TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Financeira é a administração dos recursos financeiros com o propósito de aumentar a riqueza dos acionistas

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

Faculdade Pitágoras

[pic 1]

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

2015


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Integrantes:

CARLA CRISTINA DIAS DOS SANTOS RA: 6442287103

ELIANE SOUZA LIMA RA: 6276246941

ELIZABETH DE MELO

GIOVANE CAETANO MOREIRA CAMPOS GOMES RA: 6661443811

JOYCE LORRAYNE FREITAS SANTOS RA: 6658411551

LETÍCIA LIMA DOS SANTOS RA: 5634112272

RENATA DA SILVA BOZZI RA: 1299259991

 Trabalho desenvolvido na disciplina Administração Financeira e Orçamentária apresentado à Faculdade Pitágoras como exigência para a avaliação na Atividade práticas supervisionadas, sob orientação do tutor Ronildo

2015


INTRODUÇÃO

A Administração Financeira é a administração dos recursos financeiros com o propósito de aumentar a riqueza dos acionistas. Podendo ser exercidas em diversas organizações, indústrias, comércios ou serviços, por empresas públicas ou privadas, voltadas ou não para os lucros. 

         A administração financeira é importante mesmo quando os objetivos profissionais não estejam ligados diretamente a atividades financeiras, pois os recursos financeiros estão presentes em todas as atividades econômicas, políticas e sociais.

        O principal papel do administrador financeiro dentro de uma empresa é cuidar do dinheiro da empresa, administrar bem as entradas e saídas e preservando assim o retorno esperado pelos acionistas.

         A administração do caixa é uma tarefa muito importante para a empresa, pois a maioria dos fracassos de uma empresa é a falta de habilidade gerencial de seus administradores. Portanto é fundamental que o empresário se preocupe com a preparação do funcionário em que executará a função administrativa financeira da empresa, é essencial a essa função administrativa que tenha o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis.

O demonstrativo do Fluxo de Caixa permite ao administrador monitorar tudo o que entra e sai de dinheiro da empresa em um determinado período, podendo assim tomar decisões com mais clareza e agilidade, conforme os recursos e necessidades do caixa.  Para se obter as expectativas esperadas da administração dos recursos financeiros de uma empresa seja ela pequena, média ou grande, faz-se necessário uma boa administração e controle do caixa. Esse processo que o administrador tem com o fluxo de caixa, depende também de um conjunto de vários departamentos da empresa. Com a entrada das diversas informações diárias e dos documentos internos relativos ao setor financeiro, inicia-se a fase de controle de dados relativos a:

  • Movimentação financeira
  • Controle de pessoal
  • Controle de máquinas, veículos e equipamentos.
  • Controle de estoques.

A montagem do fluxo de caixa é muito importante e também um processo simples, pois ajuda o administrador financeiro na tomada de decisão. Portando é essencial coletar os dados necessários, compreensão dos departamentos envolvidos, para que o administrador financeiro tenha os dados corretos para montagem do fluxo de caixa, pois se trata de um procedimento onde constam vários dados relevantes, quanto os custos, vendas, despesas, projeções e outros fatores com relações a vida financeira de uma empresa.


    Uma empresa pode ser classificada de várias formadas dependendo de seu porte e pelo número de funcionários e por sua receita anual, ou seja, os lucros que a organização arrecada em período de tempo elas podem ser classificadas em micro empresa que tem receita bruta inferior girando em torno quatrocentos reais pequenos porte com valores superiores a quatrocentos e trinta mil.

     Uma empresa depende de que e seu produto para determinar qual será sua o seu fluxo se ela será de peque, médio ou grande porte e quantos funcionários a mesma terá que ter destaque os setores de comércio e serviços. Contribuindo ainda para a evolução da sociedade por meio de fatores econômicos, sociais muitas empresas preferem a informalidade em que operam e trabalham, não pagando impostos, não registrando os funcionários e não emitindo notas fiscais, assim não existindo para a legislação ficando assim fora dos parâmetros corretos e exigidos pelas leis.

      Muitas das empresas sonegam impostos para ter a redução de impostos com o mesmo apresentam balancetes maquiados e receita da mesma forma para não ter que pagar o correto e ficar de bem com a receita os empresários preferem correr o risco de ser multados e caírem na malha fina e terem sua s empresa enquadras

       Mais muitos ainda fazem o seu papel corretamente pagam seus impostos e tem seus funcionários trabalhando com todos os diretos para ser determinado o porte de sua empresa deve se analisar várias etapas o número de funcionários seu faturamento fazer uma análise de seu capital.

      Os vários fatores que afetam uma empresa seus líderes tem de ter em mente os pontos fracos e fortes da organização, pois elas são o carro chefe da empresa são estes critérios que iram guiar os seus sucessos.

       Pontos fortes são determinados e a flexibilidade de uma empresa, a agilidade na tomada de decisão por conter um reduzido número de colaboradores tornando o processo mais eficaz que afeta o seu cliente final o leva a um contato direto gerando a rápida adaptação.

      Os pontos fracos podem ser citados como o desnivelamento de ideias e de gestam pensamentos contrários e falta de compromisso com o que realmente e importante em uma organização, falta de planejamento m e de novas ideias que pode gerir uma empresa a falta de trabalho em equipe podem desmotivar um grupo.

     Sendo assim para uma empresa se ter excelência deve ser ter trabalho em equipe ter uma rotina adequada para seu ramo um planejamento que a leve ao sucesso arcar com suas responsabilidades perante o governo só assim ela será destaque e alcançara o sucesso.

Muito se discute hoje  sobre o planejamento das empresas de pequeno forte, sua evolução e crescimento nas empresas. Quando o planejamento é adotado nas empresas o risco dessa empresa falir é bem menor do que as empresa que não se planeja. 
Um fator interesse para o planejamento da empresa de pequeno porte é o seu objetivo geralmente é para o futuro. Sendo que o objetivo principalmente do planejamento é livrar as pequenas empresas de dificuldades no momento e não evitar problemas futuros em seu desenvolvimento.
E o planejamento financeiro nos ajuda a avaliar os objetivos econômicos e financeiros da organização, com ele estabelecemos metas e desenvolvemos o crescimento da instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com