TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES

Por:   •  27/9/2018  •  Monografia  •  8.676 Palavras (35 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 35

Universidade Positivo

Sescoop / PR

MBA em Marketing para Cooperativas do Agronegócio

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP

Elaborado por:

ELAINE BRIZOLA

FRANCELISE DEGRANDIS

HELEN MORAES PAULINO

Castro, 26 de outubro de 2018.

Elaborado por:

ELAINE BRIZOLA

FRANCELISE DEGRANDIS

HELEN MORAES PAULINO

ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP

Trabalho apresentado ao curso MBA em Marketing para Cooperativas do Agronegócio, Pós-Graduação lato sensu, nível de Especialização, como pré-requisito para obtenção do título de Especialista.

Orientado por: Profª MSc. Anelise Machado de Araujo

Coordenador Acadêmico Executivo: Profª MSc. Anelise Machado de Araujo

Castro, 26 de outubro de 2018.

UNIVERSIDADE POSITIVO

SESCCOP PR

MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO

O trabalho de conclusão de ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA INOVAÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP, elaborado por Elaine Brizola, Francelise Degrandis e Helen Moraes Paulino foi aceito como pré-requisito para a obtenção do certificado do Curso de Pós-Graduação latu sensu MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO.

Data da aprovação: Local, Data

____________________________________

Profª MSc. Anelise Machado de Araujo

Coordenador Acadêmico Executivo

____________________________________

Profª MSc. Anelise Machado de Araujo

Orientador

TERMO DE COMPROMISSO

Os alunos Elaine Brizola, Francelise Degrandis e Helen Moraes Paulino, abaixo assinados, do curso de MBA EM MARKETING PARA COOPERATIVAS DO AGRONEGÓCIO, turma XXX, realizado em CASTRO – PR, no período de 02/06/2017 à 27/10/2018, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE CONQUISTA E RETENÇÃO NA COOPERATIVA SICREDI NOVOS HORIZONTES PR/SP, é autêntico e original.

Castro, 26 de outubro de 2018.

_____________________

Elaine Brizola

_____________________

Francelise Degrandis

______________________

Helen Moraes Paulino

RESUMO

ABSTRACT

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO ESTUDO

1.1. Problema

        Com o passar dos tempos o ramo das cooperativas veem crescendo em extensão territorial de maneira bem considerável. Porém, para administrar esse crescimento surge a necessidade da interação, afinamento e alinhamentos entre a instituição e o colaborador. Com isso o modelo de endomarketing também conhecido como marketing interno vislumbra a satisfação do colaborador estendendo-se ao cliente externo.  

        Baseado no conceito acima a área de gestão de pessoas vem se preocupando cada vez mais com a formação, a produtividade e principalmente como influenciar as pessoas para motivá-los para um bom trabalho.

        O sistema Sicredi, com seu crescimento considerável de 30% no último ano, busca colaboradores que visam crescimento, qualidade de vida e bom relacionamento. Para que a instituição tenha um bom resultado é importante que o colaborador esteja em equilíbrio com sua autoestima e empatia nas relações interpessoais.

        O objetivo básico do processo de integração consiste em buscar a melhor relação entre o colaborador e a instituição, de forma que o novo colaborador saiba os valores, visão, missão da empresa, a forma que eles atuam como realizam o seu trabalho, a qualidade dos seus produtos e serviços, a forma de lidarem com seus clientes e fornecedores, cultura da empresa, tradições, história de como ela surgiu, com o intuito de facilitar a sua adaptação. Nesta apresentação, também são informados as normas e procedimentos das empresas, os benefícios que ela oferece, além de informações sobre políticas da empresa para avaliação do desempenho, remuneração, programa de bônus e estrutura organizacional. A sugestão de duração é de aproximadamente 3(três) dias.[1] Para que haja continuidade do processo, também contamos com o projeto criação de um comitê de inovação, que será o ponto focal das inovações a serem aplicadas na instituição Sicredi.

O Trabalho será embasado em pesquisa de clima interno que trará informações de como estão sendo visados os colaboradores desde o âmbito inicial até os mais antigos de casa e ações táticas que norteará o modo de implantação do projeto na cooperativa Novos Horizontes.

        A metodologia aplicada será dirigida em pesquisas internas que possam trazer informações reais e claras para que o desenvolvimento desse projeto.

        1.2. Objetivo Geral

Estruturar a implantação de processos de endomarketing buscando engajamento, envolvimento e fomento de processos inovadores.

1.3 Objetivos Específicos:

  1. Conhecer as principais práticas de endomarketing e inovação;
  2. Identificar quais são os processos necessário para a implantação do endomarketing para toda a cooperativa;
  3. Sugerir processo de Integração para os novos colaboradores.
  4. Sugerir um comitê de inovações que proporcione novas ideias que auxiliem na rentabilidade da cooperativa.

1.4 Resultados Esperados

        Com o desenvolvimento e estruturação do endomarkenting, espera-se que tenhamos um processo de encantamento para o novo colaborador com a renovação da integração que ocorrerá, desde a sua contratação, passando pelo conhecimento interno de cooperativismo e por fim chegando na ponta com o conhecimento básico para apoiar os seus pares e a agência.

        Importante salientar que com a estrutura do Sicredi, atualmente, visa-se a necessidade de trazer novas ideias que desburocratize processo, recompense colaboradores, motive as agências e principalmente se estenda ao sistema de forma exponencial aos colaboradores em prol de um bom resultado. Garantir o quadro de colaboradores integrado e motivado, são de suma importância no resultado do clima organizacional. Isso incentiva a criatividade, melhora o comprometimento dos colaboradores, clareza e transparência na comunicação entre colaboradores e associados. Consequentemente tudo resulta na missão da cooperativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.1 Kb)   pdf (453.3 Kb)   docx (202.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com