TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Global Gestão de Projetos

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO GLOBAL

 FGV Enterprise Competition

Nome do aluno: Leandro Santos Mota - A56436085

Curso: Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos

A Avaliação Individual Global tem caráter vivencial e está calcada na divisão de tarefas e na sua efetiva participação no FGV Enterprise Competition. É a etapa de avaliação das competências adquiridas.

Durante o jogo SES, que é um jogo de negócios geral e intuitivo, você pôde vivenciar uma experiência de gestão, formulando, implementando e avaliando a estratégia de uma empresa simulada, com ênfase na ética e sustentabilidade empresarial.

Agora, você está sendo novamente desafiado a ser criativo e a aplicar os seus conhecimentos. Assim, nesta avaliação, você precisará lançar um olhar criterioso sobre a sua empresa.

Instruções:

Para a avaliação poderá haver consulta aos relatórios do jogo.

Objetivos:

  • Relacionar as decisões tomadas pela equipe durante o jogo aos conteúdos de seu curso.
  • Confrontar os conteúdos das disciplinas de seu curso com a realidade do jogo.

Nessa avaliação, será levado em consideração:

. se você apresentou dados relevantes, considerando a trajetória da equipe ao longo dos períodos, os feedbacks fornecidos a respeito das decisões e o relatório gerencial gerado pelo jogo;

. se você apresentou uma reflexão crítica, clara, organizada e pertinente aos dados levantados, como produto da análise;

. se você articulou uma correta reflexão com as teorias e conteúdos estudados durante o curso;

. se você apresentou um Planejamento Estratégico estruturado de forma clara, organizada e lógica?

. se as suas sugestões de intervenção propostas no Planejamento Estratégico são coerentes com os conteúdos estudados durante o curso;

. se as sugestões de intervenção propostas no Planejamento Estratégico são exequíveis, considerando-se a realidade da empresa estudada.

  1. Diagnóstico (3,25 pontos)

Para realizar o diagnóstico da empresa, você deverá:

  • Analisar os dados do relatório da empresa.
  • Apontar, pelo menos, uma ação realizada pela equipe que tenha alcançado os objetivos propostos para a empresa.
  • Apontar, pelo menos, uma ação realizada pela equipe que tenha impedido ou dificultado que a empresa alcançasse os objetivos propostos.
  • Elaborar um pequeno texto apresentando uma reflexão crítica para as duas ações apontadas. É preciso argumentar tendo como base os conteúdos das disciplinas do curso.

  1. Analisar os dados do relatório da empresa.

  • Com base no relatório do simulador, conseguimos identificar que todos objetivos e critérios estabelecidos pela InoVar foram cumpridos em quase todos períodos do jogo, ao qual foi proposto o objetivo de sustentabilidade, nível de qualidade do produto e satisfação dos colaboradores e clientes.
  1. Apontar, pelo menos, uma ação realizada pela equipe que tenha alcançado os objetivos propostos para a empresa.
  • Decisão de negociação com invasores;
  • Decisão de aceitação de proposta de reajuste sindical;
  • Decisão pela região de atendimento R1 e R2;
  • Decisão em investimento em p&D atingindo nível 5 de qualidade.
  1. Apontar, pelo menos, uma ação realizada pela equipe que tenha impedido ou dificultado que a empresa alcançasse os objetivos propostos.
  • A empresa decidiu contratar a consultoria para o evento de licitação no qual a mesma poderia ser inidônea e por fim, não atingir os objetivos da empresa com respeito à qualidade, sustentabilidade e meio ambiente.
  • Decisão de Antecipar os investimentos para o período 5 e inscrever a empresa no 'Prêmio de Excelência Ambiental'.
  1. Elaborar um pequeno texto apresentando uma reflexão crítica para as duas ações apontadas. É preciso argumentar tendo como base os conteúdos das disciplinas do curso.
  • Com objetivo de ampliar a nossa produtividade a decisão de negociação com invasões e reajuste de salário com proposta sindical , alavancou a produção da InoVar garantindo maior satisfação dos colaboradores, aumentando o nível de engajamento na produção e também no aumento de vendas.
  • Com objetivo de aumentar o número de vendas e captação de novos clientes, a InoVar acabou contratando uma consultoria que poderia ser inidônea para o evento de licitação. Com isso, acabamos perdendo ponto em sustentabilidade e pontuação com a preservação do meio ambiente. Também tivemos investimentos antecipados para o 5 período que fugiram do nosso escopo estratégico de aumento de nível de qualidade.

2. Planejamento Estratégico (3,25 pontos)

Supondo que você fosse eleito novamente Diretor da empresa para a próxima gestão, o que você  alteraria para que os objetivos da empresa fossem alcançados? Sugiram ações de intervenção, em formato de Planejamento Estratégico, para melhoria do resultado atual da empresa. Atentem que as ações deverão ser exequíveis à realidade da empresa.

Obs.: a resposta deve ser elaborada tendo como base as disciplinas específicas estudadas no seu curso de pós-graduação.

Planejamento de Ações Estratégicas Operacionais

Com base no projeto da ampliação da fábrica (InoVar), a fase de planejamento de ações estratégicas operacionais foi designado para atingir os objetivos de curto prazo da empresa.  Desta forma, este recurso  é usado ​​para definir prioridades e alinhar os recursos de uma forma que leva a empresa no caminho para atingir suas metas e alcançar os objetivos da organização.

Á partir dele  é possível identificar e apoiar o planejamento estratégico e também o planejamento tático da empresa. Nesse processo, os objetivos de curto prazo da empresa mais claros e de fácil entendimento. Com o planejamento de ações definidas será possível também identificar os caminhos que a empresa está seguindo e quais serão os meios para atingir cada objetivo como meta.

De acordo com as ideias propostas pela InoVar, temos um modelo prático para planejamento estratégico organizados por:

  1. Produção
  2. Equipamentos/Materiais
  3. Pessoal
  4. Estoque
  5. Times e Departamentos

Modelo de Planejamento Estratégico SWOT

[pic 1]

Modelo de Planejamento  de Portfólio Estratégico

[pic 2]

Modelo de Planejamento Estratégico Sustentável

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (277.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com