TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.592 Palavras (15 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 15

CONTABILIDADE

        A contabilidade se faz importante no dia a dia de toda organização, pois é através dela que podemos avaliar e analisar a situação financeira da empresa.

        De acordo com Crepaldi (2002, p. 20), “a Contabilidade é um dos principais sistemas de controle e informação das empresas. Com a análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, é possível verificar a situação da empresa”.

A Contabilidade é uma ciência social, pois estuda o comportamento das riquezas que se integram no patrimônio, em face das ações humanas. Contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisões. (Marion, 2006, p. 25).

        Para Ribeiro (2009, p. 3) “o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas. Seu objetivo é permitir o estudo, o controle e a apuração de Resultados diante dos fatos decorrentes da gestão do Patrimônio das entidades econômico-administrativas”.

        A gestão de uma empresa necessita de uma boa estrutura de informações, e a contabilidade é uma delas.

2.2.1.2 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

        Fazem o uso da informação contábil desde os sócios e acionistas até os clientes.

        A contabilidade traduz dados produzindo relatórios e demonstrações contábeis que ficam disponíveis aos usuários internos e externos da organização.  (CREPALDI, 2002, p. 30).

        Ainda para Crepaldi (2002, p. 30) “os usuários internos são representados pelos diferentes níveis da administração, e os externos são os acionistas, bancos, fornecedores e clientes e as próprias autoridades normativas ou fiscalizadoras”.

        Os usuários são pessoas físicas e/ou jurídicas que utilizam a informação contábil para controlar a movimentação de seu patrimônio bem como aqueles que tenham interesse nesse controle, na avaliação da situação patrimonial, na análise do desempenho da empresa, etc. Podemos demonstrar como exemplos dos tipos de usuário os sócios, acionistas, gerentes, clientes, entre outros. (RIBEIRO, 2009, p. 5).

2.2.1.3 FUNÇÃO DO CONTADOR

        É de extrema importância o papel do contador em uma organização, afinal, são os dados que ele fornece que irão deixar clara a situação da empresa.

        O contador é o profissional com formação superior em Contábeis, sua função básica é fornecer informações úteis aos usuários da contabilidade, para que estes possam tomar as decisões corretas. (MARION, 2006, p.25).

O contador, conforme consta do artigo 2° da Resolução CFC n°. 560/1983, que dispõe sobre as prerrogativas profissionais do contabilista, ele pode exercer suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica definida pela legislação, exercendo qualquer tipo de função. (Ribeiro, 2009, p.5).

        Infelizmente para alguns, a função do contador está distorcida e está voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco. (MARION, 2006, p. 27).

2.2.1.4 TOMADA DE DECISÕES

        A partir dos dados enviados pela contabilidade, a organização terá uma tomada de decisão mais precisa e correta.

        Segundo Crepaldi (2002, p. 31), “a contabilidade é um ramo do conhecimento humano que trata da identificação, avaliação, registro, acumulação e apresentação dos eventos econômicos de uma entidade, seja ela industrial, financeira, comercial, agrícola, pública etc.”.  

        A contabilidade tem com o objetivo permitir a tomada de decisão por seus usuários por meio de seus sistemas de informação. (CREPALDI, 2002, p.31).

        Marion (2006, p. 24) diz que estamos vivemos em um momento em que aplicar os recursos escassos disponíveis com a máxima eficiência tornou-se difícil. A experiência e o feeling do administrador não são mais fatores decisivos; necessita-se de um elenco de informações reais, que darão rumo às decisões. Estas decisões, por sua vez, estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade.

        

2.2.1.5 DECISÕES DO AMBIENTE DA ENTIDADE E DECISÕES FORA DO AMBIENTE DA ENTIDADE

        Marion (2006, p. 23) diz que os responsáveis pela administração tomam decisões vitais para o sucesso do negócio, e para isso necessitam de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão. Decisões tais como comprar ou alugar uma máquina, preço de um produto, contrair uma dívida a longo ou curto prazos, quanto de dívida contrairemos, que quantidade de material para estoque deveremos comprar, reduzir custos, produzir mais...

        A administração pode contar com a ajuda da contabilidade para tomar decisões, afinal é na contabilidade que são coletados todos os dados econômicos e elaborados os relatórios que irão auxiliar no processo de tomada de decisão. (MARION, 2006, p. 24).

2.2.2 EVIDENCIAÇÕES CONTÁBEIS

2.2.2.1 EVIDENCIAÇÕES CONTÁBEIS

        O significado da palavra evidência da língua portuguesa nada mais é do que tornar evidente, provar, demonstrar. Evidenciações Contábeis, consequentemente, são responsáveis por tornar públicas informações relacionadas à situação econômico-financeira das empresas analisadas.

        O artigo 176 da Lei nº 6.404/ 1976 estabelece que a diretoria da empresa deva elaborar, ao término de cada exercício social, as seguintes demonstrações financeiras: Balanço patrimonial, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixas (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA). (RIBEIRO, 2009, p.296).

2.2.2.2 RELATÓRIOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS

        De acordo com Iudícibus e Marion (2000, p. 21) um relatório contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade. Ele objetiva relatar às pessoas que utilizam os dados contábeis os principais fatos registrados por aquele setor em determinado período. Também conhecidos como informe contábeis, distinguem-se em obrigatórios e não obrigatórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (171.4 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com