TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Na Administração

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 5

Silvicultura É a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de criar, regenerar ou melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas.

Silvicultura está relacionada com a cultura da madeira

Projeto de silvicultura depende do estudo do clima, determinação da espécie e definição do material genético, produção de mudas com qualidade, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores, tratos culturais, tratos silviculturais e colheita planejada

Manejo Florestal administração da floresta para obter benefícios econômicos e sociais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo.

Evolução do uso de produtos florestais 1º madeira p/ fins energéticos; 2º madeira para fins estruturais; 3º produção de fibras (papel, MDF, celulose); 4º Química e bioenergia.

Sustentabilidade ambiental Conservação Recursos Hídricos; Área de Res. Legal; APP; Estabelecimento de corredores ecológicos; Sequestro de Carbono.

Usos do eucalipto Celulose; Papéis; Absorvente; Papel Hig.; Guardanapo; Fralda; Viscose, tencel (roupas); Papel celofane; Filamento (pneu); Acetato (filmes); Ésteres (tintas); Cápsulas p/ medicamentos; Espessantes para alimentos; Componentes eletrônicos; Óleos essenciais; Fármacos; Produtos de limpeza; Alimentos, Carvão vegetal; MDF, HDF, Compensados; Construção civil; Brinquedos; Fonte energia.

Formação das sementes: Período Juvenil; Inicio gemas reprodutivas; Polinização e fertilização; Desenvolvimento e maturação

Hermafroditas: apresentam na mesma estrutura órgãos masculinos e femininos

Unissexuadas: Apenas um órgão de reprodução Algumas árvores apresentam simultaneamente flores masculinas e flores femininas, chamadas de monóicas. Árvores que apresentam apenas flores masculinas ou apenas flores femininas são denominadas dióicas.

Polígama: Apresenta flores hermafroditas e unissexuadas

Semente constitui-se de tegumento e amendua (endosperma-> subst. Reserva/ embrião -> radícula, caulículo, gêmulas, cotilédones)

Tegumento: proteção do embrião até condições de germinação

Processo de Germinação 1º - Embebição de água;2 º - Alongamento das células; 3º - Divisão celular 4º - Diferenciação das células em tecidos

Condições necessárias para ocorrer a germinação: Semente viável; Semente livre de dormência; Condições ambientais favoráveis; Condições mínimas de fitos sanidade.

Fatores que afetam a produção de sementes, Maturidade da planta; Exposição da copa; Condições do solo; Hereditariedade; Condições climáticas; Insetos polinizadores; Pragas e doenças

Maturidade da semente Quando esta praticamente desligada da planta, atinge máximo poder germinativo e vigor, época ideal de colheita.

Fatores q afetam a maturação Genéticos; Ecológicos(luz, altitude, umidade, animais.)

As etapas da produção de sementes floração; polinização; fertilização; desenvolvimento dos frutos e sementes; maturação e dispersão.

Árvores matrizes: A fonte de semente de espécies florestais, deve ser composta de uma população de plantas não aparentadas e da mesma origem (população).

Seleção de árvores matrizes: Ramificação; Porte; |Floração e frutificação

Área de Coleta de Sementes (ACS) Coleta-se sementes de árvores mães selecionadas em extensas áreas

Área de Produção de Sementes (APS) Povoamento onde houve seleção e desbaste removendo-se as árvores com características de qualidade inferior, deixando-se apenas os melhores indivíduos para o cruzamento.

Pomares de Sementes (PS) Plantações de árvores ou clone selecionados, devidamente isolados e manejados para produção de sementes.

Pomar de Sementes Clonal (PSC) Consiste em se propagar vegetativamente as árvores superiores femininas e masculinas.

Principal vantagem dos pomares clonais:

1. Precocidade na produção de sementes, especialmente quando a enxertia é o método de propagação. 2. O pomar pode ser implantado em local mais conveniente, mais econômico e mais produtivo. 3. O ganho genético em produtividade será maior do que ACSs e APSs.

Pomar de Sementes por Muda PSM Plantio de árvores selecionadas geneticamente através de um teste de progênies estabelecida através de mudas oriundas de sementes

interação Genótipo x Ambiente Um mesmo genótipo pode apresentar comportamento inverso em dois ou mais ambientes. Este fenômeno é indesejável em um programa de melhoramento envolvendo mais de um local. A conseqüência negativa deste fenômeno é justamente o erro que pode estar embutido na indicação de um determinado material para ambientes diferentes.

Pomar Clonal Propagação vegetativa através do jardim clonal; Produção de mudas clonais a partir do rejuvenescimento no jardim clonal; Esse ganho genético pode chegar até 150% na 2ª geração; Desvantagem de causar a deteriorização genética ou endogamia. Por isso sugere iniciar com 100 a 200 clones.

Qualidade de Sementes depende: colheita, secagem, extração e armazenamento

Colheita: métodos de dispersão, fenologia, equipamentos adequados

Secagem: armazenamento com teor adequado de umidade -> perda de vigor. - Umidade ideal entre 4 e 9%. - Métodos de secagem: Natural e Artificial

Classes de sementes: Ortodoxas: podem ser secas a teores de umidade abaixo de 5% e armazenadas com sucesso por longos períodos. Recalcitrantes: perdem a viabilidade TU < 20 e 50%, armazenamento por curto períodos de tempo. Intermediarias: podem ser seca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com