TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Por:   •  30/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.426 Palavras (18 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 18

2.1 Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Em uma nova realidade, ocorreram muitas mudanças e as empresas precisaram se adaptar a um novo cenário, em que a gestão de pessoas é essencial para o sucesso. Agora, o grande desafio das organizações é manter profissionais felizes, leais e que se sintam valorizados. Por essa razão o tema: administração de cargos e salários passou a ser muito discutido, temas como: a sua importância, eficácia e aplicação, fazendo o possível para deixar bem claro as exigências de cada cargo, descrição e requisitos para avançar em sua profissão.

O sucesso na implantação do plano de cargos e salários depende primeiramente de uma boa descrição e especificação dos cargos que a empresa possui. “As descrições e especificações dos cargos fornecem o alicerce firme para a avaliação dos cargos, da qual resultará a fixação de salários internamente coerentes” (PONTES, 2011, p. 43).

A especificação dos cargos precisa ser bem detalhada, com os requisitos e responsabilidades, descrevendo: tarefas, funções, cargos e grupo ocupacional.

Para fazer uma boa descrição de cargos é preciso usar muita clareza no vocabulário, bem como precisão e impessoalidade, isso é fundamental para que a administração de cargos e salários seja realizada de forma eficiente.

Existem três métodos para a coleta de dados a respeito dos cargos, são eles:c

Entrevista: Obter informações do cargo com o próprio ocupante, as perguntas e informações gerais sobre as tarefas envolvidas são feitas aos funcionários e aos gerentes, eliminando todas as dúvidas de como são feitos todos os processos.

Esse método é amplamente utilizado e muito eficaz, pois possibilita a descrição por quem realmente conhece a rotina e o cargo e oferece maior flexibilidade. Porém se as perguntas forem mal elaboradas, podem induzir a confusões, mal-entendidos e com isso, o descrédito no processo.

Questionário: Formulários preparados individualmente, para fornecer dados sobre as tarefas executadas e requisitos, as perguntas precisam ser claras e lógicas, para o fácil entendimento dos gerentes e funcionários, e não induzir a respostas erradas.

As vantagens desse método, é o baixo custo, e a rapidez que pode ser aplicado, porém, se houver pessoas com dificuldade de escrita e por exigir que as pessoas descrevam, sem ter muitos conhecimentos técnicos, podem ter muitas respostas incorretas ou até mesmo incompletas, dificultando o processo de análise dos dados.

Observação: Na observação o analista consegue informações sobre os cargos, observando as tarefas e a execução das atividades.

É mais indicado para tarefas simples e repetitivas, tem um baixo custo, pois não vaio ser necessário que o funcionário pare o que está fazendo apara passar informações, permite uma boa compreensão da execução, mas a desvantagem é que podem surgir dúvidas sobre as tarefas.

A analise por competência, é sobre um plano de carreira, que precisa avaliar o desempenho individual de cada um, e assim verificar o seu potencial, metas a alcançar e se ele está em um cargo de acordo com as suas competências. A avaliação de desempenho, gera muitos benefícios para o colaborador, trabalhando de acordo com as suas competências e sendo reconhecido, traz benefícios na produtividade e lucratividade da empresa.

Os métodos utilizados para a avaliação de desempenho, são:

Escala gráfica: A empresa define alguns fatores em uma tabela, e o trabalhador é pontuado da seguinte forma:

• ótimo: 5; • bom: 4; • regular: 3, • sofrível: 2; • fraco: 1.

Depois, será avaliado com a soma de pontos obtidos.

Escolha forçada:

Em um bloco, são escritas algumas frases de comportamentos, o avaliador escolhe uma frase que mais identifica o trabalhador, e a que mais se distancia dele.

Pesquisa de campo: É um dos métodos mais utilizados da avaliação de desempenho, pela sua eficácia, é feito juntamente com o gerente e se desenvolve em quatro etapas: entrevista de avaliação inicial, entrevista de análise complementar, planejamento das providências e acompanhamento dos resultados.

Incidentes críticos: É avaliado os comportamentos importantes e corriqueiros, com os comportamentos desejáveis e quais precisam ser melhorados.

Lista de verificação: Funciona como um checklist, com a opção de sim e não ou de pontuação, para avaliar o desempenho do trabalhador.

Surgiram métodos mais modernos de avaliação, são eles:

Avaliação participativa por objetivos (APPO)

Para a execução desse método, é necessária a participação do colaborador e de seu superior, deixando exposto as metas, objetivos e recompensas.

Avaliação 360°

Método democrático, com a participação de todos, que são o próprio avaliado, os colegas de equipe e a liderança. As respostas são analisadas, e o colaborador, juntamente com o líder elabora um plano de melhora individual.

Métodos mistos

Esse método envolve APPO e Avaliação 360, para que todos participem e tenham resultados mais eficazes da avaliação individual de cada um.

Qual a relação entre avaliação de desempenho e a administração de cargos?

Sem a avaliação de desempenho, a diferença entre salários e o plano de carreira, fica marcado por questões subjetivas, gerando equipes desmotivadas e sem um plano de carreira concreto, e a administração de cargos tem como um dos seus objetivos uma remuneração justa de acordo com o seu desenvolvimento.

Ninguém pode ser avaliado sem ter o prévio conhecimento do que é esperado e quais são as suas responsabilidades e metas. Por esse motivo, as áreas estão atreladas.

Caráter multivariado do salário

O que é salário?

Salário é o valor pago ao funcionário pela prestação dos seus serviços

O que é remuneração?

A remuneração é além do salário estipulado em contrato, as horas extras, adicional noturno e outras vantagens.

O caráter multivariado do salário é divido em alguns tópicos, que são:

Compensação: que é a troca do serviço pelo salário e benefícios.

Compensação financeira indireta: São os benefícios recebidos pelo colaborador.

Recompensa não financeira: questões de estima, reconhecimento, segurança, ambiente de trabalho com um clima agradável, bom relacionamento e satisfação no geral do trabalhador.

2.2 Modelos de Liderança

Assim como qualquer atividade humana, a liderança exige técnicas para ser realizada. A liderança pode ser assimilada, entendida e desenvolvida.

Atualmente, a liderança é um dos assuntos mais pesquisados e estudados no mundo administrativo e de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (262.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com