TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Por:   •  14/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente relatório tem a intenção de documentar minhas experiências do estágio de Educação Infantil, onde vivenciei na prática, tudo que tenho aprendido na teoria. O estagio teve início a 02 de março de 2016 e o seu termo a 23 de junho de 2016, duração de 300 horas. 

O estágio é de suma importância para a formação profissional, haja vista, que é um dos primeiros momentos em que o acadêmico tem a oportunidade de se relacionar com o cotidiano escolar e de aliar a teoria à prática.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio supervisionado na Educação Infanti tendo como Professora regente Aide dos Santos Ferreia, monitora lais     e pelas estagiarias Advane Martins da Cruz, Ivone Aparecida Gergil e Lucineia Ferreira da Silva Vieria foi concretizado na Creche Casulo Criança Feliz, situada na Praça da Matriz nº: 39  , bairro: centro  na cidade de Serra Azul de Minas, que  atende crianças  infantil.

A creche                                       foi constituída na data de 17/02/1998, se trata de uma instituição pública.  Atende uma demanda de                 alunos dividido entre dois turno matutino e vespertino,                               as  crianças atendidas tem entre                     anos de idade.

A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 às 16:00h horas . A creche possui 04 salas de aula, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 brinquedoteca 0 03 banheiros e patio interno. Seu corpo docente é composto por uma 01 coodenadora, professores três

A sala de aula é bastante ampla e confortável, com boa iluminação e ventilação. Possui ainda mobiliário adequado, armário para guardar materiais, ,mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos. Nas paredes da sala estão expostas O cartaz de boas vindas, dos aniversariantes, ajudante do dia , como ta o tempo , chamadinha/lista de nomes dos alunos. Calendario, alfabeto colorido e vogal, combinado da turma os números de 1 a 10, 01 televisão e DVD.

A Rotina Observada

Realizei a observação, na Educação Infantil, no turno da tarde. A sala conta atualmente com 24 alunos, frequentando diariamente, na faixa etária de 04 anos. Na inicio da aula os alunos juntamente com a professora fazem atividades de rotina todos os dias oração incial, musica de entrada, corrigir o dever, tempo livre-conversa informal, chamada, sorteio do ajudante do dia, observação do tempo, colorir calendendario e contar quantos somos hoje. A professora conduz a aula com organização e promove atividades que favorecem o aprendizado, busca formas diferenciadas de ensinar os educandos, promovendo o lúdico e tornando prazeroso o ingresso diário à escola.

Na hora do lanche fazem uma oração e cantam uma música, logo após tomam o lanche vão brincar. No término do recreio é formada uma fila, seguida faz a escovação, tomam água vão ao banheiro e retornam a sala. A professora continua a aula com uma história, neste momento percebi o grande interesse que o grupo demonstrou por ouvir e ver diversas maneiras de se contar histórias com: livros, CD’s, DVD’s favorecendo momentos de prazer entre todos. Logo após o conto os alunos continuam suas atividades diárias. Vai chegando a hora de ir embora, a professora explica o dever de casa e os alunos vão brincar com jogos e brinquedos no cantinho da sala a espera de seus pais. A professora valoriza muito o brincar, permitindo que os alunos contribuam e os professores se renovem e inovem. O estágio para mim foi uma experiência maravilhosa, só confirmei o que já tinha certeza, Educação infantil é um sonho que está preste a virar realidade.

Objetivo

O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aperfeiçoar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em ocasiões reais de trabalho. O estágio possibilitou vivenciar vários momentos fundamentais para contribuir com minha Formação Docente, assim como também a aprendizagem dos alunos.

Minha experiência indica que crianças que se sentem bem na escola, que gostam do trabalho desenvolvido, que têm prazer em aprender, são mais felizes e aprendem melhor.

Quando cheguei para realizar a observação fui recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelas crianças. Durante o estágio, pude observar que as aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora. Um dia inesquecível para mim, foi o dia do meu aniversario pela a surpresa quando cheguei a turminha com baloes cantando parabens,fiquei encantada.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de pensar sobre quais práticas vamos escolher no futuro, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É o momento de conhecer, avaliar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com