TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gest ̃ao de Projetos versus A fuga das Galinhas(Filme)

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  2.104 Visualizações

Página 1 de 5

O gerente de projetos é responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto. O gerente precisa possuir habilidades e competências específicas para motivar sua equipe, promover a comunicação entre ela e ainda ter paixão por novos desafios. Ele precisa ser responsável e ser comprometido com prazos.  O profissional que escolhe gerenciar projetos, precisa ser multidisciplinar, ou seja, ter jogo de cintura. É necessário, saber negociar. Além disto, é preciso garantir que as entregas serão feitas com qualidade.

As principais características inerentes ao gerente de projetos são:  

  • Organização

Essa habilidade é básica e essencial para o gestor de projetos. Algumas vezes o gerente terá que gerenciar mais de um projeto ao mesmo tempo, e se organização não for a sua maior qualidade, ele enfrentará alguns problemas.

  • Liderança

O líder é a pessoa que inspira e orienta a sua equipe. Ele pensa no processo das atividades, no seu modo de ver a responsabilidade deve ser dividida entre todos, inclusive ele mesmo. Ele tem um relacionamento bom com sua equipe, pois sempre escuta eles e está aberto para mudanças que sejam positivas para o projeto. O líder estimula a criatividade e motiva seus colaboradores a irem adiante, pois acredita que o bem-estar e o bom funcionamento de sua equipe é tão importante quanto os resultados.

  • Comunicação

A comunicação é o ponto vulnerável de muitos projetos. É preciso ter um processo explícito e transparente de comunicação, com incentivo à troca de ideias e opiniões das partes envolvidas. Outro ponto fundamental é ter a consciência do que deve e o que não precisa ser comunicado para equipe e stakeholders.

  • Negociação

A palavra negociação e gerência de projetos estão intimamente ligadas. Você tem de lidar o tempo todo com diferentes interesses, buscar um acordo que seja positivo para ambas as partes, convencer pessoas a fazer o que não querem, pedir mais prazo ou recursos para determinada tarefa.

  • Gerenciar crise

O gerente de projetos deve se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos nos quesitos mais importantes para o cliente é primordial para o desenrolar do projeto.

Resolução de problemas e tomada de decisão

Saber tomar as decisões é a principal função do gerente de projetos, ele terá que colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada alternativa para escolher a melhor, sempre visando o desempenho econômicos, lembrando que também existem os resultados não econômicos, como a satisfação dos membros do negócio e dos colaboradores. O bom gerente de projetos identifica os problemas e propõe soluções, age quando é necessário e lidera a equipe rumo ao sucesso.

  • Persistência

O gerente de projetos deve ser persistente, assim continuará a tentar apesar dos eventuais fracassos e poderá aprender com cada um deles. A persistência também está associada à superação de obstáculos por mais difíceis que estes sejam.

Partindo do contexto de gerência de projetos, o filme “A fuga das galinhas” relata a história de um galinheiro, o qual Sra. Tweedy é a dona, e onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela, obstinadas a fugir dessa rotina as galinhas tentam diversos planos de fuga que acabam sem sucesso. Mas quando Rocky, um galo que surge voando por cima da cerca da Granja aparece, as coisas começam a mudar.

Ginger uma das aves do galinheiro, que sempre lidera os planos, vê na chegada de Rocky uma oportunidade de fuga. Juntos os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade. No entanto, Rocky e Ginger logo se veem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para ao forno. Apesar dos erros cometidos durante a fuga e das ameaças de o plano não se concretizar, as galinhas conseguem fugir do galinheiro com sucesso.

A história do filme se assemelha a gestão de projetos ao olhar sobre a perspectiva de definição e elaboração de projetos. O galinheiro inteiro se mobiliza para realização do objetivo definido, a fuga; para concretizar o plano de fuga definem estratégias, e escolhem um líder (a galinha Ginger), dividem as tarefas, e determinam um prazo para a conclusão do plano. Abaixo segue um roteiro de projeto sob a perspectiva do filme:

  • "O Projeto da Fuga das Galinhas"

1º passo - Definição do Negócio:

 Fuga do galinheiro / venda: uma experiência de vida melhor.

2º passo - Declaração de:

        Visão - Seremos galinhas livre e teremos uma vida feliz.

        Missão - Apoiar essas galinhas com estratégia de forma a conseguirem escapar em segurança.

        Valores - Amizade, segurança, liberdade, respeito à vida, espírito de equipe, coragem.

3º passo - Análise do ambiente externo:

        Tendências - se não tomar nenhuma atitude, todas virarão torta.

        Cenário - as galinha estão em um galinheiro repleto de grades, confinadas, vigiadas por cães e uma vida sem atratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com