TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Publica

Por:   •  21/1/2018  •  Resenha  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Isar

NOME COMPLETO: Tatiana Suélyn Lima Rosim Silva

DISCIPLINA: Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos

PROFESSOR: Kelly Aparecida Torres

TUTORA: Rúbia Walquiria de Carvalho

TAREFA 2

 

Paper

Position Paper que trata da capacidade de desenvolvimento de uma reflexão e criatividade diante do que está escrito nos livros, artigos, revistas e outros, ou do que é apresentado nos cursos, palestras, etc, ou também do que é observado diante de uma determinada realidade como a realidade das empresas, projetos, viagem de estudos e outros. Sendo que sua composição irá decorrer do posicionamento de quem irá escrever, fato este que exige uma revisão de literatura para que se consiga conhecer e sistematizar o posicionamento de outros autores sobre o tema uma questão ou um problema.

Já o Scientifical paper ou comunicação científica será a informação concisa que se é apresentada em congressos, simpósios, reuniões, na academia e nos ambiente das sociedades científicas. Tendo por finalidade fazer ser conhecida a descoberta e os resultados alcançados com a pesquisa, ao qual pode fazer parte de anais. Portanto a comunicação do mesmo não tem a necessidade de uma abrangência de aspectos analíticos, tem como sua composição básica a introdução, desenvolvimento e conclusão.

De modo geral, um projeto de pesquisa deve oferecer respostas a algumas indagações. Em linhas gerais, apresentar uma argumentação para essas indagações.

O que pesquisar? (Definição do problema, hipóteses, base teórica e conceitual), se trata de uma pergunta que vise buscar uma resposta a uma indagação inicial.

Com que base teórica pesquisar? ( referencial teórico/marco teórico, revisão de literatura).  E a definição teórica e conceitual é um momento crucial da investigação científica. É sua base de sustentação.

Por que pesquisar? (Justificativa da escolha do problema), Trata-se da relevância, do por que tal pesquisa deve ser realizada. Quais motivos a justificam? Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa?

Que ações serão desenvolvidas na pesquisa? (Propósitos do estudo, seus objetivos). Buscamos aqui responder o que é pretendido com a pesquisa, que metas almejamos ao término da investigação. É fundamental que estes objetivos sejam possíveis de serem atingidos.

Quem pesquisar? (sujeito), é o objeto da pequisa.

Onde pesquisar? ( unidade ou local de observação e/ ou coleta de dados), será o local ou espaço físico em que a pesquisa se dará

Quando pesquisar? (Cronograma de execução) O projeto deve traçar o tempo necessário para a realização de cada uma das etapas propostas. Muitas tarefas podem, inclusive, ser realizadas simultaneamente.

Como pesquisar? (Metodologia); uma descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados, indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico.

Com quanto pesquisar? ( orçamento) é a parte do projeto em que se indica quais recursos financeiros serão necessários para sua execução, com os valores unitários e os totais. 

Qual é a diferença entre Resumo crítico, Resumo indicativo e Resumo informativo, relacionando-os.

Resumo critico; será o resumo que é redigido por especialistas como analise critica de um documento.

Resumo indicativo: Neste modelo de resumo, são indicados pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos e quantitativos, ao qual de modo geral não vai dispensar a consulta ao original.

Resumo Informativo: Neste modelo de resumo, serão informado ao leitor a finalidade, a metodologia, os resultados e as conclusões.

No seu ponto de vista, no exemplo de estrutura de documento acadêmico apresentado na Figura 1.1 do Guia Acadêmico, há algum elemento (citar um elemento) que você acha desnecessária (não considerar os elementos opcionais)? Por que? Caso você julgue que todos são necessários, há algum elemento (citar um elemento) que você gostaria de acrescentar? Por que?

No caso seria a contra capa, pois os elementos textuais apresentados na mesma poderiam ser inseridos na capa, e ao meu ver não traria mudanças que alteraria o trabalho em si em sua estrutura. Pois acredito que traria uma economicidade ao trabalho de tempo, material e mesmo seria menos redundante.

Descrever, com suas palavras, o que é um Método científico.

o Método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes. Sendo que estas regras colocadas em prática, acabam protegendo o pesquisador da subjetividade, e direcionando sua pesquisa à produção de conhecimentos válidos, ou seja, científicos.

Existe(m) diferença(s) entre uma Tese e uma Dissertação, além do título acadêmico?

Existem sim diferenças entre ambas, sendo que na:

Tese: Esta consiste em um trabalho acadêmico Stricto sensu que importa em contribuição inédita para o conhecimento e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. Sendo a abordagem de um único tema, que exige pesquisa própria da área cientifica em que se situa com os instrumentos metodológicos específicos, podendo ser de origem experimental, histórica ou filosófica, versando sobre tema único, especifico, delimitado e restrito.

Dissertação: A dissertação é um trabalho acadêmico Stricto sensu que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre. Os projetos de dissertação não precisam abordar necessariamente temas e/ou métodos inéditos. O aluno de mestrado deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida. Portanto a dissertação é o trabalho feito nos moldes da tese com a peculiaridade de ser ainda uma tese ainda inicial ou em miniatura.

Com suas palavras, apresentar os métodos que fornecem bases lógicas à investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com