TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.504 Palavras (19 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Curso de Administração

ANDREA MOREIRA DE SOUZA – RA 3711624758

DEOCLEYSON DE ALMEIDA SILVA – RA 4610890060

ERMISON SERAPHIM OLAVO – RA 4736868344

RENATA FERREIRA DE SOUZA – RA  4256812272

ATPS de Matemática

Campo Grande - MS

2013


[pic 2]

Curso de Administração

ATPS de Matemática

Este trabalho tem por finalidade obter nota parcial na disciplina de Matemática, ministrada pelo professor Ademar Finger no curso de Administração, 4º semestre. Da instituição Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande - Campus I.

Campo Grande - MS

2013


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        ETAPA 02        

2.1        PASSO 01        

2.2        PASSO 02        

2.3        PASSO 03        

3.        ETAPA 04        

3.1        Passo 01        

3.2        Passo 02        

3.3        Passo 03        

3.4        Passo 04        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        


  1. INTRODUÇÃO

Fazendo uso das necessidades de do mercado atual, onde faz-se indispensável  o controle das informações sobre as finanças, o estudo da Matemática Financeira torna-se ponto principal para que possamos entender e dominar os assuntos sobre a matemática do dinheiro.

Para compreendermos este conceito vamos realizar esta ATPS com casos reais das teorias e conceitos que foram apresentados nessas aulas, através de pesquisa onde serão importantes para o aperfeiçoando do estudo e do uso da matemática que será muito útil em nossos estudos.

Na primeira parte do estudo, a etapa 02, será realizada pesquisa sobre os conceitos de série de pagamentos uniformes para aperfeiçoarmos e suas formas de utilização no cotidiano. De forma a colocar este conteúdo em prática, realizando exercícios de estudo de caso que são usuais na atualidade, sobre os custos do casamento de Marcelo e Ana. Demonstrando na prática suas aplicações e importância do conhecimento.

Na segunda parte a etapa 04, será realizado pesquisa sobre amortização de empréstimos aperfeiçoando com outras fontes de pesquisa que são importantes em nosso dia a dia como no uso e pagamento de pagamentos de parcelas e as opções de fazer a quitação a partir da amortização. Para isso serão levantados conceitos sobre amortização. Este conteúdo também será exemplificado com o estudo de caso do casal Marcelo e Ana.  


  1. ETAPA 02

Aulas-Temas: Sequência de Pagamento

  1. PASSO 01

Elaborar um texto dissertativo contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Essa pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.

Sobre a Série de Pagamentos eles podem ser Constantes ou Uniformes, ainda quanto a forma pode ser imediato ou diferido. Em nosso caso, vamos aprofundar o estudo na Série de Pagamentos Uniformes nas formas Postecipados e Antecipados.

Entende-se seqüência uniforme de capitais como sendo o conjunto de pagamentos (ou recebimentos) de valor nominal igual, que se encontram dispostos em períodos de tempo constantes, ao longo de um fluxo de caixa. Se a série tiver como objetivo a constituição do capital, este será o montante da série; ao contrário, ou seja, se o objetivo for a amortização de um capital, este será o valor atual da série. (TEIXEIRA, 1998).

 

A Sequência de pagamentos uniformes postecipados, é quando o primeiro pagamento ocorre somente ao final do primeiro período. O valor de parcelas em uma sequência de pagamentos PMT uniformes postecipados em função da quantidade de parcelas n, do valor Presente P e da taxa de juros i. 

As séries uniformes de pagamento postecipados são aqueles em que o primeiro pagamento ocorre no momento 1; este sistema é também chamado de sistema de pagamento ou recebimento sem entrada. Pagamentos ou recebimentos podem ser chamados de prestação, representada pela sigla “PMT” que vem do Inglês “Payment” e significa pagamento ou recebimento. (BRANCO, 2002).

No pagamento postecipados, são utilizados nos Pagamentos no final dos períodos: Fluxo POSTECIPADO (END).

[pic 3]

Então utilizamos na calculadora HP12C, o modo normal de operação é na posição g END, que significa fluxo postecipado. Para as sequências que são antecipadas, precisamos teclar g BEG (BEG de begin = início). Quando não tiver nenhuma referencia, consideramos sempre que o fluxo é postecipado.

Por exemplo: 

Uma colega te pede R$ 1.000,00 emprestado. Então para que possa correr o risco, é cobrado dela uma taxa de juros de 10% ao mês. Onde serão pagas em 5 parcelas iguais (0+5). Vamos determinar o valor de cada uma dessas parcelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (270.6 Kb)   docx (464.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com