TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Atividade

Por:   •  23/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

Você tem aqui cinco questões que abrangem os assuntos estudados nesta semana. Responda-as e envie as respostas para seu tutor. Não esqueça de identificar as questões.

  1. Qual é o foco da ação estratégica? 

O foco da ação estratégica é tornar possível, no futuro, o que hoje parece impossível ou improvável, e manter atenção sobre o que é mais importante fazer para atingir os objetivos traçados; Essa concepção de planejamento implica, portanto, enfrentar problemas planejando para construir viabilidade.

  1. É possível para uma mesma situação termos explicações diferentes? Se sim, qual a razão disto?Sim, pois podemos entender que  a realidade social analogicamente é um grande jogo integrado por muitos jogos parciais e que possuem suas próprias regras, em que atores se veem envolvidos ou procuram se envolver de acordo com sua concepção de mundo,portanto, para uma mesma situação-problema podemos construir sim,  diferentes explicações ou diagnósticos válidos.Considerando que  cada ator social tem a sua visão da realidade, dos resultados que deve e pode alcançar e da ação que deve empreender.
  2. O que pode um ator social fazer no “jogo social”

     Ator social é uma pessoa, grupo ou organização que participa de algum “jogo social”, que possui um projeto político, controla algum recurso relevante, tem, acumula (ou desacomoda) forças no seu decorrer e possui, portanto, capacidade de produzir fatos capazes de viabilizar seu projeto (Matus, 1996).

Portanto, num jogo social, diferentes jogadores têm perspectivas que podem ser comuns ou divergentes e controlam recursos que estão distribuídos entre os jogadores segundo suas histórias de acumulação de forças em jogos anteriores.

  1. Quais são as características do “jogo social”?

 No jogo Social existem a realidade social como um grande jogo integrado por muitos jogos parciais e que possuem suas próprias regras, em que atores se veem envolvidos ou procuram se envolver; Em todos os jogos há alguns jogadores e alguns espectadores: nenhum ator social participa de todos os jogos.

  1. O que são nós críticos? Explique.

Pelo que compreendi seria o conjunto de causas de uma determinada situação problema na qual podemos intervir com eficácia prática , pois podemos identificar onde estão as causas do problema. Podendo ter como critérios para seleção de nos críticos: o ator que declara o problema pode atuar pratica, efetiva e diretamente sobre eles sem precisar atuar sobre suas causas; Ser nós explicativos que , se resolvidos ou “ desatados”, terão alto impacto sobre o problema declarado;como também, ser centros oportunos de ação política.

FORUM: 1 - A contribuição de Matus é consistente com a idéia de planejamento estratégico?

   Levando em consideração que Carlos Matus, contribuiu para que o Planejamento Estratégico Situacional efetivasse entre outras conquistas, a possibilidade de governar com objetivos claros que devem ser acompanhados por meio de um sistema que permite visualizar o detalhamento do plano em programas, projetos e ações coordenadas entre si e coerentemente com os diversos atores. Assim como apresenta um importante instrumento de planejamento e gestão que permite priorizar as ações conforme a capacidade real de execução, respaldadas no conceito dos três vértices do triângulo de governo, o projeto de governo a Capacidade de Governo e Governabilidade. Portanto, é possível sim, afirmar que a sua contribuição é consistente com a idéia de planejamento estratégico.

2 - Você consegue visualizar a montagem de um planejamento estratégico segundo essas idéias?

        Pelo que compreendi sim, pois, o Planejamento estratégico Situacional pode atuar como elemento de integração entre as diferentes políticas e os diversos atores. Uma estrutura de governo integrada e articulada com o plano constitui um território propício para uma gestão sem improviso, desta forma, o Planejamento Estratégico é um grande avanço para a administração pública. Como algumas de suas conquistas podemos citar a elevação da eficiência, eficácia e efetividade para as organizações.

3 - Como você aplicaria as idéias de Matus ao planejamento de sua instituição?

      Para se garantir que uma Instituição trabalhe com eficiência e eficácia é necessário  pensar e planejar estrategicamente  . No órgão em que  trabalho, vivencio assim, como em qualquer repartição pública o improviso e o imediatismo que caracterizam o setor público, por ausência de planejamento, desta forma, aplicaria as idéias de Matus através de métodos dos quatros momentos do PES para  construção de um planejamento estratégico. Você tem aqui cinco questões que abrangem os assuntos estudados nesta semana. Responda-as e envie as respostas para seu tutor. Não esqueça de identificar as questões.

  1. Quais as capacidades necessárias para o tratamento de problemas em âmbito público?

São quatro capacidades:1°Explicar a situação-problema que afeta uma instituição;2ºFormular propostas de ação para resolver problemas sob incerteza; 3°Conceber estratégias que levem em conta outros atores e eventuais mudanças de contexto; 4°Atuar no momento oportuno e com eficácia, recalculando e completando um Plano de Ação.

       2.O que significa a palavra plano, no contexto do planejamento estratégico governamental?

         O Plano significa  demandar um objetivo, que persegue uma mudança      situacional, questionando principalmente quais os meios para atingir os objetivos, porém devemos lembrar que nem sempre o que foi planejado vem atender efetivamente o que se espera.  Se tentamos submeter o ritmo do desenvolvimento dos acontecimentos à vontade humana devemos imediatamente pensar que governar em situações complexas exige exercer a prática do planejamento estratégico até seu último grau. Para atingir este objetivo será necessário entender e ultrapassar muitos pré-conceitos em relação à atividade de planejamento no setor público. O Método do Planejamento Estratégico e Situacional é antes de tudo um potente enfoque metodológico, com alguns princípios e visões filosóficas sobre a produção social, a liberdade humana e o papel dos governos, governante e governados. A análise de problemas, a identificação de cenários, a visualização de outros atores sociais, a ênfase na análise estratégica são elementos fundamentais e diferenciadores do PES em relação a outros métodos de planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (749.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com