TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Física

Por:   •  10/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade Física

        

São Paulo, 03 de novembro de 2019.

Introdução

O tema escolhido tem como base avaliar as questões envolvidas entre fazer ou não atividade física, observando a faixa etária dos entrevistados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo G1, atualmente o Brasil está entre um dos países mais sedentários do mundo, com um índice de 47% da população, com isso o intuito desta pesquisa é identificar em qual grupo está concentrado o maior número de não praticantes de exercícios físicos.

Assim, a base deste trabalho busca compreender através de dados estatísticos colhidos por um questionário on-line as questões sociais. Tendo em vista, que existem variáveis para a realização de atividade física como: tempo, dinheiro, disposição e satisfação.  

Descrição do Problema

Tema: A Prática de Atividade Física.

Razão da escolha: O tema foi uma escolha conjunta, por hoje ser um dos problemas que mais afetam jovens e adultos acarretando em várias doenças como: obesidade; colesterol alto; diabetes; doenças cardíacas e entre outras.        
Relevância: Com isso, queremos mostrar o quanto uma vida de hábitos mais saudáveis pode fazer diferença.

Amostragem 
Pesquisa direcionada para ambos os sexos com faixa etária entre 15 e 55 anos. Os dados a serem obtidos relatam a prática de atividades físicas ou inatividade da mesma.
Vantagens: Pesquisa rápida, objetiva e de fácil acesso. Onde os entrevistados acessam o link para responder.        
Desvantagem: Pesquisa com margem de erro, por ter sido realizada online. Com isso os entrevistados podem responder mutualmente.

Plano Efetivo da Coleta

O plano efetivo para a coleta dos dados foi aplicado através de uma pesquisa on-line aos alunos de cursos distintos da Universidade Cidade de São Paulo, o questionário de múltipla escolha contendo 9 questões (1 quantitativa e 8 qualitativa) nos possibilitou coletar informações como: gênero, idade, se pratica exercício físico ou não, qual o tipo de atividade realiza, a rotina desses exercícios, a sensação após  realizá-los, se gostaria de praticar exercícios físicos, qual atividade gostaria de praticar, se possui restrição física e qual é o impedimento de não praticar exercícios físicos.        

Instrumentos: Google formulário        
Forma: Questionário de múltiplas escolhas.         
Local: Internet         
Data: 19/09/2019 à 19/10/2019.

Resultados

Pré-Teste

Realizamos o pré-teste com questões referentes ao sedentarismo, porém os resultados obtidos não foram relevantes e geraram dúvidas aos entrevistados. Assim, reformulamos a pesquisa voltada para a pratica de atividade física, a fim de obter resultados mais objetivos.


Descrição

O tema escolhido para ser desenvolvido foi a pratica de atividades físicas, essa escolha tem como base entender os principias motivos de praticar ou não esses exercícios.

Temos como prioridade mostrar por meio dos dados estatísticos o porque a maioria da população não exerce tal atividade, assim, acarretando prejudicialmente a saúde.

Amostragem

Realizamos uma pesquisa on-line através de um questionário de múltipla escolha onde 90% das questões eram qualitativas e 10% quantitativa, assim conseguimos obter um total 137 questionários respondidos, podemos afirmar que todas as questões foram respondidas corretamente pelos entrevistados e com isso, conseguimos obter todos os resultados e variáveis desejadas para a realização deste trabalho.

A figura abaixo mostra a porcentagem dos alunos por gênero, onde podemos constatar que 33% dos entrevistados são do sexo masculino e 67% são sexo feminino.

[pic 1]

Abaixo, a tabela de frequência e o diagrama, onde podemos notar que o gênero feminino se sobressai entre os universitários, nota-se, também, que a grande maioria dos entrevistos são jovens com idade entre 15 a 25 anos.

Idade

Feminino

Masculino

Total

15 a 25

36

18

54

26 a 35

32

12

44

36 a 55

20

10

30

Mais de 55

4

5

9

[pic 2]

Abaixo, temos a analise de média, moda, mediana e quartis.

Total

Média

Moda

Mediana

Desvio Padrão

Coeficiente de variação

155,5

39,125

54

38

15,31084175

39,13314

Na imagem, abaixo, podemos visualizar claramente a distribuição dos praticantes e não praticantes de atividade física, onde 34% dos entrevistados praticam e 66% não praticam exercício físico em seu dia a dia.

[pic 3]

Aqui, queremos mostrar o percentual de quais atividades físicas os praticantes desempenham em seu dia a dia. Com este estudo, podemos notar que 8% dos entrevistados praticam corrida, 10% caminhada, 13% academia, 19% praticam outros exercícios e 50% não praticam nenhum tipo de atividade física.

Academia

Caminhada

Corrida

Outros

Não praticantes

Feminino

12

9

3

15

51

Masculino

8

4

8

10

17

Total

20

13

11

25

68

[pic 4]

Na imagem, abaixo, mostramos com qual intensidade os praticantes exercem as atividades físicas, onde 23% praticam exercícios com intensidade baixa, 17% de forma moderada, 10% com intensidade elevada e os outros 50% dos entrevistados não praticam nenhum exercício físico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (124.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com