TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Liderança

Por:   •  26/1/2023  •  Dissertação  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas?

Assim como visto no conteúdo estudado, é de suma importância destacar que uma boa liderança só é eficiente se vier acompanhada de uma comunicação clara e transparente. Para ser um bom líder, é preciso ter atenção em muito pontos que envolvem sua equipe além dos particulares. É necessário abrir os olhos do “eu” e passar a ver mais adiante. Um bom líder se conhece e está em constante desenvolvimento além de procurar alinhas os fatores motivacionais de sua equipe com a ética da empresa para que todos possam exercer suas funções da maneira mais leve possível, até porque cada um tem uma cultura e tradição divergente, o que influência muito nos fatores que te geram engajamento e comprometimento com a empresa e um papel muito importante do líder é estar constantemente atento as necessidades do time para poder superar os resultados desejados.

2 - Como você vivencia essa experiência integrativa no seu ambiente de trabalho?

Num teste feito sobre meu perfil comportamental, os resultados deram como “analítico” e a descrição de ser uma boa ouvinte, detalhista, procurar superar as expectativas e buscar a perfeição no que eu faço, além de exercer mais do que meu papel e procurar fazer tudo da maneira mais ética possível, resume exatamente o meu dia a dia no meio corporativo. Trabalho diretamente com o público e na comunicação com a minha equipe e por mais que existam muitos cargos acima do meu, é perceptível que minhas ações geram resultados me dando uma liberdade e benefícios que vão além do meu cargo. É preciso ter uma comunicação muito clara e eficiente no meu meio, portanto, procuro desenvolver isso dia após dia por mais que já haja um domínio. Acredito na importância de sempre buscar desenvolvimento no que se pratica no dia a dia.

3 - A comunicação tem sido efetiva - transmissão <-> compreensão?

Por mais que haja uma dedicação muito consistente por minha parte em procurar clareza nas informações junto à uma forma de comunicação sutil e leve para evitar más compreensões, o fato das pessoas em si serem divergentes com culturas, estilos e pensamentos que não se assemelham em muitos pontos, é preciso entender esse ponto e se abrir para poder compreender o outro da melhor maneira e se permitir ter uma troca em prol de um bem maior, até mesmo em situações onde há desentendimentos pessoais, pois reconhecer isso e ainda permitir que haja uma comunicação efetiva em prol da empresa e de cumprir com suas atividades demanda um trabalho interno. Eu reconheço que por ter iniciado esse trabalho em mim, consigo suprir isso na sua maioria, porém, se o outro não se permitir, acontece sim de em muitos momentos a mensagem transmitida não ser compreendida da forma como deveria e por esse ponto, reconheço a importância de manter um trabalho constante nos sete elementos da comunicação junto aos outros pontos estudados na unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com