TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Cientifica

Por:   •  26/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA - EaD

ATIVIDADE PORTFÓLIO CICLO 2º - ADMINISTRAÇÃO

Prof.  Francisco de Assis Breda

FAGNER FERNANDES CIRINO

RESUMO CONCEITUAL DAS ESCOLAS CIENTÍFICA, CLÁSSICA, RELAÇÕES HUMANAS E NEOCLÁSSICA.

VITORIA DA CONQUISTA - BA

1º semestre/2019

Administração cientifica

A administração cientifica surgiu no início do século 20, com Frederick Winslow Taylor que nasceu no dia 20 de março de 1856, na cidade de Filadélfia, Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos.

A Administração Científica Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. O trabalho de Taylor teve dois momentos, um voltado a racionalização do trabalho dos operários das fábricas com o estudo dos tempos e movimentos, criando divisão e subdivisão dos movimentos de cada operação em uma tarefa. Outro momento de Taylor foi definindo princípios fundamentais da Administração Científica: Princípio do planejamento, Princípio do preparo, Princípio do controle, Princípio da execução. Taylor foi um dos principais pensadores, mas não o único.

         Henry Ford que nasceu no dia 30 de julho de 1864, na cidade de Dearborn, estado de Michigan. Em 16 de junho 1903, Ford fundou à Ford Motor Company. O método é conhecido como fordismo, distingue-se pela especialização do trabalho, tornando-o repetitivo, de forma contínua, e fundamentado nos princípios da Eficiência, Produtividade, Intensificação e Economicidade. A metodologia de Ford baseava-se na produção em massa, em série e em cadeia contínua.

O casal Gilbreth (Frank Gilbreth e Lillian Gilbreth) A visão de seu estudo era encontrar e implantar a melhor maneira de se realizar uma função, através do estudo de movimentos. Gilbreth desenvolveu os therbligs, operações padronizadas: erguer, transportar, pegar etc., e sua finalidade era racionalizar as atividades de produção.

Henry Lawrence Gantt nasceu em 1861 e era assistente de Taylor na Midvale Steel Company. Sua premissa era dimensionar o ser humano como "fator de real importância". A principal foi a concepção de prêmios de produção, estipulando, bonificações no cumprimento das tarefas, conhecida até os dias de hoje como o Gráfico de Gantt.

Como todo processo pioneiro e inovador, a Administração Científica teve seus críticos ferrenhos. E muitas destas críticas perduram até hoje, em virtude da abordagem criada ficou claro a falta de conhecimento motivação e do comportamento humano, o ser humano é visto como um objeto pela empresa, como relatado no filme tempos modernos de Charlie Chaplin. Em razão disso, Chiavenato (1996) fez algumas críticas à Administração Científica sobre:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com