TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte de Delegar

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

A arte de delegar

Luciana Azevedo de Oliveira

Matrícula: 201507406444

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

Disciplina: Coaching e Liderança

A arte de delegar

Segundo o dicionário Aurélio, delegar significa transmitir poderes, encarregar, incubir. A capacidade de dar a tarefa certa para o funcionário certo é uma característica encontrada entre os maiores líderes do mercado.

O novo cenário empresarial pede um espírito mais participativo e agregador, onde a transmissão de responsabilidades se faz necessária e traz benefícios como: ampliar a criatividade, iniciativa, flexibilidade e capacidade de tomar decisões dos membros da equipe; permitir maiores oportunidades de desenvolvimento profissional; ampliar a compreensão do funcionamento da empresa como um sistema e aumentar o comprometimento dos funcionários.

Para quem delega, alguns dos benefícios são: menor sobrecarga de trabalhos, eliminação da necessidade de fiscalizar tarefas em períodos de férias ou ausência, e ainda desenvolve a equipe tornando-a mais motivada e competente.

Apesar de tantos pontos positivos em delegar, para que aconteça e traga benefícios é necessário saber escolher a pessoa certa para determinada função, escolher uma tarefa delegável (nem tudo é delegável) e delegar funções que não sejam apenas rotineiras ou desagradáveis.  

Um líder não deve ser centralizador, ele deve acompanhar e se certificar que está tudo sobre controle, porém deixando que a pessoa seja livre para realizar a tarefa de acordo com sua criatividade, sem pressionar para que seja feito de uma determinada forma, e é indispensável que o líder sempre incentive para que a pessoa na qual foi escolhida sinta-se segura para realizar a tarefa que lhe foi delegada.

  Referências Bibliográficas:

- Guia do gestor: a arte de delegar tarefas

- www.blogdofabossi.com.br (A arte de delegar)

- www.catho.com.br ( A arte de saber delegar tarefas)

- www.portalcmc.com.br (A arte de delegar – uma prática necessária)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com