TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

1. Com base no que foi estudado, apresente, com suas palavras, o conceito de comunicação, destacando a importância desta para a sobrevivência das organizações.

Comunicação é a transmissão de informações e significados de uma parte para outra ou de uma pessoa para outra utilizando canais específicos. Comunicação também significa diálogo, discussão, compartilhamento de informações. Todavia a Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada.

Sabemos que uma comunicação eficiente é o fator mais importante no sucesso de uma empresa. Todavia a comunicação se bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e clareza, sendo ela a responsável pelo desenvolvimento humano e da organização. Nesse sentido percebe-se que a comunicação organizacional é de extrema importância para as organizações, pois visa passar informações, tomadas de decisões corretas e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes.

Sendo assim a prioridade da comunicação nas organizações é solucionar problemas, gerar e facilitar a compreensão entre pessoas com diferentes pontos de vista, porém ela pode e deve ser utilizada para estimular, motivar e melhorar a imagem da empresa.

2. Descreva o processo de comunicação, destacando, na sua área de trabalho, como se identificam as diversas etapas.

Processo de comunicação representa todas as etapas responsáveis pela transmissão de informações. Portanto, para que aconteça o processo de comunicação, é necessária a participação dos seguintes componentes: emissor, mensagem, canais de comunicação, receptor e feedback.

Na minha área de trabalho, as diversas etapas se identificam da seguinte forma:

A mensagem é a informação ou assunto a ser transmitido: nesta etapa já se tem uma idéia ou um propósito que será transmitido.

Os canais de comunicação são os meios utilizados para transmitira informação, como escrita, sinais, fala, desenhos, mídia eletrônica: nesta etapa é utilizada escrita, fala e a mídia eletrônica, ou seja, a transmissão da informação é feita através de comunicação oral, fixados em mural e transmitidos via email.

O emissor é aquele que envia a mensagem, veiculando a informação: nesta etapa o emissor geralmente é a diretora ou a Secretaria de Educação.

O receptor, ou seja, a pessoa a quem se destina a mensagem é responsável por decodificar, interpretar e captar a mensagem: nesta etapa as secretárias entendem corretamente o que se quis dizer a mensagem e as transmitem para os demais funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com