TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Captação de Recursos Financeiros

Por:   •  21/1/2020  •  Artigo  •  4.881 Palavras (20 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 20

Administração                                                                  Relatório Final: Relato de Caso

CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA A GESTÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS: um estudo de caso na Associação Protetora dos Animais de Paracatu (APAP)

CAPTAIN OF FINANCIAL RESOURCES FOR THE MANAGEMENT OF AN ORGANIZATION WITHOUT PROFIT: A case study at the Paracatu Protective Association (APAP)

Aline Alves Moreira1, Aniella Siqueira Araújo2

1 Aluna de Iniciação Científica e do Curso de Administração do Instituto Tecsoma Ltda – Paracatu – MG.

2 Professora do Curso de Administração e Orientadora de Iniciação Científica do Instituto Tecsoma Ltda – Paracatu –MG.

Resumo

Introdução: Este estudo tem por finalidade abordar os principais pontos a respeito das OTS, e fazendo parte desta realidade às chamadas ONGs, que de forma delimitada será enfatizado a realidade da Associação Protetora dos Animais de Paracatu (APAP).  Objetivo: através dos objetivos pretende se alcançar os resultados esperados com o desenvolvimento do estudo de caso na APAP, analisando a importância da elaboração de um plano de captação de recursos financeiros utilizando as ferramentas do marketing social. Materiais e Métodos: o estudo foi realizado através de estudo de caso, de campo da observação direta e indireta, pesquisa bibliográfica e exploratória. Resultado: Conforme as informações adquiridas através das bibliografias adquiridas e pesquisadas, assim como entrevistas a diretoria da APAP, observou se a necessidade de direcionar e indicar um plano para a captação de recursos financeiros através de doações tanto de pessoas físicas ou jurídicas. Conclusão: Através do estudo pode se perceber que a ONG esta inicialmente se estabelecendo perante o avanço das tecnologias e as formas como podem estar utilizando as ferramentas do marketing social para obter retornos positivos e possíveis formas de alavancar os seus resultados financeiros.

Palavras-chave: Terceiro Setor; APAP; Marketing Social; Plano de Marketing; Captação.  

Abstract


Introduction: The purpose of this study is to address the main points regarding OTS, and making part of this reality to the so-called NGOs, which in a defined way will emphasize the reality of the Paracatu Protective Association (APAP). Objective: Through the objectives it aims to achieve the expected results with the development of the APAP case study, analyzing the importance of drawing up a fundraising plan using social marketing tools. Materials and Methods: the study was carried out through a case study, field of direct and indirect observation, bibliographic and exploratory research. Result: Based on the information acquired through the bibliographies acquired and researched, as well as interviews with the APAP board of directors, it was observed the need to direct and indicate a plan for raising funds through donations from both individuals and companies. Conclusion: Through the study it can be seen that the NGO is initially establishing itself in the face of the advancement of technologies and the ways in which they may be using social marketing tools to obtain positive returns and possible ways to leverage their financial results.

Keywords: Third Sector; APAP; Social Marketing; Marketing plan; Captation.

Contato: nip@finom.edu.br

Introdução

O autor Prata (2003) descreve que o surgimento das Organizações do Terceiro Setor (OTS) ocorreu devido às crises que atingiam a sociedade. Assim socialmente e economicamente, desde a terceira revolução industrial, passando pelos colapsos do socialismo da comunicação ao crescimento econômico.

Enfatizando que o Terceiro Setor se define como sendo:

É o setor público, que se refere a todas as atividades reguladas e executadas pelo Estado. Já o segundo setor é o setor privado, ou seja, as empresas. Por eliminação, o terceiro setor abarca todas as atividades que não são nem do Estado nem do Mercado, vale dizer, não são governamentais nem visam os lucros. (PAES, 2016, p.62).

As Organizações Não Governamentais conhecidas pela sigla ONG surgiram no Brasil na década de 80 onde se caracterizam por serem entidades que prestam serviços de assessoria e apoio. Sendo esses mesmos promovidos em grupo e movimentos populares, atuando de forma contrária ao estado, ou seja, as ONGs lutam pelo restabelecimento do Estado de Direito do cidadão, e buscam por aquilo que o Estado não oferece a população. (OLIVEIRA, 1999).

Os autores Viola et al., (2002) ainda citam que:

Pode se definir as ONGs como organizações formais, privadas, porém com fins públicos, sem fins lucrativos, autogovernadas e com participação de parte de seus membros como voluntários, objetivando realizar mediações de caráter educacional, político, assessoria técnica, prestação de serviços e apoio material e logístico para populações – alvo específicas ou para segmentos da sociedade civil, tendo em vista expandir o poder de participação destas com o objetivo ultimo de desencadear transformações sociais ao nível micro (do cotidiano e/ou local) ou a nível macro (sistêmico e/ou global). (VIOLA et al., 2002, p.165).

O autor Oliveira (1999) enfatiza que este pensamento do citado autor acima define a importância da sigla ONG e sua representatividade na esfera pública e estatal e como ao criar força conquista e mantêm sua própria identidade.  

Significativamente, é no bojo deste processo de afirmação de uma identidade coletiva que a sigla ONG começa a ser utilizada como nomenclatura definidora de um conjunto estruturado e específico de organizações com características próprias comuns. (OLIVEIRA, 1999, p. 58).

Assim, complementando este pensamento o SEBRAE NACIONAL (2018) define a sigla ONG como sendo Organização Não Governamental, que são entidades sem fins lucrativos que atuam na esfera pública e estatal, de direito privado e interesse público e se enquadram denominada como Organização Não Governamental do Terceiro Setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (202.1 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com