TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tranças De Bintou... Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem

Trabalho Universitário: As Tranças De Bintou... Uma Abordagem Integrada Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 7

Síntese Reflexiva "As Tranças De Bintou"

·

Síntese Reflexiva "As Tranças de Bintou": uma abodagem interdisciplinar da aprendizagem.

UNOPAR Alagoinhas Setembro 2012.

Alagoinhas

2012

SUMÁRIO

01 Síntese Reflexiva.................................................................................03

02 Considerações Finais..........................................................................07

03 Referências...........................................................................................08

1. SÍNTESE REFLEXIVA

As experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental, utilizando-as como um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

Atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações cientificas permitindo interações (HARLAN e RIVIKIN, 2000 apud ANDRADE, BATTINI e ZÔMPERO, 2009, p.12 e 13).

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica e responsável, estimula a criatividade e promove uma integração dos saberes. É Preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências. Esta abordagem parte da necessidade de se relacionar as questões curriculares a um contexto mais amplo, que alcance outros setores da vida em sociedade.

No texto “As Tranças de Bintou” apresenta características interessantes, abordam diferentes temas, principalmente a questão cultural de forma lúdica e reflexiva. A História fala sobre angústias que surgem no processo de crescimento e da pluralidade cultural africana. Em nenhum momento é dito no texto o local onde passa a história, porém, há lacunas que nos levam a entender que a história se passa em uma aldeia localizada na África.

São as ilustrações que situam a história na África traduzindo a beleza, as tradições e encantamentos desta cultura. O colorido do ambiente é um aspecto da diversidade africana e os detalhes dos desenhos informam e acrescentam ao conteúdo escrito. "Podemos encontrar ao longo da história aspectos locais como alimentação, o vocabulário, os nomes próprios, o papel da mulher, o respeito às gerações anteriores, reconhecimento da coragem como virtude, questões do dia a dia do povo e costumes como “por exemplo,”, o ritual de batismo.

A História permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos. Permite que façamos atividades reflexivas relacionando nossa realidade à história, como,,”por exemplo,”, o fato de que naquele local as meninas não podem usar tranças, enquanto aqui no Brasil, cada vez mais cedo as crianças são influenciadas por tendências de moda. Podemos abordar os costumes, o respeito para com os mais velhos, pode-se trabalhar com os nomes, com relação ao cabelo pode-se abordar de forma positiva valorizando as raízes africanas, trabalhar as diferenças, utilização de pinturas/cores, corpo humano, meio ambiente, animais juntamente com leitura, escrita e oralidade.

Para contextualizar a História de Bintou nas diferentes áreas, buscando o desenvolvimento das potencialidades, mantendo o olhar atento às necessidades e aptidões individuais, considerando que cada ser é único e aprende de formas e ritmos diferenciados principalmente em turmas que tenham alunos com necessidades especiais; o que requer além do amor e talento, esforço para a compreensão das necessidades específicas de cada um, buscando atender ao perfil de cada necessidade.

Abordar a história com organização, objetividade e clareza, buscando despertar a curiosidade e interesse, convidando-os à pesquisa e conversas sobre os temas; verificando os conhecimentos prévios, relacionando a história com outros textos possibilitando a criação de diálogos, além do uso de diferentes recursos. Por meio de vivencias concretas facilitando o processo de descoberta e preparando-os para vivencias futuras.

Para SOUZA (2010) “a escola que queremos promover é aquela pautada na formação de um sujeito ativo e atuante, lutando pelos seus ideais e buscando uma formação melhor dentro da sociedade [...]”.

Considerando as reflexões acerca da história “As Tranças de Bintou” e do texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” descrevo abaixo atividades práticas relacionadas com a história literária para cada eixo das disciplinas.

Para a área de Sociedade e natureza: promover um desfile com a turma, tendo como objetivos, trabalhar a diversidade, debater sobre as diferenças e possibilitar o reconhecimento e valorização da identidade. Solicitar previamente que as crianças tragam roupas que elas utilizem no dia a dia, pentes, escovas para cabelo, enfeites, etc. Organizar a turma para assistir ao vídeo “As Tranças de Bintou”. Promover um debate sobre as diferenças de cada um, ao final organizá-los para o desfile com diferentes vestimentas, penteados, etc. Avaliar observando a participação, interesse e execução das atividades.

Para a área de Artes: Confecção de um tambor com latas de leite em pó, tendo como objetivo o desenvolvimento da potencialidade criadora, trabalhar a musicalidade e as cores. Levar para a sala um tambor, papel de diferentes cores e texturas, latas de leite em pó vazia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com