TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

JACIARA DE CASTRO MONTEZANO

RESUMO DAS UNIDADES 1 à 4

DUQUE DE CAXIAS – RJ

2016


JACIARA DE CASTRO MONTEZANO

RESUMO DAS UNIDADES 1 à 4

Trabalho apresentado ao Professor (a) Vanessa Martins de Almeida Jesus, da Disciplina Contabilidade da turma de EAD do curso de Administração.

Duque de Caxias

2016

As sociedades brasileiras, contrato firmado entre duas ou mais pessoas com a finalidade de exercer alguma atividade econômica, classificam-se quanto ao objeto social [atividade que a empresa exercerá] e o objetivo social [formalidade jurídica de constituição da sociedade com ou sem fins lucrativos]. A partir desses dois conceitos temos empresas distintas quanto ao objeto de gestão, tais como: comerciais, prestadoras de serviços e industriais.

A formalização dessas sociedades [existência jurídica] se dá a partir dos documentos de Contrato Social – sócios cuja responsabilidade é limitada (LTDA), o capital é dividido em quotas na qual a responsabilidade do sócio é limitada a quantidade de cotas que ele possui ( Exemplos: Empresário Individual; Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)  - e Estatuto Social – para as entidades Anônimas em que o capital é dividido em ações que são regidas pela Lei 6.404/76 – Leis das Sociedades Anônimas A contabilidade, dentre os artigos dessa lei podemos citas os 131e 132; 140 à 142; 143 e 144; 161 à 165. Além disso, as S/A podem ser de Capital Fechado – totalidade das ações em apenas um acionista – ou de Capital aberto no qual as ações são negociadas em pregões com o fim de arrecadar capital junto a novos investidores.

. Após a formalização das sociedades jurídicas, caracterizadas acima, entra em cena a Contabilidade, que serve para fazer a mensuração, o registro e o controle das variações de patrimônio dessas organizações. A Legislação Brasileira exige de todas as organizações  relatórios contábeis objetivando a representação formal da aplicação de recursos captados pela empresa, mas também a origem desses recursos. Sendo assim, é obrigatória a publicação desses relatórios conta fornecer total transparência dos atos administrativos praticados pelos empresários.

A partir desses relatórios formalizados em informações como Demonstração do Resultado  do Exercício (DRE); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstrações do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstrações do Valor Adicionado (DVA)  tem-se um representativo do desempenho das atividades empresariais, no qual a contabilidade controla e registra os fatos de natureza econômica –financeira  que provocam variações no patrimônio da empresa. E a partir da “reunião” dessas informações  a contabilidade ajuda na tomada de decisão  a fim de dar continuidade à vida socioeconômica da entidade em questão.

Outro relatório muito importante para o estudo da atividade da organização é o Balanço Patrimonial  exigido pela Lei das S/A. Este, é um demonstrativo destinado a evidenciar qualitativamente  e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira de uma entidade. Nele temos como estrutura contábil a demonstração dos Ativos da empresa [aplicação dos recursos que são provenientes das fontes evidenciadas no passivo], dos Passivos [origem dos recursos ou as fontes de financiamento da atividade] e também o Patrimônio Líquido  que evidencia os Recursos Próprios , ou seja, dos donos ou sócios da empresa. Em outras palavras, o Balanço Patrimonial funciona como uma balança na qual as contas devem representar um equilíbrio nos patrimônios.

O patrimônio das entidades é formado pelos Bens adicionados aos seus direitos [ a receber]  além disso tem-se o acréscimo das obrigações. Sendo assim, forma-se uma equação patrimonial: PATRIMÔNIO= Bens + Direitos – Obrigações. Dessa equação, temos como resultado o Patrimônio Líquido, ou seja, o que realmente a empresa  possui.

As contas dos Ativo (bens e Direitos) – que fazem parte do Patrimônio  da organização–  podem ser classificadas como Ativo circulante (AC) -  Exemplos: caixa, Aplicação de recursos de curto prazo, banco, duplicatas a receber, estoque de mercadorias, etc.] que são recebíveis até o final do exercício, ou seja, menos de 1 ano; Ativo Não circulante (ANC) – realizados a longo prazo (RLP), ou seja, superior a um ano ou mais, dentre os quais podemos citar: Investimentos, Imobilizados (Móveis, imóveis, utensílios, etc.), Intangíveis (marcas e /ou patentes).

Já as contas do passivo, que são as obrigações da empresa, classificam-se como Passivo Circulante (PC) que são obrigações com prazo inferior a um ano. Exemplos: Fornecedores, duplicatas a pagar, notas promissórias a pagar, empréstimos e financiamentos a pagar, salários a pagar, impostos a recolher (PIS, IR, ICMS, COFINS, INSS e IPI); Passivo Não Circulante (PNC)  que são obrigações com prazo maior a um ano, como exemplos temos Financiamentos, obrigações tributárias de longo prazo. Também fazendo parte do PNC temos o Resultado de Exercício Futuro que representarão resultados do próximo exercício. Como exemplo pode citar um adiantamento recebido por um cliente por conta de um serviço que será executado futuramente.

E por último temos o Patrimônio Líquido (PL) que representa os investimentos realizados pelos sócios. Como exemplos de contas do PL têm: Capital Social, Capital social a Realizar, Prejuízos Acumulados, Reserva e Capital e Reserva de Lucro. Vale ressaltar que o PL é uma Subconta do Passivo Total e ele não é um elemento no Balanço Patrimonial, mas sim um grupo de contas.

Através das contas do Ativo, Passivo e do Patrimônio Líquido podemos realizar uma representação formal através do Plano de Contas Patrimoniais. O principal objetivo dele é possibilitar o registro ordenado e consistente das transações de determinada organização. Além do Plano de Contas temos também a representação das Contas de Resultado que são as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com