TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.059 Palavras (37 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 37

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Gestão de Recursos Humanos

Andreia aparecida dos santos

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Diamantina

2015

Andreia aparecida dos santos

O cenário de atuação das organizações e o planejamento dos processos de RH

Trabalho de produção textual interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas, Recrutamento e Seleção, Seminário III .

Orientadores: Prof.   Rinaldo Lima

Prof. Jossan Batistute

Prof. Alcides Jose da Costa Filho

Prof.ª Cláudia Cardoso M. Napoli

Prof.ª Fernanda M. Caleiro

Diamantina

2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

3 CONCLUSÃO        13

 REFERÊNCIAS        14

 APÊNDICES        15

 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        16

 ANEXOS        17

 ANEXO A – Título do anexo        18



INTRODUÇÃO

Com caráter exploratório, o estudo partiu da análise de obras de autores relevantes à temática proposta e sintetizou o papel das instituições formadoras de profissionais sob a ótica do SENAC1 MG – CFP2 Pouso Alegre, através de uma entrevista com a diretora escolar, especialista em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas, Édna Regina de Sales Sassaki.

Com esta metodologia, apresentada por Cervo et al. (2007), a pesquisa apresentou descrições precisas sobre o tema proposto e buscou relações entre seus elementos componentes. Com planejamento flexível, possibilitou a consideração de diversos aspectos, desde a formação da sociedade até a aplicação do homem ao trabalho.

O próximo capítulo apresenta o estabelecimento de uma nova era em nossa sociedade, promovendo mudanças sociais, no mercado de trabalho e no perfil profissional. O capítulo 3 sintetiza os trabalhadores deste novo período, as características assumidas, seu desenvolvimento e a necessidade da formação e do aprendizado continuado. O capítulo 4 conceitua a metodologia empregada no desenvolvimento da pesquisa. Por fim, o capítulo 5 apresenta as considerações finais desta obra.

sta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.


DESENVOLVIMENTO

As organizações, como sistemas sociais abertos, estão em permanente interação com o meio ambiente, influenciando-o e sendo por ele influenciadas. Assim, as forças ambientais, sejam elas políticas, econômicas, sociais ou culturais, afetam o processo de formulação de objetivos organizacionais, condicionam as estratégias de atuação e influenciam os valores e o comportamento dos atores organizacionais.

Num contexto de complexidade e incerteza, as organizações, para alcançarem os resultados que almejam, terão que atuar de forma estratégica, direcionando todas as energias e recursos para a realização de seus objetivos e de sua missão. Em relação aos recursos humanos, o desafio é mais crítico, pois as pessoas só empregarão suas energias em favor da organização se estiverem profissionalmente motivadas.

A era do conhecimento, vivenciada hoje, provocou mudanças intensas e volumosas na organização das empresas. Os valores, anteriormente atribuídos aos bens materiais, ao patrimônio, passaram a ser conferidos aos recursos intangíveis, como a informação, o conhecimento e, principalmente, o intelectual dos recursos humanos.

As novas variáveis, presentes no mercado deste novo tempo, exigem uma mudança nos paradigmas organizacionais, conforme apresenta Chiavenato (2000). Neste novo cenário, novas áreas de atuação surgem e despontam como fatores imprescindíveis na busca pelo diferencial competitivo, lideradas pela dependência cada vez maior da tecnologia da informação, com a utilização de sistemas de informação para gerir o negócio. Isso porque a solidificação da sociedade do conhecimento no mundo globalizado passou a exigir que as informações fossem criadas, processadas e disseminadas mais rapidamente.

Desta forma, a necessidade de profissionais cada vez mais especialistas se faz presente, conforme apresenta O’Brien (2002), que aponta que os trabalhadores do conhecimento são capazes de absorver as informações que lhes são atribuídas e aplicá-las da melhor forma no ambiente corporativo em que estão inseridos, assumindo o papel de principal ativo dentro de uma organização.

Aliados à transformação da sociedade, a globalização e o desenvolvimento tecnológico fazem com que o grande diferencial competitivo das organizações passe pela capacidade intelectual dos recursos humanos, bem como as competências desenvolvidas pelas pessoas que nelas trabalham, podendo assim, atender à demanda pelo imediatismo, pautada pela interconexão dos processos, e também desenvolver a habilidade de adaptar às mutações mercadológicas (CHIAVENATO, 2009).

A busca pelo conhecimento ganha evidência e o profissional polivalente ganha espaço dentro das organizações. Esta consciência dimensiona o grau de responsabilidade de desenvolver este aprendizado que recai sobre o papel do próprio profissional de Administração em abordar meios de reciclagem e sobre os cursos de Administração em formar profissionais preparados para se sobressaírem frente às tendências da empregabilidade.

Segundo Fleury (1995), a adaptação às novas demandas, aos recursos e tecnologias disponíveis, e o aproveitamento das oportunidades, levam o profissional a ter mente aberta para buscar as melhores soluções que facilite o seu desempenho profissional. Aceitar as questões da modernidade e enfrentar desafios, aprendendo a trabalhar em grupo e, possivelmente, liderar grupos. A integração pluridisciplinar, o trabalho em equipe compostas por vários profissionais corresponde às necessidades concretas e específicas do trabalho de informação multifuncional tanto no setor público como no privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62 Kb)   pdf (524.8 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com