TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capital de giro e qual sua importância

Por:   •  1/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

O que é capital de giro e qual sua importância

Hoje é muito comum vermos empresas mal abrindo suas portas e logo fechando não conseguindo ter o sucesso esperado e logo pensamos que o motivo é porque as coisas não andam fáceis para as empresas pela grande concorrência que há no mercado ou pela atual crise econômica, porem esses motivos não são os únicos e muito menos o principal motivo delas acabarem fechando suas portas. No mundo empresarial atual para uma empresa se perpetuar vai muito além de ser esperto, é preciso conhecimento, dedicação, organização, planejamento e ação.

Uma das principais razões que interfere na sobrevivência das organizações está diretamente ligada na falta de um planejamento financeiro, falta de estratégias e organização dos recursos disponíveis da organização. O capital de giro tem grande participação na situação do fluxo de caixa e no funcionamento sustentável empresarial. Se o gestor não souber administrá-lo adequadamente ou não entendê-lo, certamente terá grandes problemas e então sua empresa será afetada fazendo com que sua situação financeira entre em colapso.

O capital de giro é o total de recursos necessários que a organização precisa para “girar”. Ele é a parcela resultante da diferença entre o dinheiro que a empresa tem disponível e o dinheiro que deve ser utilizado para quitas as dívidas contraídas. Se a organização tiver um gestor que saiba controlar as finanças e souber exatamente quanto tem de capital de giro, ela saberá qual é o momento certo para comprar, quais os prazos que pode assumir, conseguirá manter o ponto de equilíbrio adequado, manterá o caixa positivo e ainda irá permitir-se à criação de riquezas em longo prazo.

Em contra partida o mau controle do capital de giro fará com que os riscos operacionais aumentem deixando a empresa suscetível a um caixa negativo o que pode comprometer suas atividades fazendo com que os gestores acabem recorrendo aos bancos contraindo empréstimos e financiamentos para cobrir as dívidas, e ao fazer isso nos momentos difíceis acabam concordando com contratos ruins a longo tempo para a empresa, o que a coloca muitas vezes em situações ainda mais complicadas e negativas e como consequência a sua falência.

Diante disso tudo podemos concluir que o capital de giro é um ponto muito importante para a sobrevivência da empresa. O valor do capital de giro, bem como sua administração é um quesito de suma importância para os gestores controlarem, pois se o capital de giro for ou ficar muito baixo certamente não conseguira manter-se no mercado por muito tempo uma vez que não conseguirá honrar com suas obrigações com fornecedores, recorrera à bancos, os quais num primeiro momento pode parecer a solução, a longo tempo pode ruir a saúde da organização.

Cabe ao administrador financeiro manter um bom planejamento financeiro, ter estratégicas e saber utilizar o capital de giro com sabedoria, organizando suas finanças, obtendo informações precisas e aplica-las no momento adequado visando sempre o sucesso da organização, maximizando o lucro, mantendo o ponto de equilíbrio e garantindo a sobrevivência e a lucratividade da empresa. O coração da empresa é sem dúvida o financeiro e ter alguém capaz de controla-lo com eficiência e eficaz é muito importante para a empresa, pois se for ao contrario a empresa irá à falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com