TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinando os benefícios da alimentação suplementar para a população envolvida em atividade física

Artigo: Determinando os benefícios da alimentação suplementar para a população envolvida em atividade física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Identificar os benefícios da alimentação suplementar a população praticante de atividades físicas.

Introdução

Uma nutrição adequada é fundamental para um melhor desempenho físico associada à melhora do rendimento, porém, um rápido condicionamento está fazendo com que cresça o interesse e a comercialização de produtos que beneficie um resultado em curto prazo para praticantes de atividades físicas na quais esses produtos são os suplementos alimentares. (PIMENTA e LOPES, 2008).

Os suplementos alimentares surgiram há quatro décadas, destinados às pessoas que não conseguiam suprir suas necessidades nutricionais somente com a alimentação, em pesquisa realizada por Chirstensen et al (1934). Na década de 50, descobriu-se que o exercício físico trazia benefícios ao coração, com isso houve uma grande procura por academias e espaços fitness atingindo seu ápice nos anos 80 pelo modismo do espaço e a busca pelo corpo escultural desde já imposto pela mídia e sociedade. (LINHARES e LIMA, 2005).

Pereira e Cabral (2007) definem nutrição e atividade física como importantes componentes, onde uma completa a outra fazendo com que melhore a capacidade de rendimento do organismo, além de reduzir alguns fatores de risco à saúde.

Com isso observamos uma crescente infinidade de novos produtos, que na maioria das vezes não tem seus efeitos cientificamente comprovados e são comercializados de forma irregular, geralmente através de propagandas enganosas que induz essas pessoas a utilizarem esses recursos para atingir seus objetivos. (CLEARKSON, 1999).

Dessa forma os suplementos devem ser utilizados quando as necessidades de nutrientes não estão sendo alcançadas pela alimentação, como é o caso dos atletas profissionais que são submetidos ao estresse dos exercícios, aumentando seu metabolismo bem com suas necessidades nutricionais. (OLIVEIRA; ANDRADE, 2007). A maioria das pessoas que praticam atividades físicas não necessita de suporte adicional de energia, pois, suas necessidades de nutrientes são fáceis de alcançar através da alimentação. (CARVALHO, 2003).

Na maioria das vezes os freqüentadores de academias, costumam associar o aumento de massa muscular ao consumo extra de proteína, ou seja, “quanto mais ingerir, mais rápido eu chegarei ao meu objetivo”, porém as necessidades protéicas de uma pessoa ativa, não diferem muito de uma pessoa sedentária, você necessariamente precisará dar condições ao seu corpo para que este consiga recuperar e construir novos músculos, lembrando que quando praticamos atividade física nossa necessidade energética aumenta isso significa que você precise comer um pouco mais que o normal, porém, comer mais não significa comer qualquer coisa, é preciso comer as coisas certas, nos horários certos (DAMILANO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com