o cliente caso tenham qualquer dúvida, ajudando inclusive na decisão de compra.

Reputação: Em atuação há mais de 28 anos a Inka construiu uma reputação impecável no mercado, sendo reconhecida no mercado como a melhor marca de dobradiças e fechaduras.

u empresa sinônimo de tradição e qualidade

  • Weaknesses (fraquezas)

Alto custo de produção: Por sua fabricação de produtos acontecer dentro do território nacional a empresa sofre incidência com altos custos trabalhistas, custos diretos e indiretos o que acaba encarecendo o produto.

Prazo de entrega: A distância entre fábricas e clientes é um ponto negativo devido à falta de um PCP mais eficiente, atingindo os clientes das regiões mais afastadas que têm um prazo de entrega maior, o que pode prejudicar as vendas, já que são produtos de venda de oportunidade.

Valor alto para pedido mínimo: Para manutenção da venda rentável dos seus produtos, a Inka estipulou um valor mínimo de quinhentos reais com pagamento para quinze dias e isso representou uma fraqueza frente aos concorrentes atingindo os clientes com menor potencial de compra, perdendo vendas de pequenos valores e possíveis grandes vendas futuras.

Mix de produtos desatualizados: A empresa foca em produzir os mesmos produtos que produz há mais de vinte e oito anos de história. Com isso acaba pecando (em preço, capacidade de produção, demanda e oferta) em outros segmentos de produtos que os clientes pedem (fechaduras eletrônicas, ferragens de móveis e de portas de vidro, entre outros).

Dificuldade de PCP (planejamento e controle de produção): O melhor período das vendas concentra-se nos últimos dias do mês. Os clientes não fazem um planejamento de compras mencionando quantidades antecipadamente de cada produto e por conta disso é complicado planejar com precisão um volume de vendas e quantidade de cada produto para planejamento de produção.

Grandes distâncias ente fábricas e PDVs: Por ter abrangência nacional os prazos de entrega são extensos para que se leve os produtos desde sua fábrica até o local de entrega do cliente (loja ou revenda). O custo de transporte e logística reversa são elevados.

  • Oportunities (oportunidades)

Qualidade: A grande maioria dos produtos fabricados são direcionados aos públicos mais exigentes, produtos de alta qualidade com preços justos em relação a concorrência. Por ser renomada, a Inka pode expandir seu potencial de clientes para empresas de engenharia e de design que procuram por produtos de excelência de qualidade.

Nova linha de fechaduras: Atender o mercado de fechaduras eletrônicas para casas com bom custo-benefício.

Utilização de Marketplaces: Com a pandemia as pessoas acostumaram a comprar on-line, então seria ótimo para as vendas criar um novo canal de vendas com produtos em plataformas digitais.

Modernização do Processo Produtivo: Com o mercado exigindo inovação, é necessária a modernização nas linhas de produção para produção de produtos mais tecnológicos e também com foco em trazer novas alternativas de redução de custo na operação, barateando a operação e maximizando o lucro

  • Threats (Ameaças)

Importação com altíssimo custo: Alguns produtos e componentes que compõe o mix de produtos da empresa são importados e também sofrem muito com a variação do dólar.

Deslealdade da concorrência: Concorrentes que vendem produtos sem emissão de nota fiscal e, portanto, com valor mais baixo. Concorrentes que vendem produtos garantindo a mesma resistência do material dando garantia de anos e depois fecham as lojas e abrem novas em outro CNPJ.

Variação do dólar impactando no custo da matéria-prima: Uma das matérias primas utilizada no processo de fabricação (aço) é negociado em dólar. Assim sendo com a atual instabilidade financeira do país, existe uma variação muito grande do preço da matéria-prima e consequentemente no custo de fabricação final dos produtos.

Importação de produtos da China: Os produtos chineses com preços extremamente baixos, atinge diretamente a vantagem competitiva da Inka. Há casos que o produto chinês custa menos que o custo de produção do produto nacional.

Melhoras organizacionais

  1. As novas demandas do consumidor estão totalmente ligadas a rapidez das coisas devido a transformação digital. Para aumento da competitividade da Inka visando atender a essa agilidade de atendimento largando na frente dos concorrentes, temos a inteligência artificial. Com o atendente virtual que está  vinte e quatro horas disponível  no  Facebook, Portal da loja e WhatsApp melhoramos o fluxo de atendimento, reduzindo  o tempo de  conversas,  ganhando  assertividade e eficiência, sem deixar a desejar no nível de qualidade. Essa ferramenta pode até passar cotações para determinados produtos. Além disso, eleva-se  o   índice  que  mensura  o grau de lealdade dos consumidores e as  vendas virtuais.  Também é plausível a implementação do Business Analytics que com um click o cliente pode rastrear um produto, ver disponibilidade, comparar preços, fazer o tour virtual, etc.
  2. Para colocar os canais de distribuição a frente das melhores empresas, podemos falar do Omnichannel para desenvolvimento de marketplace próprio em parceria  com  terceiros  já consolidados  no  mercado,  aumentando  a  disponibilidade  de serviços para os clientes. Outro ponto importante de melhoria que deve ser feita é na armazengem e gerenciamento de estoque. É preciso fazer um estudo simples de onde saem mais pedidos por cidade e transferir os PDVs. Um estudo com Big Data pode apontar onde estão os clientes potencial. Dessa forma em uma possível expansão da fábrica e loja já temos os pontos corretos para expansão assertiva onde, fábrica, PDV e consumidor estarão mais próximos. Dessa forma minimizamos os custos de distribuição que por sua vez cobririam o problema de alto custo de matéria-prima, tornando a Inka mais competitiva. Ou seja, é preciso mapear periodicamente o público-alvo. Com o gerenciamento de estoque sendo feito com o Big Data melhorando a distribuição, precisamos analisar a armazenagem. É preciso analisar a circulação das cargas dentro do armazém, sua forma de manuseio e quanto é gasto para movimentar esse estoque evitando desperdícios com diesel, utilizando maquinário adequado sem colocar em risco a mercadoria, etc.
  3. No quesito experiência e à fidelização de clientes é preciso muita atenção a transformação digital. Com o Big Data podemos analisar diversas informações que não estão consolidadas. Entre as análises podemos checar o perfil dos clientes, marcas preferidas, post em redes sociais, geolocalização, pesquisas feitas na internet. Com essa ferramenta é possível mapear e estudar as preferências do público-alvo e fazer sugestões estratégicas em mídias e sites que podem recomendar os produtos da Inka.
  4. Sobre o mix de produtos, na análise SWOT ressaltamos que a Inka almeja expandir a fabricação de fechaduras. Essas fechaduras visam atender porta de vidro, portas automáticas, pois a arquitetura das casas estão a cada dia mais sofisticadas. A Inka não quer apenas vender muito fechaduras resistentes para casas de fazendas, caminhões e carrocerias. A empresa quer ser referência de produtos modernos, expandir seu leque de produtos para casas, como cadeados modernos e toda sua cartilha de produtos em versões com design sofisticado e claro, resistente e duradouro.
  5. Hoje logística está ligada à gestão estratégica, otimização de processos e inovação. Somando essas tecnologias às atividades logísticas, podemos afirmar que todas integradas auxiliam na tomada de decisão com base em análises de mercado e dados estatísticos de performance. As análises estatísticas por exemplo, podem rastrear e mensurar a operação versus resultado da logística, diagnosticar o que está acontecendo nos estoques em tempo real. Localizando o público-alvo podemos estudar a demanda local, quais as expectativas desses clientes, ganhando melhor margem de lucro pois vamos ter um melhor gestão dos estoques com as quantidades corretas estocadas e ainda vamos ter mais assertividade na armazenagem adequada, assim otimizando todo o processo logístico e atingindo alta satisfação dos clientes. Para atender à essa necessidade podemos pensar no Sistema de RFID (Identificação por rádio frequência), possibilita melhora no controle de estoque, aumentando eficiência e rapidez, evitando falhas na contagem e retrabalhos e também entra novamente como opção o Big Data pode analisar o perfil de clientes.

Conclusão

Com o cenário da economia mundial globalizada, o mercado financeiro está em constante mudança. As cotações das moedas internacionais sofrem variações diárias, que interfere diretamente na produção global, pois atualmente o preço da matéria-prima sofre alterações irregulares e constantes como é o que ocorre com a Inka pois o aço é dolarizado. É quase impossível acertar qual será a margem de lucro dos produtos, independente de ser um produto importado ou fabricado no Brasil ele importado ou produzido no Brasil. No percurso entre o cliente realizar o pedido e finalizarmos a produção, o custo pode variar drásticamente. Com todos estes problemas e com base em todos os dados levantados e todo o conhecimento adquirido durante o estudo desta disciplina, a criação de um plano estratégico integrando logística, marketing e distribuição é extremamente plausível com as necessidades da empresa. A logística integrada ao marketing e à distribuição pode criar uma estratégia para penetrar mais em outras regiões e assim equilibrar distribuição do faturamento. É possível também realizar um estudo estratégico sobre a composição dos mix de produtos ofertados pela empresa. Possivelmente, criar mix de produtos diferentes por regiões conforme demanda e histórico de vendas. Esta estratégia pode ser desenhada pelo marketing alinhado com a logística da Inka e também pode ser feito o estudo a criação de um centro de distribuição posicionado mais próximo à região do público-alvo conforme as análises de mercado com o objetivo de diminuir o tempo e os custos de entrega, fidelizando mais clientes com a eficiência de distribuição. Enfim, temos possibilidades praticamente infinitas sobre quais e quantas estratégias podemos planejar baseado neste plano. Independentemente da estratégia, todas devem ter como objetivo em comum o sucesso da organização, o aumento da sua penetração no mercado, o aumento de seu faturamento e principalmente, evitar falhas de processos, otimizar produção. Ressalto que a transformação digital é refletida diretamente nos números da empresa. Quem não entender a indústria 4.0 e a transformação digital como uma realidade, estará fora do mercado nos próximos 3 anos, pois a transformação digital está acontecendo para trazer tecnologias digitais para solucionar problemas estratégicos de logística, marketing, distribuição, vendas e todo mercado globalizado.

Referências bibliográficas

ALMEIDA,  Gustavo   de   Oliveira;  MA HECHA,  Y amile  Lined  Ramos.  Apostila  Transf ormação Digital. FGV Editora.

As empresas ma is inovadoras do Br asil. Forbes, Fev ereiro de 2020.  Disponível em: https://forbes.com.br/listas/2020/02/as-empresas-mais-inovadoras-do-brasil/

Disponível em: http://www.inka.com.br/empresa.asp.

Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/como-fazer-uma-analise-swot/

Disponível em: https://www.gmc-solutions.com/post/20-cases-de-inova%C3%A7%C3%A3o-em-log%C3%ADstica-e-supply-chain

Disponível em: https://www.ssi-schaefer.com/pt-br

FGV: https://ls.cursos.fgv.br/d2l/lor/viewer/viewFile.d2lfile/386495/634176/assets/logistica_varejo_pgo.pdf#page=45

TEIXEIRA, ELSON. Apostila FGV 2021: Marketing, FGV Educação Executiva. 2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (241.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com