TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL VOLKSWAGEN

Por:   •  29/6/2017  •  Monografia  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

No cenário atual altamente competitivo do meio empresarial, a comunicação empresarial é considerada uma ferramenta estratégica para obtenção de melhores resultados. Pois é ela quem garante um bom relacionamento dos colaboradores e seu alinhamento com os objetivos da empresa, além de ser responsável por cuidar da imagem positiva da empresa perante a sociedade, governo, clientes e público em geral e torna mais próximo o relacionamento com fornecedores, parceiros e prestadores de serviços.

No caso da Volkswagen a comunicação e exercida amplamente em seus ambientes, interno e externo. Através do envolvimento de diversos profissionais e de uma diretoria dedicada ao assunto, a empresa utiliza dos mais variados canais de comunicação.

Em sua comunicação interna formalmente instituída, dentre os principais meios utilizados estão:

Intranet -  meio por qual os colaboradores acessam um portal da empresa e se comunicam com departamentos, superiores e subordinados a respeito de assuntos rotineiros relacionados ao desenvolvimento do trabalho;

Ramais – também utilizados para comunicação entre colaboradores de diversos departamentos;

Publicações como o “Jornal Volkswagen” -  veículo pelo qual os colaboradores são informados sobre as estratégias, novidades e mudanças que ocorrem na empresa;

Mural de Avisos – forma tradicional de comunicação em muitas empresas.

Utilizando dos meios citados a empresa foca em três características fundamentais para que a comunicação seja efetiva: velocidade, regularidade e atratividade das informações.

Para garantir que os valores da empresa sejam do conhecimento de todos os colaboradores são disponibilizadas cartilhas com códigos e políticas.

Visando manter seus colaboradores motivados e alinhados com as estratégias, a empresa criou o programa “Geração de Ideias”, que dá a oportunidade aos colaboradores de sugerirem ideias e projetos que indiquem soluções para racionalizar o trabalho, aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar processos e fortalecer a competitividade. Através do projeto a empresa premia seus colaboradores, estimulando a criatividade e a participação nas decisões.

Outro meio de comunicação utilizado para manter um bom relacionamento com seus colaboradores é um canal direto de representantes internos dos trabalhadores da empresa e a alta gestão, onde acontecem reuniões periódicas a respeito de assuntos trabalhistas, evitando qualquer decisão que possa prejudicar seus colaboradores.

Com seus fornecedores, parceiros e prestadores de serviços a empresa se comunica através de publicações específicas e portais na internet, além de linhas diretas por meio telefônico, estreitando o relacionamento e alinhamento com as estratégias da empresa.

 A comunicação entre matriz e filiais ocorre através de um PABX Virtual com cerca de 800 ramais interligando através de fibra ótica todas as suas unidades mundiais, além do encontro que ocorre anualmente em sua matriz, reunindo executivos e trabalhadores de todas as unidades onde se discutem as estratégias da empresa.

A comunicação externa da empresa ocorre por diversos canais, cada um direcionado a um público específico.

Para se comunicar com seu público alvo e promover seus produtos, a empresa investe em campanhas em diversos meios de comunicação, o principal meio e a internet, a empresa usa de ferramentas tecnológicas para dirigir as campanhas, em redes sociais, baseada nas preferências e estilo de vida dos consumidores, oferecendo assim o produto mais indicado para aquele consumidor.

Além disso há grande preocupação em manter a imagem da empresa, para garantir a satisfação dos consumidores, possui canais de atendimento ao cliente, buscando sanar quaisquer dúvidas e problemas que possam surgir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com