TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E SEUS PRINCÍPIOS

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade de custos e seus princípios.

Princípios contábeis são um conjunto de normas que representam a essência das teorias e teorias relacionadas a esta ciência. Portanto, os princípios contábeis regem a operação do setor, e o respeito por esses princípios é uma condição de legitimidade segundo as normas brasileiras de contabilidade. A contabilidade de custos é um dos campos da ciência contábil que apresenta maior desenvolvimento teórico, o que, por sua vez, reflete as aplicações práticas da empresa nos últimos anos. É uma das melhores e mais utilizadas ferramentas para a gestão empresarial e proteção das leis tributárias que atendem aos requisitos legais e fiscais.

• 06 princípios contábeis relacionados ao custo:

1. PRINCÍPIO DA REALIZAÇÃO DA RECEITA

Esse princípio determina que a confirmação contábil seja feita no resultado (lucros e perdas) apenas quando a receita for realizada. Geralmente, a realização da receita ocorre quando a propriedade de bens ou serviços é transferida para terceiros.

2. PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA OU DA CONFRONTAÇÃO ENTRE DESPESA E RECEITA

Isso é importante para a contabilidade de custos, pois após a confirmação do RECEITA, ele deduz todo o valor (receita menos despesas) que representa o esforço para atingir a meta.

3. PRINCÍPIO DO CUSTO HISTÓRICO COM BASE DE VALOR

Este princípio tem várias consequências. Os ativos são contabilizados de acordo com seu valor de entrada original, ou seja, registros históricos. Antes de realizar a transferência de renda e propriedade, todos os esforços devem ser baseados em custos históricos. Este princípio também está intimamente relacionado ao princípio da competência.

4. PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA OU UNIFORMIDADE

Se houver várias formas alternativas de registros contábeis para o mesmo evento, e todas forem válidas sob os princípios geralmente aceitos, a empresa deve adotar por unanimidade uma delas. Isso significa que o método alternativo utilizado deve ser sempre utilizado, e a entidade não pode alterar o padrão em cada período

5. PRINCÍPIO DO CONSERVADORISMO OU PRUDÊNCIA

O conservadorismo é quase um código de conduta que exige que os contadores adotem um espírito preventivo. Se tiver motivos para suspeitar que deseja usar ATIVOS para fazer frente a certas despesas ou reduzir o patrimônio líquido. Deve sempre tomar precauções. Por exemplo, quando houver dúvidas sobre a cobrança dos bens, o resultado deve ser baixado (provisão para perdas). O valor do estoque deve ser baseado no custo de compra ou fabricação do produto. Para aqueles que são deduzidos da realização da RECEITA na venda de mercadorias pelo valor de mercado, aqueles cujos lucros são dominantes são sempre conservadores.

6. MATERIALIDADE OU RELEVÂNCIA

Esse é outro padrão contábil extremamente importante para o custo. Para os itens que representam uma pequena parte do valor monetário da despesa total, haverá um tratamento mais rígido.

Consideração final:

A contabilidade de custos abrange vários tópicos extremamente importantes para a contabilidade. Sendo assim, com todos estes princípios mostrados acima fica mais fácil captar todos as informações necessárias a serem aplicados em uma organização para o melhor desempenho evitando possíveis perdas. Caso todas empresas seguissem a risco poderiam ter tido uma outra chance de reerguer seu negócio. O principio que mais chamou atenção da nossa dupla foi o, PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA, pois nos mostra que o fato de que as receitas e despesas devem ser incluídas no cálculo do resultado da empresa no período em que ocorrem, e são realizadas sempre no mesmo momento quando relevante, independentemente de recebimento ou pagamento. Certamente é uma forma de manter o controle do orçamento e fazer projeções financeiras para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com