TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  24/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 10

ESAMC

DENER DA SILVA LOPES

CONTABILIDADE

Santos

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                03

2 DESENVOLVIMENTO                03

2.1 DEFINIÇÃO DE PATRIMÔNIO                03

2.1.1 Bens                03

2.1.2 Direitos                04

2.1.3 Obrigações                04

2.2 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS                05

2.3 ESCRITURAÇÃO, RAZONETE E BALANCETE                05

2.4 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA                07

2.5 ESTOQUE                07

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS                08

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                09

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é o estudo que visa registrar, coletar, resumir, relatar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer finalidade. O presente trabalho visará a explicação de determinados assuntos fundamentais para a compreensão da importância da contabilidade.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Definição de Patrimônio

No começo, quando se trata de patrimônio, acreditamos que é tudo o que a pessoa tem isto na verdade deve ser denominado como posses. No entanto, com a evolução das relações comerciais, os direitos e obrigações dos indivíduos também foram adicionados ao patrimônio. Portanto, patrimônio são o conjunto de ativos, direitos e obrigações.

[pic 1]

2.1.1 Bens

Esses são os itens que podem ser avaliados monetariamente e podem ser usados, trocados ou vendidos. Os produtos são úteis porque são os que satisfazem as necessidades de seus proprietários. A seguir, temos a classificação de bens na contabilidade:

  • Bens de Permanentes

São aqueles que possuem vida longa, e são de utilidade da empresa, por isso não podem ser vendidos.

  • Bens de Consumo

Também são adquiridos para uso da empresa, mas possuem prazo de vida curto.

  • Bens Móveis

São capazes de serem removidos sem alterar seu formato ou estado físico.

  • Bens Imóveis

São aqueles que se deslocados terão que ser total ou parcialmente danificados.

  • Bens Tangíveis

Constituem corpo físico, ou seja, possuem matéria e podem ser tocados.

  • Bens Intangíveis

São bens que não constituem matéria, ou seja, não podem ser tocados. Mesmo assim, esses bens são passíveis de avaliação econômica e devem ser registrados na contabilidade por seu valor de mercado.

2.1.2 Direitos

Esses são os elementos que representam os ativos que estão na posse de terceiros. Eles geralmente são acompanhados pela expressão "contas a receber", "compensar", "recuperar", "a crédito" ou similar, o que indica a promessa de recebimento ou permite recuperar parte do ativo transferido.

2.1.3 Obrigações

É de responsabilidade do pagamento dos bens adquiridos ou das despesas incorridas. Eles pertencem a terceiros que estão na posse da empresa ou que são devedores de despesas. Quando você compra um bem ou contrata um serviço, ambos devem ser pagos; portanto, temos uma obrigação, uma dívida que pode ser paga imediatamente ou em parcelas. As obrigações contábeis recebem o nome técnico do passivo, uma vez que a empresa deve pagar as dívidas. Portanto, quando uma empresa compra mercadorias parceladas, é obrigada a pagar o preço de compra dentro do prazo acordado. Uma despesa sempre gerará um pagamento, portanto uma obrigação. As obrigações representam dívidas com terceiros, ou seja, com pessoas de fora da empresa. Eles geralmente são acompanhados pela expressão: "pagar", "cobrar", "responsabilidade", "liquidar" ou algo semelhante.

  1. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

O gerente de uma empresa precisa constantemente tomar decisões sobre investimentos e outras atividades financeiras. Para que o negócio não mantenha um ritmo negativo e a saúde financeira seja mantida, a melhor alternativa é analisar as demonstrações financeiras para apoiar as deliberações.

Preparar e analisar as demonstrações financeiras são a melhor maneira de fazer uma visão prévia real da situação econômica e financeira da organização.

Demonstrações financeiras são relatórios incumbidos de informar a situação financeira de uma forma geral da empresa. Estes relatórios possuem uma grande utilidade no auxílio de uma empresa na organização do orçamento e na tomada de decisões de gestão.

Com base nas demonstrações financeiras, é possível calcular impostos, controlar o fluxo de caixa, realizar investimentos mais rentáveis e gerenciar melhor os negócios como um todo.

As empresas devem se reportar anualmente através de demonstrações financeiras. Além disso, são utilizados por diversos stakeholders interessados na empresa: investidores, credores, clientes, entre outros.

Através das demonstrações financeiras de uma organização que a assistência financeira, um potencial investidor e parceiros podem tomar decisões mais certas. Por meio da análise das informações contidas nas demonstrações financeiras que as organizações podem aprovar financiamento, uma vez que os recursos disponíveis em caixa e sua capacidade de pagamento estão listados.

Existem seis tipos de demonstrações financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado e o complemento de Notas Explicativas.

  1. ESCRITURAÇÃO, RAZONETE E BALANCETE

  • Escrituração

A escrituração é o início da contabilidade de uma empresa, onde são registrados todos os eventos administrativos e econômicos que ocorreram desde o início do negócio. Isso pode ser feito manualmente, mecanicamente ou digitalmente, mas o importante é que forneça verdadeira e especificamente todas as informações necessárias para controlar os ativos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (127 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com