TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Academia de Policia Militar

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.907 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

AL OF PM ROBERT BORGES DE SOUZA

A ACADEMIA COMO LABORATÓRIO DA POLÍCIA MILITAR

SALVADOR

2021

Robert Borges de Souza

A ACADEMIA COMO LABORATÓRIO DA POLÍCIA MILITAR

Artigo solicitado pelo Curso de Formação de Oficiais afim de desenvolver o conhecimento contemporâneo dos alunos, e concatenar temas importantes para sua formação durante todo o seu ensino.   

SALVADOR

2021

A ACADEMIA COMO LABORATÓRIO DA POLÍCIA MILITAR

Robert Borges de Souza

RESUMO

O presente artigo busca, a partir da análise de uma série de evidências empíricas e de dados disponíveis, incrementar sobre a Academia de Polícia Militar da Bahia como uma formadora de um gestor com senso crítico, bem como com aptidão técnica, almejando formar um profissional em Segurança Pública capaz de interagir com a sociedade, tornando-se um policial militar de cunho humanístico, concludente e eficaz.

Palavras-chave: polícia militar, academia de polícia militar, segurança pública.

1 INTRODUÇÃO

Fundada em 1935, a Academia de Polícia Militar da Bahia, instituição de ensino superior, é responsável pela formação do Oficial da Polícia Militar, através do desenvolvimento de diversas competências profissionais inerentes ao gestor de Segurança Pública contemporâneo. Desta forma, preza pela apreensão de conhecimentos essenciais para exercer a função de comando, direção e planejamento. Construindo um conhecimento através de um processo técnico, sistemático e coordenado e intencional voltado para a realidade policial e social. Visando a formação dos futuros oficiais, os quais terão o fardo de preservar a ordem pública e a paz social com estrita observância da lei.

           Arnold Schwarzenegger foi um renomado governador americano que deixou em pauta a célebre frase:

"A primeira e principal obrigação do Governo é a segurança pública".

              Essa referência confirma a indispensabilidade do investimento adequado em segurança para o progresso de uma sociedade. As polícias, que não são as únicas responsáveis pela segurança pública, têm obviamente o dever de agir com energia, na medida em que as ações criminosas se intensificam. Contudo, sua missão não é matar, é reduzir a violência. Ultimamente, a polícia em geral tende a se omitir ou então a exagerar. Falta-lhe uma atitude definida de comportamento nas ruas, falta-lhe a noção exata de como lidar com os manifestantes, sejam estes pacíficos ou vândalos. É imprescindível que elas moldem uma conduta condizente.

Destarte, é imprescindível que o Oficial a frente da tropa e de situações semelhantes a essa citadas, consigam corrigir tamanha falha, evitando outros problemas subsequentes. Ademais, a Polícia Militar por agir ostensivamente, trabalhar com a prevenção de delitos e estar diariamente lado a lado com as comunidades carentes. Uma aproximação com o corpo social periférico é mais favorável, tanto por questões de informações, como a confiança que a corporação ganha com a população a um estereótipo de policiais brutamontes.

Sendo assim, é cabível a Academia de Polícia Militar, formadora de gestores e líderes dentro da instituição, trabalhar na formação de seus cadetes, que na função de comandantes, para que exerçam seu trabalho com aprimoramento técnico, uma excelente interação com a sociedade adotando a estratégia da Polícia Comunitária, considerando, assim, os elementos necessários para a atuação policial eficiente e percebendo a centralidade estratégica de ter policiais parceiros da comunidade, quando formados. Ademais, a grade curricular do aluno a oficial abrange várias disciplinas, tais como: Direito Penal, Direitos Humanos, Socorros de urgência, entre outras também importantes para sua atuação em área.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A ACADEMIA E O POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

            Muitas vezes dentro das Instituições Militares falar de policiamento comunitário é ser entendido como leniente e pouco apto a agir repressivamente no trabalho policial. O senso comum, que desconsidera os elementos necessários para a atuação policial eficiente, não percebe a centralidade estratégica de ter policiais parceiros da comunidade. Por isso, trabalhar essa ideia dentro da Academia de Polícia Militar é de fundamental importância tanto para eficácia na prevenção de crimes, quanto no combate. Uma vez que a proximidade das comunidades traria diversos benefícios. Quando os policiais estão bem-informados e situados em sua área de responsabilidade, têm maior capacidade de exercer seu ofício, e não agem apenas reativamente, sob a demanda do serviço de chamados, o famoso “190”.

            Aludido ao que foi mencionado, a informação é fundamental para policiar bem. Por isso, uma simples pergunta é o primeiro passo para um relacionamento profícuo com a comunidade. Porém, é necessário ao policial, durante o serviço, parar a viatura e indagar sobre os problemas que o cidadão percebe em sua região. No início, pode haver alguma reserva ou estranhamento, mas a continuidade gerará confiança e informações cada vez mais preciosas para o policial. Situações essas que podem ser treinadas no estágio do aluno durante a Academia.

             Além de ter a iniciativa de ir ao encontro do cidadão, é importante que o policial esteja acessível. Rondar por horas seguidas na viatura sem se mostrar à comunidade é um desperdício de contatos produtivos. Um simples “bom dia” ou aceno já é uma demonstração de que o policial está aberto ao diálogo. Quanto mais se aprofunda o relacionamento, mais meios de disponibilidade podem existir (muitos policiais até trocam telefone com membros da comunidade para obter informações sobre a segurança local).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (61.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com