TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bolivia Cadastro

Por:   •  23/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  12.611 Palavras (51 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 51

Antes da colonização europeia, a região andina boliviana fazia parte do império Inca — o maior império da era pré-colombiana. O império Espanhol invadiu e conquistou essa região no século XVI. Durante a maior parte do período colonial espanhol, este território era chamado Alto Peru ou Charcas e encontrava-se sob a administração do Vice-Reino do Peru, que abrangia a maioria das colônias espanholas sul-americanas. Após declarar independência em 1809, dezesseis anos de guerras se seguiram antes do estabelecimento da república, instituída por Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825. Desde então, o país tem passado por períodos de instabilidade política, ditaduras e problemas econômicos.A Bolívia é uma república democrática, dividida em nove departamentos. Geograficamente, possui duas regiões distintas, o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do Rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano. É um país em desenvolvimento, com um Índice de Desenvolvimento Humano(IDH) médio e uma taxa de pobreza que atinge cerca de 60% da população. Dentre suas principais atividades econômicas, destacam-se a agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção como tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.A população boliviana, estimada em 10 milhões de habitantes, é multiétnica, possuindo ameríndios, mestiços, europeus,asiáticos e africanos. A principal língua falada é o espanhol, embora o aimará e o quíchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais. O grande número de diferentes culturas na Bolívia contribuiu para uma grande diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música.

http://brainly.com.br/tarefa/3569987

Bolívia nasceu na base geográfica do Tribunal Real de Charcas e a base jurídica das disposições reais e coloniais até 1810 .

Com as resoluções da Assembleia Deliberativo de 6, 7, 11 e 17 de agosto de1825 , após o decreto do Congresso Geral Constituinte, em Buenos Aires a partir de 09 de maio de 1825 que afirmava que as quatro províncias do Alto Peru , que tinha integrado o Vice-Reino do river Plate continuam em liberdade de dispor do seu destino , ele emergiu a nova nacionalidade, emancipado da Crown Royal e organizada mais tarde. Foi quando as suas fronteiras foram definidas pelo norte desde as origens do Yavari Rio , incluindo Lampa e Apolobamba à confluência do rio Madeira . Do Sul para as províncias de Salta (que disputou Tarija , anexo à província pelo rei em 17 de Fevereiro de 1807 ) do partido Toldos e Central Chaco , a leste para o território de Mato Grosso , delimitada pelos rios Madeira ,Iténez ou Guaporé e Paraguai . A oeste com o Oceano Pacífico , compreendendo Litoral Boliviano .

Bolívia foi apresentado como uma nação moderna, com cinco províncias, Potosi ,Charcas , Cochabamba , La Paz e Santa Cruz e vários territórios nacionais. Em 1825, durante o governo do marechal Antonio José de Sucre , as cinco províncias foram transformados em cinco departamentos e estes foram divididos em províncias e distritos.

O país nasceu para a vida republicana com uma suposta área de 2,363,769 quilômetros quadrados que a partir do ano 1860 começou a sofrer ajustes territoriais.

Visão geral editar ]

ajustes territoriais Bolívia

país

anos

causas

Superfície (km²)

Brasil

1860 , 1867 ,1903 e 1958

Guerras e diplomatas.Veja Acre Guerra

490430

Peru

1909

demarcações de fronteira, diplomaticamente

250000

Paraguai

de 1935

Guerra. Ver Guerra do Chaco

234 000

Argentina

1897

disputas fronteiriças, canais diplomáticos

170758

Chile

1879

Guerra. Ver Guerra do Pacífico

120000

total perdida

1265188

total circulante

1098581

TOTAL

2363769

áreas Ferrocarries da Bolívia e limítrofes.jpg: Arquivo

A Bolívia perdeu território pela guerra ou a diplomacia de acordo com a historiografia boliviana.

Actualmente, a área da Bolívia é 1.098.581  quilômetros quadrados , que ocupa o quinto lugar entre os países da América do Sul atrás de Brasil , Argentina , Peru e Colômbia.

No momento da sua independência, a Bolívia tinha 2,363,769 km². Em relação ao seu território atual, a diferença é de 1.265.188 quilômetros quadrados, o que é um pouco mais de 1,15 vezes.

Guerras e perdas por via diplomática editar ]

Com Brasil editar ]

Os limites orientais editar ]

De acordo com o uti possidetis fronteiras orientais com o Brasil pertencia ao Vice-Reino do Rio da Prata , no Governo de Chiquitos e do Governo do Moxos ; ou seja, até 1825 os limites da Bolívia com o Brasil seria -de norte a sul dos vales de Madera, rios Items ,Yaurú e rio Paraguai , com uma pequena fronteira seca na área denominada Serere entre as cabeceiras dos itens e Yaurú; mas nos últimos anos do domínio espanhol orealista governador intendente de Chiquitos solicitado a anexação de a toda a região de Chiquitos do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve ; somente a ameaça de um ataque pelas tropas sob Bolívar e o fato de que lusobrasileños deve simultaneamente enfrentar a resistência da Província Oriental e uma iminente guerra com a Argentina fez Português e brasileiros voltou para o novo Estado boliviano o maior parte da região tinham ocupado, mantendo territórios oeste e sul dos rios mencionados; em vigor após 1825 o Brasil foi consolidada com a fronteira geodésica seca no nordeste do Chaco Boreal . Ainda mais complicada a situação que em 1811 o Estado paraguaio reivindicou a maior parte do Chaco Boreal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.3 Kb)   pdf (575.3 Kb)   docx (870.2 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com