TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS PLANALTO- RS/SC

Por:   •  26/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1JUSTIFICATIVA..................................................................................................... 4

1.2 OBJETIVO GERAL............................................................................................... 4

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................................. 4

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................... 5-9

3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 10

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 11



  1. INTRODUÇÃO

A história do cooperativismo de crédito no Brasil iniciou-se em 1902, no estado do Rio Grande do Sul, através do Padre Jesuíta Theodor Amstard.  Foi baseado no modelo alemão de Friedrich Wilhelm Raiffeisen que o Jesuíta transplantou para cá, este modelo de cooperativa, a qual foi muito bem sucedida em nosso país. De lá para cá, as cooperativas de crédito ganharam espaço no cenário financeiro brasileiro, iniciando-se nos estados do Sul e se expandido por diversas outras regiões.

No presente trabalho abordaremos a história da Cooperativa de Crédito “Sicredi Planalto”, bem como sua estrutura corporativa, estabelecendo comparações com os conteúdos abordados no decorrer do semestre. Através do presente estudo poderemos conhecer melhor como as teorias da administração atuam de forma direta no mercado de trabalho, e mais especificadamente no âmbito das cooperativas de crédito, assim como, abordaremos também aspectos concernentes à estrutura organizacional da mesma, as relações que se dão na mesma, os processos de comunicação estabelecidos no âmbito da empresa, não deixando também de ressaltar a relação da empresa no meio social em que se insere.

1.1 JUSTIFICATIVA

 Sabemos que é de extrema importância um estudo voltado para as teorias da administração e suas aplicabilidades no cotidiano de todos. Além disso, faz-se necessário compreender o funcionamento das empresas, assim como a maneira como os processos interpessoais se dão no ambiente da mesma, mais especificadamente, um estudo voltado para a história da Cooperativa de Crédito Sicredi Planalto, sua contribuição ao meio social em que se insere, assim como suas crenças e valores.

1.2 OBJETIVO GERAL

Conhecer afundo o funcionamento da estrutura, a história constituinte da Cooperativa de Credito “Sicredi Planalto”, assim como as relações interiores e exteriores que se dão na mesma, relacionando-as com os conceitos da Administração.  

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• conhecer a história da Cooperativa em estudo;

• estabelecer uma comparação das teorias abordadas em sala de aula, com o dia a dia da empresa;

• atentar para as relações entre os diversos setores da Cooperativa de crédito, no que se refere às relações entre os gestores e os colaboradores;

• verificar a interação da mesma com o meio social em que se insere;

• identificar os conceitos, valores e crenças que a Cooperativa adota como base entre as relações que se estabelecem.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Planalto, Sicredi Planalto, tem como data de inauguração de sua primeira cooperativa de credito o ano de 1902, cuja agência, ficava na localidade de Linha Imperial, Município de Nova Petrópolis, no Estado do Rio Grande do Sul, cede ainda da atual Sicredi Pioneira RS. No ano de 1925 se deu a criação da primeira Central de Caixas Rurais, intitulada União Popular do Rio Grande do Sul. A união reunia 66 cooperativas até o ano de 1964. Três anos após, essa Central foi transformada em Cooperativa de Crédito Sul Rio-Grandense, atual Sicredi Metrópolis RS.

Nos anos de 1981 até 1989 as cooperativas de Crédito da Sicredi “espalharam-se” entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.  Em 1996, no dia 03 de junho iniciam-se as operações do Banco Cooperativo Sicredi. Para o fortalecimento desta Cooperativa, as agências dos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, iniciaram-se, formando assim, um banco interestadual.  As operações de credito rural com encargos equalizados pelo Tesouro Nacional foram autorizadas no ano de 1999, sendo que, no ano seguinte o Conselho Monetário Nacional aprova a Resolução n° 2788/00, facultando aos bancos cooperativos a caracterizarem-se como banco de Carteira Múltipla. O CMN, através da Resolução 3.106/03, permitiu a livre admissão de associados às cooperativas de crédito, isto no ano de 2003.

A partir daí, iniciam-se as atividades do Sicredi em Goiás, Tocantins, Pará, Rondônia (2005) e em Santa Catarina (2003).

 Em 1997 as cooperativas de Crédito Rural de Santa Bárbara do Sul, Cruz Alta, Julio de Castilhos e Tupanciretã, fundiram-se a fim de melhor atender a demanda de captação de volumes, sendo a Cooperativa de Crédito de Santa Bárbara do Sul, a incorporadora. O número de colaboradores, hoje é de 196, distribuídos em 18 unidades em 15 municípios.

Dentro da classificação dos setores econômicos da sociedade, abordados no livro “Administração e teoria das organizações” de Samara Silva Bradley e Ivan Ferreira de Campos (2014), a presente cooperativa de crédito inclui-se no terciário, já que atua na prestação de serviços:

“Esta associado à prestação de serviços. Os serviços são produtos intangíveis ofertados para satisfazer determinadas necessidades. Como serviços de alimentação, comercio varejista, atacadista, escolas, universidades, saúde, telefonia, serviços de informática, seguros, transportes, serviços de limpeza, serviços de turismo, serviços bancários, administrativos etc.” (HEADLEY, CAMPOS, FERREIRA, 2014 p. 14).

Já, dentro da classificação, segundo a Receita Federal, a cooperativa de crédito, inclui-se no Segundo Setor, por atuar com a finalidade da obtenção de lucros e na prestação de serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com