TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação 360°

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual*

Módulo: 2

Atividade: Individual

Título: Avaliação 360°

Aluno: Rodrigo Bueno Martinez Carneiro

Disciplina: Gestão de Pessoas

Turma: GP180EAD_T0018_0915

Introdução

O objetivo dessa atividade é investigaremos a importância da participação dos diferentes atores na Avaliação 360º, também conhecida como Feedback 360º. Dentre os principais objetivos da avaliação 360° estão: melhoria de resultados relacionados a produtividade, levantamento de necessidades de treinamento, identificação de potencial e auxílio à tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas, como transferências, promoções, desligamentos, feedbacks, mudanças na cultura organizacional e desenvolvimento profissional e pessoal da equipe, por meio de um planejamento. A seguir iremos analisar o papel de cada participante na avaliação.

Chefe

A posição do chefe na avaliação é reportar a imagem que o mesmo tem do colaborador. Se o que o chefe fala sobre o funcionário não condiz com a realidade, o mesmo deve fazer alguma coisa para melhorar a comunicação com a chefia, sobre a realidade do trabalho dele, uma vez que o chefe possui aquela avaliação sobre o profissional.

Clientes

A visão dos clientes na avaliação é reportar a imagem que os mesmos possuem do colaborador. Esse feedback é extremamente importante, pois pode apontar falhas, simples ou graves, de atendimento e relacionamento que podem estar minando a evolução dos negócios entre as partes.

Acionistas

Por não possuírem um contato diário com o profissional, a avaliação feita pelos acionistas pode apontar a imagem que o colaborador externa. Esse feedback pode auxiliar o RH a construir um perfil mais correto do profissional.

Subordinados

Constitui uma faceta importante da avaliação 360°. Ao contrário da avaliação do subordinado pelo superior, permite que a equipe avalie o seu gerente, como ele proporcionou os meios e recursos para a equipe alcançar os seus objetivos e como ele poderia incrementar a eficácia da equipe e ajudar a melhorarem os seus resultados.

A avaliação para cima permite que o grupo promova negociações e intercâmbios com o gerente, exigindo novas abordagens em termos de liderança, motivação e comunicação que tornem as relações de trabalho mais livres e eficazes. O comando arbitrário do superior passa a ser substituído por uma nova forma de atuação democrática, sugestiva, consultiva e participativa.

Fornecedores

A visão dos fornecedores é reportar a imagem que o profissional passa para empresas/pessoas que à primeira vista não lhe oferecem nenhum benefício. Esse feedback é extremamente importante, pois pode apontar falhas, simples ou graves, de atendimento e relacionamento que podem estar minando a evolução dos negócios entre as partes.

Eu

O ideal seria que cada pessoa avaliasse o seu próprio desempenho tomando por base alguns referenciais como critérios para evitar a subjetividade implícita no processo.

Nas organizações mais abertas e democráticas é o próprio indivíduo o responsável pelo seu desempenho e pela monitoração com ajuda do seu superior. Nessas organizações se utiliza intensamente a auto avaliação do desempenho, em que cada pessoa se avalia constantemente quanto à sua performance, eficiência e eficácia, tendo em vista determinados parâmetros fornecidos pelo seu superior ou pela tarefa. Na verdade, cada pessoa pode e deve avaliar o seu desempenho como um meio de alcançar metas e resultados fixados e de superar expectativas; avaliar as necessidades e carências pessoais para melhorar o desempenho, os pontos fortes e os pontos fracos, as potencialidades e as fragilidades e, com isto, o que reforçar e como melhorar os seus resultados pessoais.

Muitas organizações estão tentando desenvolver esquemas de auto avaliação para suas equipes. Essa auto avaliação coletiva tem proporcionado excelente resultados.

Conclusão

A avaliação pode auxiliar na obtenção dos objetivos estratégicos, como por exemplo fornecendo subsídios para o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que deve ser feito em conjunto pelo gestor e colaborador, e conter propostas de ações para seu desenvolvimento profissional e pessoal.

A avaliação 360° poderá orientar a empresa para ganhos em produtividade, mas para isso deverá ser bem planejada e conduzida. Os colaboradores avaliados terão a oportunidade de trabalhar seu autoconhecimento, descobrindo a percepção da equipe com relação a ele, para buscar oportunidades de melhorias — o que representa um ganho para a empresa em motivação e resultados.

Referências bibliográficas

http://www.administradores.com.br

FERREIRA, Lauter Fontana, Por que ainda temos medo das avaliações de desempenho –www.emprego.com.br> acesso em: 16.outubro.2015

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com