TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIENCIA POLITICA

Por:   •  28/3/2022  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NUCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

Aluna: Idaiane Soares Costa

Ciência política


A ciência política é o campo das ciências sociais, que estuda a estrutura das regras de convivência entre as pessoas de um grupo. A política se dedica a compreender e moldar os conceitos de estado, governo e organização política. Também pode estudar outras instituições que interferem direta ou indiretamente nas organizações políticas, como organizações não governamentais, igrejas e empresas. Alguns teóricos restringem os objetos de pesquisa da ciência política ao âmbito nacional, enquanto outros teóricos acreditam que os objetos de pesquisa da ciência política são mais amplos e têm poder. De um modo geral, o que deve ser estudado neste campo.

Existe um grande campo de pesquisa em ciências humanas denominado ciências sociais. As ciências sociais são compostas por sociologia, antropologia, psicologia social, economia e ciência política. A ciência política é uma parte da ciência social, dedicada a compreender as formações políticas estruturais estabelecidas pela humanidade para garantir a coexistência pacífica em uma grande sociedade. A política é responsável por compreender e moldar as questões relacionadas ao poder social e estabelecer normas e disciplinas para o funcionamento geral das instituições sociais, da economia, do Estado e do sistema jurídico. A ciência política é responsável por fornecer meios intelectuais e teóricos de ação para seres humanos e instituições que sejam benéficos para a vida coletiva.

Desde os tempos antigos, os humanos criaram um mecanismo de poder para garantir uma certa estrutura de organização social. Embora ainda não houvesse ciência política na Grécia ou Roma antigas, os textos de legisladores, governantes e filósofos (como Platão e Aristóteles) mostravam um esforço intelectual para compreender e organizar o ambiente político. Durante o Renascimento, o filósofo e teórico político Nicolau Machiavelli (Nicolau Machiavelli) realizou pesquisas sobre como os governantes deveriam se comportar e esclareceu sua teoria no livro "Príncipe", "Príncipe" É uma fonte bibliográfica básica para a pesquisa em ciência política. No século 16, o jurista e teórico político francês Jean Bodin fez contribuições importantes para a compreensão dos mecanismos autoritários.

No século XVII, percebemos a importância das teorias do filósofo e teórico político Thomas Hobbes na defesa da estrutura política do absolutismo. Ainda no século XVII, foi o filósofo britânico John Locke quem avançou consideravelmente no estudo da teoria política e defendeu o liberalismo político necessário para permitir o desenvolvimento socioeconômico. Esse liberalismo é incompatível com as velhas políticas autocráticas. No século 18, teóricos do Iluminismo francês, filósofos como Montesquieu e Voltaire foram os responsáveis ​​pela atualização da teoria política e defenderam uma concepção mais justa de Estado, que expandiria a cidadania para mais pessoas. Desde então, o conceito tripartido de liberdade individual e poder político dentro de um país democrático tem sido defendido (uma ideia proposta por Montesquieu).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com