TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Geral

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Com a maturidade do processo evolutivo do nosso pensamento, novos desafios se apresentam ao nosso redor. Não é de se surpreender que nas próprias estruturas organizacionais estas relações também evoluam e demandem uma reestruturação e reposicionamento. No intuito de acompanhar estes processos, buscamos maneiras que possam de alguma forma refletir os valores nos quais a nova sociedade está inserida.

Assim como em diversos campos, a interação contemporânea requer do indivíduo ou organização uma nova abordagem no mundo, onde desconstruir antigos protocolos torna-se uma real demanda das pessoas, sendo elas físicas ou jurídicas.

Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente

Tendo como ponto de partida um dos princípios base da administração clássica apresentados por Fayol, a estruturação das funções de P.O.D.C. (Planejamento, Organização, Direção e Controle), percebemos que elas continuam sendo parte fundamental do processo administrativo. Novas formas de desempenha-las portanto, contribuem com a reformulação no nosso processo operacional e estratégico, quando definidas atribuições mais pertinentes com as do mundo atual.

Segundo Sobral e Peci, a coordenação dos membros da organização, bem como a alocação de seus recursos, afetam diretamente a eficiência e a eficácia no alcance dos objetivos da mesma. Portanto, as maneiras de executar o P.O.D.C aprimoram essa dinâmica na organização e são indispensáveis para atingir o conjunto de objetivos de maneira maximizada.

Além disso, notamos uma grande importância no papel do administrador em tornar as pessoas aptas a fazerem seus trabalhos. Viabilizar as partes para que o todo opere seguindo os objetivos estabelecidos. Megginnson, Mosley e Pietri destacam a importância dessa interlocução entre as unidades da gerência para que a harmonia entre as partes dos diferentes departamentos seja alcançada.

Tomando como exemplo uma estrutura organizacional básica, como o condomínio de um prédio, quanto mais o síndico se comunicar com os moradores, que por sua vez gestam suas próprias unidades, mais a edificação como um todo terá a possibilidade de adquirir um êxito perante os objetivos daquele prédio.

Garantir que esses processos sejam realizados dentro do mundo contemporâneo, também gera novas tarefas para o gerente, como desenvolver a colaboração, atentar-se a uma equipe heterogênea, com uma rede de parcerias e novas dinâmicas econômicas de valor agregado.

Como cada vez mais necessitamos que os nossos valores e compreensão do mundo estejam alinhadas com o das organizações, o gerente contemporâneo tem que, além de possuir suas competências operacionais de conhecimento específico anteriores, atender a uma combinação de fatores dessa percepção, para que possa influenciar de maneira inspiradora a seus membros, numa característica hoje muito associada ao papel do líder.

Neste sentido, refletimos em processos de uma harmonia de via dupla, onde a troca entre as partes, seja do trabalhador com a organização ou vice-versa, influenciam diretamente um ao outro.

A inovação e a criatividade deverá ser uma grande característica para acompanhar esses processos, e a longo prazo, essa fusão entre aspectos específicos e generalistas deverão capacitar o gerente para os novos desafios.

Competências e habilidades demandadas do gerente

Assim, hoje precisamos que os gerentes tenham um senso interdisciplinar desenvolvido para ser inserido nesse novo contexto globalizado. Ele precisa ter uma ampla noção do mundo ao seu redor para que possa de maneira assertiva estar atento as demandas de níveis mais estratégicos da organização, assim como do nível operacional. Para que possa de maneira estimulante garantir que as partes sejam motivadas por ele.

Além disso, precisa de maneira consciente entender a nova estrutura das organizações, que hoje se baseiam em importantes fundamentos como valores éticos, democráticos, com respeito a vida, ao pluralismo, com desenvolvimento sustentável e na participação de todos, com vias inovadoras que possam orquestrar bem essas partes.

O processo de revolução política acontecido no mundo nos últimos anos, influenciou de maneira dramática como as organizações motivam seus objetivos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com