TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Avaliação a Distância

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Ciência Política

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Defina, a partir de seus estudos sobre Maquiavel, quais as características essenciais que um governante deve possuir. É possível encontrar estas características nos governantes atuais? Explique as características e justifique sua resposta em até 20 linhas (3,0 pontos).

Nicolau Maquiavel presa por um líder na figura de um príncipe soberano, um homem extraordinário dotado de liderança, astúcia, força, audácia, inteligência, iniciativa, habilidade, rigor e vigor. Ele deve possuir o completo domínio do poder político, através da capacidade de agir de acordo com as circunstancia de determinada situação. Ser um homem acima da fortuna, ou seja, imprevisível e imponderável. Possuir mãos de aço, ser mal e impiedoso se necessário for. Mas, ao mesmo tempo, mostrar a sociedade que é um governante bom e amigo do povo. Capaz de separar a política da moral. Esse conjunto de qualidades denominado virtù é necessário, na visão de Maquiavel, para que o governante mantenha o sucesso político a fim de preservar a manutenção do poder. No entanto, para atender a realidade da sociedade atual, é necessária a presença de governantes que atentem, antes de tudo, para a preservação dos direitos humanos e o desenvolvimento socioeconômico. Para isso, devem possuir alguns traços da virtù descritos por Maquiavel tais como: liderança, astúcia, força, audácia, inteligência, iniciativa, habilidade e estar acima da fortuna. Além disso, ao contrário da ideologia de Maquiavel, é imprescindível que sejam capazes de conciliar moral e política e não tentem mascarar a figura de uma pessoa carismática para ganhar a confiança do povo com a intenção de se manterem no poder para tirar vantagens ilegalmente.

Apesar de haver pessoas corruptas que utilizam o poder político para enriquecer, é possível notar a presença de governantes com os traços da virtù, descritos acima, no governo atual. Pois, com o desenvolvimento de projetos tais como o PAC, ProUni, sisu, bolsa família entre outros programas, é possível perceber o empenho de alguns integrantes do governo em manter o crescimento do país e a tentativa de atender as necessidades da camada mais humilde da sociedade, o que transparece as qualidades descritas de algumas pessoas no cenário político.

Fonte de consulta: livro didático e internet (http://www.klepsidra.net/klepsidra4/maquiavel.html)

2. Rousseau define o conceito de “soberano” de uma maneira bastante particular. Defina este conceito a partir da leitura do livro e explique a importância deste conceito para a democracia na visão do autor – reposta em até 20 linhas (3,5 pontos).

Soberano está relacionado à atribuição de poder ou autoridade suprema a uma única pessoa, a uma instituição ou, como na visão de Maquiavel, a um grupo de pessoas na condição de aristocratas. Atribuição essa que concede ao individuo, portador dessa supremacia, total controle sobre uma sociedade e livre arbítrio, submetendo-se somente a vontade de Deus.

No entanto, na concepção de Rousseau, soberano é o corpo coletivo que expressa, através da lei, a vontade geral. Os integrantes da comunidade política são soberanos somente na tomada de decisões em assembléias e logo voltam à condição de submissos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com