TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade - é uma ciência que possibilita por meio de suas técnicas o controle permanente do patrimônio das empresas registrando, calculando as movimentações financeiras e analisando todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma empr

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade: é uma ciência que possibilita por meio de suas técnicas o controle permanente do patrimônio das empresas registrando, calculando as movimentações financeiras e analisando todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma empresa.

Patrimônio: é formado por meio do acumulo de bens naturais ou culturais de determinado lugar, região, país e etc. É um conjunto de bens, direitos e obrigações.

Os bens é tudo aquilo que representa uma utilidade para o homem e que tem um valor conforme sua serventia.

Tem o direito de receber pela venda de seu produto ou prestação de serviço.

E obrigações são dividas ou compromissos para com terceiros, como aluguel a pagar, imposto a recolher, salários a pagar para seus funcionários e etc.

2. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: empresas e instituições.

Empresas: É aquela que se constitui jurídica e legalmente, com o intuito de aplicar o seu capital no consumo, produção e distribuição de riquezas para obter determinados lucros.

Instituições: são aquelas que têm fins sociais. Essas instituições têm por objetivo o bem estar de todos, exemplo, hospitais e asilos.

3. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos seguintes conceitos: Ativo e Passivo.

Ativo: é um conjunto de bens e capitais de pessoas ou empresas, pode ser imóveis, estoque, equipamentos e etc. É a parte positiva do patrimônio.

Passivo: é formado pelas obrigações a pagar, ou seja, os valores devidos a terceiros, que constitui a parte negativa do patrimônio.

4. Responda de maneira clara e objetiva a respeito dos principais grupos que compõem o Ativo e Passivo.

Ativo Circulante: é uma referencia aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo. Pode ser considerado circulante dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, deposito bancário, mercadorias, matérias- primas e etc. Ativo circulante é aquele que ira se realizar até o final do exercício social seguinte ao balanço que esta sendo elaborado e é equivalente ao “capital em giro”.

Ativo não circulante: diz respeito aos ativos que a empresa possui e realizará a longo prazo ou não tem intenção de se desfazer. São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

Passivo circulante: correspondem as obrigações da empresa que deverão ser pagas até o fim do exercício seguinte. O grupo de contas classificadas no passivo circulante é: empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais, fornecedores, outras obrigações e provisões.

Passivo não circulante: são contabilizadas as obrigações da instituição que deverão ser liquidadas após o exercício social seguinte.

Patrimônio líquido: é a diferença entre bens e direitos e as obrigações, que exprimem a riqueza do proprietário ou acionista da entidade. Os lucros e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com