TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Cientifica

Por:   •  4/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Com base no material de apoio (vídeo-aulas), faça um breve resumo sobre a trajetória da Teoria Científica, da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, citando seus principais teóricos e suas principais características.

No início do século XX Nasce a Teoria científica da administração, duas formas de organização de produção industrial que provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.

Considerado Pai da Administração Cientifica, Frederick Wislow Taylor, revoluciono todo o sistema produtivo criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.[pic 1]

Administração Científica- Frederick Wislow Tayor  (1856 - 1917)

Seus princípios administrativos tiveram origem no “chão de fábrica”, dando ênfase a adoção de métodos racionais e padronizados objetivando máxima divisão de tarefas, com enfoque na produção. 

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois teria um incentivo para produzir mais.

Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.

Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos à administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo.

Características: Iniciada por Taylor; considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

Principal Enfoque: racionalização do trabalho no nível operacional.

Ênfase: Nas tarefas

Henry Ford (1863-1947)         [pic 2]

Pai da produção em série. Foi um dos principais responsáveis pela produção em massa na indústria automóvel. Construiu seu primeiro carro em 1896 – modelo A.

O processo produtivo é Planejado, Ordenado e Contínuo. É entregue ao operário ao invés desse ir busca-lo. Ford desenvolveu a produção em massa porque ela permitia que se produzisse carros a preços que as pessoas suportassem.

No inicio do século XX, Henry Ford tornou-se rico e famoso por fabricar automóveis em uma linha de montagem. Cada um de seus funcionários recebia uma tarefa especifica e repetitiva.

Ford demonstrou que o trabalho pode ser realizado mais eficientemente se os funcionários forem especializados em cada tarefa.[pic 3]

Teoria Clássica Henry Fayol ( 1841-1925)

Preocupado em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases cientificas.

Fayol publicou um livro, que enfatiza a administração como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais.

Para Fayol a eficiência foi o objeto básico perseguido por esta teoria, mostrando incompleta e parcial.

Características: Iniciada por Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

Principal Enfoque: organização formal. princípios gerais da administração funções do administrador.

Ênfase: Na estrutura

Funções das organizações administrativa básicas para Fayol:

Planejamento: função mais importante, curso da ação adotada, estratégia de intervenção, dele depende as demais funções. Ligado a objetivos e metas.

Direção: (Comando) Ordenar pessoas, determinar o que deve ser feito.

Organização: Divisão de tarefas, entre pessoas, setores e os recursos humanos, materiais e financeiros necessários. Da origem a formação de gráficos, organograma => Formal.

Coordenação: Compatibilização de atividades entre pessoas e setores, evita a sobrecarga.

Controle: Acompanhamento monitoramento dos objetivos previstos X objetivos alcançados (ações corretivas).

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

ADMINISTRAÇÃO CLASSICA

ADMINISTRAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS

Precursor

Frederick Taylor

Henri Fayol

Mayo Lewin

Origem

Chão de Fábrica

Gerência Administrativa

Ênfase

Adoção de métodos racionais e padronizados; máxima divisão de tarefas.

Estrutura formal da empresa, adoção de princípios administrativos pelo alto escalão.

Homem social e ao clima psicológico do trabalho.

Enfoque

Produção

Gerência

Nas pessoas

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Mayo e Lewin [pic 4][pic 5]

Teoria das Relações Humanas (1932) (integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com