TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadastro De Fornecedores

Exames: Cadastro De Fornecedores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

A escolha dos fornecedores de matéria-prima ou de produtos tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam, e quais são os mais adequados para o negócio que está sendo planejado. 

É recomendável a criação de um cadastro com mais de um fornecedor por produto, para que não haja a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento.

É importante lembrar que os fornecedores devem suprir as necessidades inerentes ao negócio, minimizando os estoques e atendendo suas solicitações nos prazos estabelecidos.

Como o desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa, o ideal é que seja encarado como um "sócio" e, dessa forma, o relacionamento deve ser do tipo ganha-ganha.

"Espremer" o fornecedor não é uma boa estratégia de longo prazo, pois pode comprometer o relacionamento e a viabilidade de fornecimento.

A parceria deve pressupor um alinhamento de objetivos e confiança e ser baseada em princípios de qualidade, excelência e responsabilidade, que devem ser negociados no estabelecimento da parceria. 

2. O que é Cadastro de Fornecedores?

- Uma coletânea de dados, um arquivo, um banco de dados que reúne todas as informações possíveis de seus fornecedores potenciais interessados em participar do processo de comercialização

- Um banco de dados estruturado na qualificação e analise de desempenho dos fornecedores e que, mais importante ainda, pode oferecer informações atualizadas e confiáveis.

3. Qual sua importância?

A partir do cadastro e da classificação de cada empresa, poderemos obter de forma rápida e direta a relação de determinados tipos de empresas (ex: fornecedor de mão de obra, comprador de café, fornecedor de material de construção, etc.) para efeito de realizarmos cotações de preços e busca de produtos. Otimizando as buscas e pesquisas, validar informações de forma rápida e eficiente. Os cadastros são tão importantes que atualmente têm departamentos especializados nas empresas.

4. Para que serve?

- Fundamental saber de quem comprar, uma vez que o cadastro oferece as informações iniciais para a aquisição.

- Possibilitar uma maior e saudável competitividade entre os fornecedores, com a consequência de se potencializarem as probabilidades de melhores propostas.

- Para garantir um leque de fornecedores com padrão acima do mínimo necessário.

- antecipar-se às necessidades de aquisição da empresa

- Acompanhar e manter o relacionamento de fornecedores com a organização. 

- Identificar novos fornecedores a serem consultados em futuras prospecções.

5. Fatores que devem ser analisados para a escolha de um fornecedor: 

· Distância física;

· Referências;

· Custo do frete;

·

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com