TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE DO AGRONEGÓCIO

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

3. Atividades (roteiro de perguntas)

Etapa 1 – Preparação para o estudo

Após a leitura integral do CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola (Anexo 1) responda as questões seguintes:

1.O que é o CPC 29?

O CPC 29 é o pronunciamento técnico relativo ao tratamento contábil e às divulgações dos ativos biológicos e produtos agrícolas.

2.O que são os ativos biológicos?

Um ativo biológico é um animal e/ou uma planta vivos sujeito à transformação biológica, ou seja, passa pelos processos de crescimento, degeneração, produção e procriação que geram mudanças nesse ativo.

3. O que são a produção agrícola e a transformação biológica de acordo com o CPC 29?

Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.

Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.

4. O que é o valor justo?

Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

5. Diferencie “ativos biológicos”, “produto agrícola” e “Produtos resultantes do processamento após colheita”. Apresente exemplos de cada item para justificar a sua resposta.

Ativos biológicos é um animal e/ou uma planta, VIVOS. Exemplos: carneiros, plantação de árvores para madeira, gado de leite, porcos, cana-de-açúcar.

Produto agrícola é um produto colhido de ativo biológico da entidade. Exemplos: lã, árvore cortada, leite, carcaça, folha colhida.

Produtos resultantes do processamento após colheita é a matéria-prima sendo tratada para futuramente ser vendida. Exemplos: fio, tapete, tora, queijo, salsicha, presunto.

Etapa 2 – Análise das divulgações da Brasil Agro S.A.

Acesse os Demonstrativos Financeiros (Anexo 2) e o Relatório de Sustentabilidade (Anexo 3) da Brasil Agro (2018) e analise-os conforme os direcionamentos apresentados na sequência. O conhecimento obtido na etapa anterior é fundamental para a resolução das questões abaixo.

1. Quais atividades agrícolas são exploradas pela empresa?

Pecuária, atividade agrícola.

2. Das atividades agrícolas exploradas pela empresa derivam produtos agrícolas? Justifique sua resposta apresentando exemplos extraídos dos Anexos 2 e 3.

Sim. – reflexo do resultado da produção de grãos e cana-de- -açúcar e das ações colocadas em prática durante os dois últimos anos: (i) atividades de pecuária – encerramos o exercício com 20 mil cabeças de gado, (ii) incorporamos áreas maduras na operação (via aquisição e arrendamento), (iii) arrendamos a terceiros áreas com maior volatilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com