TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONVERSA COM FILÓSOFOS (THOMAS HOBBES)

Por:   •  24/6/2019  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

DOCENTE: ALINE GUERRA

JOANA CRISTINA LIMA DE MORAES

CONVERSA COM FILÓSOFOS (THOMAS HOBBES)

O Filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679) faz parte de uma tradição que reúne tanto o humanismo renascentista passando pelo realismo político de Maquiavel quanto dos teóricos da lei natural que procuram justificar a origem das leis civis e do poder político (STRAUSS, 1963; SKINNER, 1996).  

Filósofo político de grande influência , Hobbes defendia a natureza humana com  3 grandes características imutáveis as quais estão altamente relacionadas com o estilo de comportamento do indivíduo nos dos dias atuais , sendo “ todos homens maus “ ( homens movidos pelo lucro ) , “ todos homens iguais “ ( iguais o bastante no qual nenhum triunfa sobre o outro) , “ todos os homens possuem medo “  (por possuírem a mesma natureza , um não sabem o que realmente pretendem em relação ao outro gerando incerteza) . O filósofo também ressalta o “Estado da Natureza” ,  situação onde as regras são inexistentes , os indivíduos vivem livremente , e por viverem assim resultaria em violência , guerra e desordem .

A partir destes fatores citados, de acordo com Hobbes, a sociedade necessita de uma autoridade que resulta na criação de um “contrato social “ , originando-se assim o Estado , neste contrato , os homens abrem mão de suas liberdades e estabelecem regras de convívio social e político .

REFERÊNCIAS:

MEDEIROS, Alexsandro. Thomas Hobbes , 2014 .Disponível em: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/filosofia-politica/filosofia-moderna/os-contratualistas/hobbes/ . Acesso em : 28 de março de 2017.

VASCONCELOS, Charlyto. A influência dos filósofos na administração, 2008 . Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-influencia-dos-filosofos-na-administracao/25128/ . Acesso em: 28 de Março de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com