TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ativa International

Por:   •  22/5/2020  •  Abstract  •  11.980 Palavras (48 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 48

[pic 1]

 

JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS

MARIA BENEDITA DA SILVA ABBRUZZINI

São Paulo - SP

2012


MARIA BENEDITA DA SILVA ABBRUZZINI

JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS

Monografia apresentada à Faculdade do Sudoeste Paulistano como requisito para a obtenção do certificado de pós-graduação lato-sensu em Pedagogia.

São Paulo – SP

2012


MARIA BENEDITA DA SILVA ABBRUZZINI

JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS

Monografia apresentada à Faculdade do Sudoeste Paulistano como requisito para a obtenção do certificado de pós-graduação lato-sensu em Pedagogia.

Aprovado em: __/__/__

“Amai a infância; favorecei suas brincadeiras, seus prazeres, seu amável instinto. Quem de vós não teve alguma vez saudade dessa época onde o riso estava sempre nos lábios, e a alma estava sempre em paz? Por que quereis retirar desses pequenos inocentes o gozo de um tempo tão curto que não poderiam abusar? Por que quereis encher de amargura e de dores esses primeiros anos tão velozes, que não mais voltarão para eles, assim como não voltarão para vós? Não fabriqueis remorsos para vós mesmos retirando os poucos instantes que a natureza lhes dá. Assim que eles puderem sentir o prazer de existir, fazei com que gozem; fazei com que, a qualquer hora se Deus os chamar, não morram sem ter saboreado a vida.”

Rousseau, 1995, p.68


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por ter me presenteado com a oportunidade de vencer mais esta etapa da minha vida, com força e saúde.

Ao corpo docente e funcionários desta instituição, responsáveis pela qualidade dos ensinamentos e pela disposição de ensinar.

Ao meus pais, pelo apoio e incentivo que recebi em todos os momentos da minha vida, e pela força necessária para abrir todas as portas através dos obstáculos do dia-a-dia.

Enfim, a todos que de alguma forma estiveram envolvidos neste projeto.


Dedico este trabalho aos meus pais, grandes incentivadores e companheiros em minha vida.


RESUMO

A presente monografia trata de um dos temas mais relevantes da educação moderna: a utilização das brincadeiras e jogos como recurso educativo nas séries iniciais. A aplicação dos jogos e das brincadeiras como proposta pedagógica para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo das crianças é o principal objetivo deste estudo.  A linha de trabalho adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base nos em autores tais como Celso Antunes, Kishimoto, Piaget e Vigotsky, entre outros. O jogo é em si uma atividade completa e de fundamental importância no desenvolvimento da criança como individuo, e deve, portanto, ser assumido pela escola como uma atividade pedagógica valorizada e compreendida no contexto educacional. Este trabalho, além de investigar a importância dos jogos e brincadeiras no contexto do autoconhecimento, responsabilidade, disciplina, tolerância, concentração, além das inteligências múltiplas, ainda enfatiza a importância do professor neste meio e apresenta alguns modelos de jogos que podem servir de base para o trabalho de outros educadores.  Através das brincadeiras e jogos, as crianças são motivadas a adquirir conhecimento sobre o mundo e sobre elas mesmas, exercendo assim, um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem infantil.

Palavras-chave: Séries iniciais, brincadeiras, jogo.


ABSTRACT

This monograph addresses one of the most relevant issues in modern education: Using fun activities and games as an educational resource in the early grades. The application of games and play activities as a pedagogical proposal to the development of children’s cognitive, motor, social and emotional is the main objective of this study. The line of work adopted was the bibliographic research based on several writers such as Celso Antunes, Kishimoto, Piaget and Vygotsky, among others. Game itself is already a complete activity of fundamental importance to the child’s development as an individual; therefore it should be assumed by the school as a valuable pedagogical activity and be understood in an educational context. Besides, investigating the importance of playing activities and games in the context of self-awareness, responsibility, discipline, tolerance, concentration, and also the multiple intelligences, this work still emphasize the teacher’s importance in this environment and presents some model of games that can be used as base for the work of other educators. Through play and games, children are motivated to acquire knowledge about the world and about themselves, these play and games exert a key role in the children’s development and learning.

Keywords: early grades. games. plays.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        11

1        CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS        13

1.1        Educação Infantil no Brasil        16

1.2        Jogos Eletrônicos no contexto moderno        17

1.3        JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS- DEFINIÇÕES        19

1.3.1 O jogo        20

1.3.2 A  brincadeira        21

1.3.3 O brinquedo        22

2        UTILIDADE PEDAGÓGICA DO JOGO        24

2.1.1 Trabalhando o imaginário        25

2.1.2        A utilização dos jogos e brinquedos nas várias fases da infância        26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (78.7 Kb)   pdf (446.3 Kb)   docx (350.3 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com