TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Cientifica

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO

Lucas Pimentel Vieira

Ragielly Pinheiro

Pedro Fonseca

Luiz Eduardo

André Matheus

Teoria da Administração

(Administração Científica)

Manaus – AM

2018

________________

Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO

Lucas Pimentel Vieira

Ragielly Pinheiro

Pedro Fonseca

Luiz Eduardo

André Matheus

Teoria da Administração

(Administração Científica)

Manaus – AM

2018

________________

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA 5

2.1 Origem 5

2.2 Fases da Administração cientificas 5

2.2.1 Primeira fase 5

2.2.2 Segunda fase 5

2.3 Princípio do Movimento 6

3 CRÍTICAS À ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 8

4 TAYLORISMO NO MUNDO DE HOJE 9

5 CONCLUSÃO 11

6 REFERÊNCIAS 12

________________

1 INTRODUÇÃO

No século XX, a administração revela a descoberta de uma ciência que mudaria a forma de gerenciar uma empresa. A Escola de Administração Cientifica iniciou com o engenheiro americano Frederick Wilson Taylor com seu estudo, observando o trabalho dos operários. Sua teoria buscava ter um maior rendimento do serviço dos funcionários da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas.

Desta forma tendo como ferramenta principal a observação e o tempo gasto em cada processo, propôs que os operários deveriam ser selecionados com base em suas habilidades na realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defendia que a remuneração do trabalhador poderia ser feita com base na meta de produção alcançada, pois desta forma, os operários teriam um incentivo para produzir mais.

Taylor deixou um legado de seguidores de suas teorias que se basearam em seus princípios para que alcançassem êxito na administração da produção das fabricas. Atualmente as teses de Frederick Wilson Taylor ainda são utilizadas em diversas empresas que buscam eficiência em seus processos de produção e baseados em suas ideias diminuíram o fluxo de operários e automatizaram diversas atividades do ramo de produção em busca de melhor aproveitamento de tempo e eficiência na produtividade.

________________

2 ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

2.1 Origem

O criador deste movimento e também o principal participante foi Frederick Winslow Taylor [engenheiro mecânico estadunidense e operário]. Entre 1874 e 1878, Taylor trabalhou para uma fabricante de bombas hidráulicas, onde aprendeu o oficio de torneiro e onde começou a notar o que considerava má administração. Em 1878 ingressou na Midvale Steel [uma das grandes produtoras de aço durante o século XIX], empresa na qual ficou doze anos e alcançou o cargo de engenheiro chefe, e foi nessa época enquanto estava nessa empresa que Taylor observou os problemas das operações fabris, como a falta de incentivo e decisões sem embasamento.

Fundada em 1880 a Sociedade Americana do Engenheiros Mecânicos (ASME) foi considerado o berço da Administração científica. O Taylorismo [como também era chamada], utilizava um corpo de conhecimentos com vida própria e um modulo de observação de baixo para cima, e das partes para o todo. Tal movimento visualizava o homem econômico, que era motivado pelas recompensas materiais.

2.2 Fases da Administração cientificas

2.2.1 Primeira fase

Deu início em 1895 quando Frederick Taylor publicou o primeiro estudo da Administração científica: O Sistema de pagamento por peça (The Piece Rate System). Nesse trabalho Frederick levava em conta o tempo que demorava para um homem completar uma tarefa dando tudo de si, tornando possível estabelecer um padrão de pagamento, de forma que o trabalhador se visse empenhado a trabalhar para garantir uma remuneração razoável. Este trabalho ficou conhecido como estudo sistemático e cientifico do tempo, que consistia em dividir cada tarefa, cronometrando e registrando seu resultado final.

2.2.2 Segunda fase

Logo após oito anos do primeiro estudo sobre a administração cientifica, Taylor deu início a segunda fase de seus estudos, nessa fase ocorreu o aprimoramento dos métodos de trabalho denominada: Administração de Operações Fabris (Shop Management), o conceito apresentado ajudou a tornar a administração científica um sistema mais abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com