TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concentração Bancária no Brasil

Por:   •  31/7/2021  •  Dissertação  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

Concentração Bancária

no Brasil


No Brasil, os cinco maiores bancos – Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander e Bradesco – concentram 81,2% de todos os ativos do setor bancário comercial, conforme dados do Relatório de Economia Bancária (REB) relativos a 2018, divulgados em maio de 2019. O índice, apesar de ser inferior ao registrado em 2017 e 2016, 82,6% e 82,7%, respectivamente, ainda coloca o país como um dos que possui maior concentração bancária no mundo.

De acordo com especialistas, a concentração bancária resulta em taxas altas de juros, o que dificulta a tomada de empréstimo pelas famílias brasileiras e pequenas empresas. Ainda, resulta também em uma oferta pequena de opções de investimento. A falta de alternativas, portanto, faz com que o consumidor seja “obrigado” a optar por um dos grandes bancos, mantendo o panorama existente no mercado. Apesar dos altos níveis de concentração, a entrada de tecnologias e inovação no setor começa a movimentar as bases do segmento e proporcionar mais possibilidades ao mercado e ao público. Novos bancos digitais nascem a todo momento e outros já bem estabelecidos, como Nubank, Banco Inter e Original, aumentam seus números e passam ser conhecidos pelos consumidores. Isso porque oferecem, em teoria, aquilo que as novas gerações desejam: conveniência e facilidade, somadas a um menor número de taxas e menos custo para o cliente.

Segundo um levantamento publicado no Estadão, realizado pelo professor Joelson Sampaio, que coordena o curso de Economia da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas), contas digitais podem ser 50% mais baratas do que as tradicionais para quem realiza poucas transações.

Em junho de 2019, conforme o portal EXAME, o Nubank se tornou a 6ª maior instituição financeira do país, com mais de nove milhões de clientes, totalizando 5,5 milhões de contas digitais. A expectativa é que com a adoção do Open Banking, novas fintechs e instituições financeiras baseadas em tecnologia surjam para otimizar processos e serviços inerentes ao segmento.

Um exemplo dessa abertura que já é realidade no país é a entrada do banco digital alemão N26 no Brasil, maior fintech da Europa com valor de mercado avaliado em US$ 2,7 bilhões, segundo publicação do InfoMoney. Em um projeto de expansão, deve desembarcar na América primeiramente nos Estados Unidos e depois em terras brasileiras.

De acordo com Eduardo Prota, General Manager Brasil do N26, as características do mercado brasileiro e a movimentação promovida pelo Banco Central, que objetiva maiores concorrência e competição, como é o Open Banking, surgem como boas oportunidades para novos entrantes no mercado e no país.

Existem, no Brasil, mais de 60 milhões de pessoas que não possuem vínculo com nenhum banco, conforme dados do IBGE publicados no portal Link. Esse número representa quase 30% de toda a população e mais da metade da população economicamente ativa, com número estimado de 110 milhões de pessoas.

Esse segmento movimenta R$ 665 bilhões anuais e, segundo informações do portal ASERC, foge das tarifas bancárias e atendimento ruim dos bancos tradicionais, além de não possuir interesse em estabelecer relacionamento com instituições financeiras.Dado o tamanho desse mercado, existe um grande espaço de atuação para fintechs, especialmente quando se fala do movimento de Open Banking. Com a ascensão de novos negócios e fintechs no setor bancário e financeiro, o Banco Mundial calcula que o número de desbancarizados ao redor do mundo caiu de 2,5 bilhões, em 2011, para 1,7 bilhão em 2018.

Na América Latina e Caribe, por exemplo, o uso de tecnologia no contexto digital pode permitir um maior acesso a serviços financeiros: 55% dos adultos possuem celular e acesso à internet. De acordo com a pesquisa, a quantidade de pessoas que emitem ou recebem pagamentos em países como Bolívia, Brasil e Colômbia aumentou aproximadamente 8% desde 2014.

A partir da digitalização de pagamentos de salários, o Banco Mundial estima que a propriedade de conta bancária possa atingir cerca de 30 milhões de pessoas até então desbancarizadas, processo facilitado pela crescente utilização do mobile em operações desse tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com