TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Português Instrumental Coesão e Coerência

Por:   •  15/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Atividade de Português Instrumental

Curso:

Administração

Professor: Adilson Ribeiro de Oliveira

Data

16/06/2021

Etapa

1º Período

Valor

10,0

Média

6,0

Aluno(a):

Victor Tadeu Viana da Silva

Nota

Esta atividade deve ser entregue em arquivo PDF.

  1. Após a leitura do parágrafo abaixo, (a) justifique a afirmação de que se trata de um texto coeso, porém sem coerência. A seguir, (b) reescreva-o de forma a torná-lo coerente. (6,0)

“Para Minc, a maioria dos casos de violência é fruto da falta de educação, da pobreza e de uma política social eficaz.” (Folha de S. Paulo, 28 abr. 2001, p. C9)

  1. Se trata de um texto coeso pois tem harmonia entre os elementos textuais presentes na frase, como conjugação, pontuação entre outas normas textuais, porém, a coerência não permanece ao chegar no final, devido a palavra eficaz, usada de maneira incorreta.
  2. “Para Minc, a maioria dos casos de violência é fruto da falta de educação, da pobreza e de uma política social ineficaz”
  1. Imagine a seguinte solicitação em um restaurante: FAVOR NÃO CONVERSAR SOBRE OS ALIMENTOS. É evidente que o contexto propicia uma dada interpretação para o enunciado, provavelmente intencionada no contexto; apesar disso, ele não deixa de ser ambíguo. Pensando nisso, reescreva-o, fazendo as modificações estritamente necessárias para explicitar uma interpretação INCOERENTE para o contexto (ou seja, uma interpretação provavelmente não intencionada no contexto). (2,0)

“Favor não conversar perto dos alimentos”.

  1. A falta de coesão pode provocar incoerência, ocasionando interpretações indesejadas/equivocadas. Isso ocorre em: (2,0)

a) “O filme de Mel Gibson renovou a discussão pela veracidade do sofrimento que teve o auxílio de um médico que relatou a dor de um homem que sofre [...] até a morte.” (A Crítica, 21/03/2004)

b) “Sob a liderança de João Paulo II, a Igreja melhorou suas relações com o judaísmo e se expandiu nos países pobres para os quais viajava com frequência.” (O Estado de S. Paulo, 14/03/2004)

c) “Às vésperas de deixar o comando do Ministério Público paulista, procurador critica políticos que querem limitar poderes do MP e denuncia a existência de grupos de extermínio na política de São Paulo.” (IstoÉ, 17/03/2004)

d) “As campanhas ecológicas, a ação dos governos e o isolamento preservaram até agora o núcleo da Amazônia, mas pressões vindas de fora são uma ameaça crescente ao equilíbrio da região.” (Veja, 25/02/2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com