TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Burocracia na Sociedade Brasileira

Por:   •  21/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

A Burocracia e a Sociedade Brasileira

Após leitura e análise de cada um deles, responda as seguintes questões:

1) Que disfunções da burocracia aparecem nos textos? Descreva cada uma delas.

R- A demora nos processos de registros e patentes, a demora para empresários abrirem empresas, os altos impostos cobrados, os excessos de burocracias que existem no Brasil e as fraudes que alguns fiscais cometem.

2) Por que o atraso na obtenção das patentes atrasa a produção de remédios no Brasil?

R- Pois a patente é como se fosse uma receita usada para implementar a ideia, podemos usar um exemplo bem básico, a Universidade os acadêmicos são a patente da Universidade.

3) Em relação ao texto sobre os concursos no Brasil, você concorda com os resultados do estudo? Por quê? Você acredita que a proposta dos pesquisadores é aplicável à realidade brasileira? Pesquise os critérios e princípios que norteiam a gestão pública no Brasil e também o que diz a Constituição Federal sobre os concursos. Justifique sua resposta.

R- Sim concordo, pois muitas das vezes fazem uma entrevista ou uma prova pro emprego sem ter muito assuntos sobre o cargo que o participante ira exercer, ou seja, acabam contratando alguém às cegas pois não se tem a prova de que o participante tem capacidade ou não para aquele tipo de serviço. Para sair satisfeito com sua contratação tendo em mente que o contratado exercerá sua devida função.

4) Sobre o texto que retrata a ‘burocracia’ na abertura de novas empresas: Quantos dias e quais os passos e documentos necessários para a abertura de uma empresa no Brasil? Qual o tempo médio para isso em outros países?

R- No Brasil são 3 meses para abrir uma empresa onde no mesmo exige a contratação de um advogado e um contador, no exterior são 4 dias.

5) Em relação ao texto sobre o sistema tributário no Brasil: que impostos uma empresa paga no Brasil?

R- Brasil é conhecido como o país que mais paga impostos, entre eles então:

Impostos de Renda Pessoa Jurídica

Impostos sobre produtos industrializados

Contribuição para o programada de integração social

Contribuição social sobre o faturamento de uma empresa

Impostos sobre importações

6) Sobre o texto acerca da construção das obras para a Copa: qual o procedimento que o setor público brasileiro deve seguir para a contratação de um projeto, como uma obra, por exemplo? Que lei regulamenta isso no Brasil?

R- Licitação é o procedimento administrativo para a contratação de serviços ou aquisição de produtos pela Administração Pública. Sendo regulada pela Lei ordinária N 8.666/93, visando proporcionar a melhor contratação.

7) "Burocracia atrapalha. Onde se cria muita dificuldade, há sempre alguém vendendo facilidades." (Lori Tansey). Discuta a frase à luz das ocorrências relativas ao texto sobre a tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria.

R- Com a muita burocracia, acaba-se oferecendo propina para os fiscais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com