TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E BALANÇO PATRIMONIAL

Por:   •  7/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 8

ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – EMPREENDEDORISMO

JULIO CEZAR ARRUDA

LARISSA CAROLINE CARVALHO

MARINA MACHADO AQUINO

ROSIMARA CORREA

CONTABILIDADE E BALANÇO PATRIMONIAL

TANGARÁ DA SERRA – MT

NOVEMBRO / 2017

JULIO CEZAR ARRUDA

LARISSA CAROLINE CARVALHO

MARINA MACHADO AQUINO

ROSIMARA CORREA

CONTABILIDADE E BALANÇO PATRIMONIAL

Trabalho em forma de projeto de pesquisa apresentado como requisito regulamentar obrigatório para obtenção de nota semestral em Administração, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNEMAT.

Orientador: Adervaldo Chaves Ribeiro

TANGARÁ DA SERRA – MT

NOVEMBRO / 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------- 04

        1. Contabilidade -------------------------------------------------------------------------------- 05

        2. Balanço Patrimonial ------------------------------------------------------------------------ 05

        2.1 Patrimônio ---------------------------------------------------------------------------------- 06

        2.2 Alterações na Estrutura do Balanço Patrimonial -------------------------------------- 07

        CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------- 09

        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA --------------------------------------------------------- 10

INTRODUÇÃO

        Desde os primórdios da civilização, a contabilidade tem se apresentado como instrumento de mensuração das atividades empresariais, capaz de demonstrar a qualquer tempo a situação financeira e econômica de uma entidade, o patrimônio sempre se apresentou como objeto de mensuração pela contabilidade durante todo seu período histórico, compreendendo o período antigo, passando para o período medieval, para o período moderno até os dias atuais, denominado de período científico.

        Com a globalização da economia, a busca por maior competitividade e um sistema de gerenciamento ou de desempenho constante que possa identificar, recolher, analisar, armazenar e distribuir informações de modo agregar valor ao negócio.

1. CONTABILIDADE

A contabilidade é considerada um conjunto ordenado de conhecimentos, com objetivo e finalidade definido, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano. Define-se como finalidade estudar e controlar o patrimônio das entidades, para fornecer informações sobre sua composição e suas variações, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias a ação administrativa, em como a seus titulares (proprietários do patrimônio), as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.         Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram aqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro, ou seja, os dados coletados são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando, assim, os relatórios contábeis. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

2. BALANÇO PATRIMONIAL

        

        É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data a posição patrimonial e financeira da Entidade, exibe os recursos obtidos pela entidade (passivo e patrimônio líquido) e os investimentos realizados no (ativo), ordenados segundo sua liquidez. O ativo compreende todos os recursos (bens ou direitos) que poderão gerar riqueza para entidade.

O Balanço Patrimonial é o mais importante relatório gerado pela contabilidade, através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim de cada ano ou em qualquer data prefixada, no final de cada período social, geralmente de um ano, as empresas devem elaborar e publicar, com base na escrituração contábil os demonstrativos, constitui-se em duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do Ativo e a coluna do lado direito é a do Passivo (determinado por convenção).

  • Ativo (lado esquerdo): são discriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor monetário (aspecto quantitativo).
  • Passivo (lado direito): são discriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária.
  • Patrimônio Líquido: também no lado direito são discriminadas as obrigações para com a empresa, são os recursos que os acionistas, sócios investiram na entidade.

        

2.1 Patrimônio

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma pessoa ou a uma entidade, ou seja, o patrimônio varia em grandeza de complexidade, segundo o grau da riqueza de seu titular, podemos afirmar que todos os indivíduos possuem patrimônio, mesmo que composto de bens de ínfimo valor. São considerados apenas os bens, direitos e obrigações que podem ser avaliados em moeda, os bens e direitos são considerados a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo, já as obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com