TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Geral

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  1.279 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA – FATEC DO IPIRANGA “PASTOR E. TOGNINI

TECNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS

MARIA LUIZA CORDEIRO DE ASSIS

RAFAELLE GIANNELLI

ADMINISTRAÇÃO GERAL

ESTUDO DE CASO

São Paulo

27/03/2019

  • QUESTÕES “POR ALGUNS DOLARES A MAIS” – MAT APOIO 3:

  1. Como Frederick Taylor interpretaria estes resultados (utilize a visão da Administração Cientifica sobre o comportamento dos operários).

Frederick Taylor, interpretaria de forma não incentivadora, ou seja, de forma negativa, pois o bônus por produtividade era muito baixo em relação ao aumento da produtividade. Os funcionários, também não se sentiam incentivados a trabalhar nos finais de semana. A ideia de Taylor foi para operários, foi desenvolver planos de incentivos salariais de prêmios de produção. A ideia básica era a de que a remuneração baseada no tempo não estimulava ninguém a trabalhar mais e que deveria ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário. Taylor procurava conciliar os interesses da empresa obter um custo de produção cada vez mais reduzido e, consequentemente, maior produtividade e maior rendimento com os interesses dos operários em obter salários mais elevados. Essa ideia manteria a carga horário semelhante, sem que os operários trabalhassem aos finais de semana.

  1. O que Ford proporia para resolver o problema de maior produtividade? Justifique sua resposta.

Em relação a remuneração tudo bem, pois Taylor defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais. Mas em relação ao aumento de horas ele interpretaria que o ideal não é aumentar a carga horária e sim planejamento, e a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos, os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo.

  1. Por que o esquema de incentivos está tendo tão pouco efeito?

Porque a baixa do aumento da produtividade não está dando retorno de bônus para os operários. A maioria também não quer trabalhar nos finais de semana, dificultando o aumento da produtividade. A empresa não está valorizando a qualidade de vida dos operários, o que e essencial para eles.

  1. Que sugestões das a empresa para obter melhores resultados.

Pois os colaboradores não podem dedicar tantas horas, devido a outras responsabilidades e prioridades, fora do trabalho (inclusive o lazer). Eles já estão satisfeitos com o salário, e precisam de outros tipos de incentivo.

  • QUESTÕES: “TECNICOS E GERENTES” – MAT. APOIO 4.
  1. Segundo as principais conclusões da consultoria administrativa, o que está ocorrendo nessa fábrica?

Os gerentes estão dedicando seu tempo em funções técnicas não gerenciais, e deixando de lado funções fundamentais como o planejamento, organização, coordenação e controle, e definição e processos.

  1. Como as conclusões da consultoria administrativa se encaixam na filosofia administrativa de Fayol?

A filosofia de Fayol se caracterizava pela estrutura organizacional, buscando a eficácia. Ele usava princípios básicos da administração em bases cientificas. Separava e organizava as pessoas na empresa, buscando definir suas responsabilidade desde a parte inferior da pirâmide até a alta cúpula administrativa. Listando seus princípios básicos, e os cincos elementos (planejamento, organização, direção, coordenação e controle). Fayol buscava obter o controle absoluto do desenvolvimento de cada setor. Para Fayol era essencial abordar todas as pessoas/departamento da empresa, como foi no caso do texto acima. Desde a maneira se teria uma visão da causa do problema e a possível solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com