TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aracruz Celulose

Por:   •  11/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do negócio da companhia e seu histórico de criação - Aracruz Celulose

  • Empresa familiar?
  • pertence a um grupo econômico?
  • principais clientes?
  • segmentos de atuação?
  • principais produtos?

A Empresa e os Grupos Econômicos:

A Aracruz Celulose foi uma empresa brasileira sediada no município de Aracruz, no estado do Espírito Santo. Ela foi a maior produtora mundial de celulose branqueada de eucalipto, respondendo por ¼ (25%) da oferta global do produto! foi criada em 1972 com a chegada do imigrante norueguês Erling Lorentzen, entretanto a trajetória da indústria já estava sendo escrito pela A Suzano alguns anos antes que a fez se tornar essa grande potência.

A indústria teve como criadores Leon Feffer e Erling Lorentzen, mas o engenheiro Max Feffer foi peça fundamental para revolucionar e potencializar a indústria.

Tudo iniciou em 1924 com a recém chegada ao Brasil pelo imigrante ucraniano Leon Feffer, onde obteve sua aprovação para criar sua firma individual a (Suzano Papel e Celulose). 17 anos depois, entra em operação a primeira fábrica de papel, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP).

Em 1955, pesquisas lideradas por Max Feffer revolucionou a indústria de celulose no Brasil e no mundo, onde conseguiram através de matéria-prima alternativa do pinus iniciar a produção de celulose a partir da fibra de eucalipto.

Após 6 anos já em 1961, a Suzano é a primeira empresa no mundo a produzir celulose de papeis com 100% de fibra de eucalipto em escala industrial. Grande marco que ajudou a ampliar sua linha de produção começando a exportar para o mercado europeu.

Em 1967 o norueguês Erling Lorentzen, investidor de eucalipto, cria a Aracruz Florestal e 5 anos depois é constituída a Aracruz Celulose, e em 1978 inaugura-se a primeira fábrica da Aracruz chamada de (Fábrica A.) sua capacidade inicial de produção era os incríveis 400 mil toneladas por ano que ainda se ampliou para 525 mil.

Após se tornar uma grande potência na indústria de Celulose, papel e produtos de madeira, o controle acionário era exercido por grupos econômicos (Safra, Lorentzen e Votorantim) onde cada um teve 28% juntamente com o (BNDES) que tinha 12,5%

Já em 1 de setembro de 2009 a empresa se fundiu com a Votorantim Celulose e Papel (VCP) para formar a (Fibria), tornando-se novamente líder global no mercado de celulose, a incorporação ficou dívida por meio de holding onde a Votorantim detém 20% das ações, BNDES possui 30,9% de participação a família Lorentzen possui 13,3%, 10,5% da família Ersching e 25,3% ficaram nas ações no mercado.

[pic 1]

Vendas e Principais Clientes:

A Aracruz, no ano de 2000, vendeu 1.272.000 toneladas de celulose, dos quais 96% destinaram-se à exportação, assim divididos: Europa 47%; América do Norte 34%; Ásia 14% e América Latina 5%. A tabela a seguir mostra a evolução do destino das vendas nos últimos seis anos, assim como o uso final de suas vendas:

[pic 2]

A área comercial da empresa tomou a decisão estratégica de concentrar suas vendas em grandes clientes que usam a celulose para a fabricação de produtos de consumo de massa – principalmente papéis sanitários, especiais e revestidos para imprimir e escrever de alta qualidade, como pode ser observado no quadro a seguir:

[pic 3]

Segmento de Atuação:

A celulose é considerada uma commodity global onde a competição é determinada via liderança de menor custos e seu mercado é altamente volátil em se tratando de preços. Neste setor a escala de produção é muito importante e a Aracruz adota estratégia de crescimento para manter-se competitiva. Dentro desta perspectiva uma diversificação para produtos sólidos de madeira pode também representar a atuação em um mercado.

Esse mercado de papel é dividido por segmentos de linhas de produtos como papéis para embalagem (Kraft), imprimir e escrever, cartão, imprensa, sanitários e outros. O consumo atual per capita de papel no Brasil ainda é muito baixo situando-se em 33,5 kg/habitante/ano comparado aos 300 kg/habitante/ano dos EUA e 200 kg/habitante/ano da Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (448.1 Kb)   docx (636.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com