TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem Das Minas

Por:   •  8/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Paper sobre as mineradoras Vale & Belo Sun

Alunas: Darlen Pinheiro e Elizandra Souza

Este texto tem como objetivo abordar a gestão ambiental empresarial , adotadas pelas empresas envolvidas na extração do minério. Para isso, vão ser apresentado dois argumentos: o primeiro refere-se a uma análise da abordagem adotada pela mineradora  Vale e depois apresenta a abordagem adotada pela mineradora Belo Sun. A conclusão comenta sobre algumas alternativas de melhores condições para ambas partes.

A Vale é a principal mineradora do Brasil, cuja iniciou sua obra de mina de ferro próxima  à Canaã-PA que foi interrompida, pois suas ambições poderiam afetar em grande escala o meio ambiente, onde teve que negociar parte de seu projeto e adotar uma abordagem estratégica, usando uma parte da terra para a preservação do ecossistema, outra parte para realizar o projeto da mineradora e outra para avaliações posteriores. A Vale também teve construir seus depósitos longe de reservas ambientais e fazer com que o transporte desses materiais seja realizado por um meio sustentável. Sendo assim, até então a Vale tem cumprido o acordo, com o objetivo de se tornar a líder mundial na exploração de ferro.

Já a Belo Sun é uma empresa canadense responsável pela criação da  obra de   Volta Grande, no qual será a maior mina de ouro do país, entretanto o projeto teve seu início em 2012 e foi paralisado por motivos do não cumprimento de suas obrigações sociais.  Para a construção dessa grande obra vai ser necessário desmatar grande hectares da Floresta amazônica, reservas indígenas assim como cinco vilas e 1320 habitantes serão impactado por essa operação. A Belo Sun é uma empresa que não adotou nenhuma abordagem para os problemas ambientais decorrentes de suas atividades, haja vista que uma das condicionantes do MDF para a realização da mineração é que ao menos 30% dessa  mão de obra seja pertinentes de vilas e municípios próximos.

De acordo com a observação do estudo de caso, a empresa Vale teve uma abordagem para negociar a efetivação de sua mineradora, porém a Belo Sun rejeitou as alternativas. Por fim, a alternativa para solução desse problema é  que a empresa poderia ocupar apenas uma parte da terra prevista, remunerar e ofertar vagas de emprego a população, deixar que suas tribos nativas continuem em suas terras cultivando e preservando a floresta, desenvolver projetos sustentáveis, contratar profissionais qualificados e de confiança responsável de executar o projeto para conter os rejeitos da mineração e uma severa fiscalização nas obras, pois seria muito gratificante para todos saber que podemos ter empresas grandes, de minérios ricos que podem fazer isso sem degradar o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com